Biometria é obrigatória em 3 cidades do ABCD e Sto.André estimula cadastro

Mais visitadas

Em São Caetano, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra, o cadastro biométrico tem de ser feita até 19 de dezembro deste ano

 

biometria
Cartório Eleitoral da Zona 306ª tem estimulado a realização da biometria neste ano. Foto: Divulgação-Kelly Basseto

A Justiça Eleitoral começou no último mês o prazo para cadastramento biométrico obrigatório em três municípios do ABCD (São Caetano, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra), mas outras cidades da Região, como é o caso de Santo André, também têm estimulado os eleitores a realizar a biometria.

O cadastro será obrigatório em Santo André em 2020, mas temos nos esforçado ao máximo para que o eleitor fique informado da importância de realizá-lo quanto antes, evitando filas e transtornos quando da obrigatoriedade no ano que vem. A nossa jurisdição conta atualmente com aproximadamente 44% de eleitores que fizeram a biometria, que já é realizada desde 2015, em nosso município. O grande número daqueles que ainda não realizaram têm nos deixado em alerta, porque o tempo é curto”, disse o juiz da 306 zona eleitoral de Santo André , José Francisco Matos. O município conta com conta com 573.833.

No caso de de São Caetano, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra, há 261,9 mil eleitores. Desse total, 108,2 mil fizeram cadastro até fevereiro. Para os 153,7 mil restantes, o prazo para realizar o procedimento acaba em 19 de dezembro deste ano.

Os eleitores que não regularizarem a biometria até esta data terão o título de eleitor cancelado. Além de não conseguir votar nas eleições municipais de 2020, existirão outras restrições, entre elas a emissão de passaporte e empréstimos em instituições financeiras mantidas por governos.

A biometria pode ser realizada em cartórios eleitorais e nos postos do Poupatempo com serviços eleitorais. É necessário efetuar o agendamento prévio. No caso dos cartórios, o eleitor deve agendar o atendimento pelo site do TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral). Se o eleitor optar pelo Poupatempo, tem de acessar o site www.poupatempo.sp.gov.br para realizar o agendamento. É preciso número do título eleitoral.

 

Nas cidades em que a biometria não é obrigatória neste ano também podem se antecipar e realizar o procedimento. Dos 2 milhões de eleitores do ABCD, 934 mil já realizaram a biometria até fevereiro. O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) vai concluir a biometria em todo o País até 2022.

Mais publicações

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Últimas publicações