É de uma professora são-bernardense o título de biomédica do ano concedido pelo Conselho Federal de Biomedicina aos que se destacam no exercício da profissão e são inspiração para os colegas e futuros agentes de saúde.
Ivani José da Silva só tem 40 anos, mas está fazendo história: ela é a primeira mulher em São Bernardo a receber a honraria e a única representante feminina na categoria em que foi indicada.
Apesar da pouca idade, também já traçou uma carreira cheia de grandes ações e conquistas. Em 2006, foi voluntária no Projeto Piauí, na cidade de Santana, onde junto com uma equipe, cuidou da parte laboratorial realizando exames e atingindo a marca de mais de 1,7 mil atendimentos na comunidade. Esse foi o primeiro grande projeto social do qual a biomédica, então estudante, participou.
De lá para cá, foi um sem fim de projetos e trabalhos memoráveis. Ivani foi missionária em Moçambique (África), entre 2018 e 2019, onde realizou exames Papanicolau em mulheres desassistidas, fazendo também o trabalho de conscientização sobre cuidados de saúde, além de distribuir doações arrecadadas no Brasil pelas comunidades por onde passava.
Também participou de projetos sociais e quilombolas em estados do Nordeste. No ABCD, atua em instituições como o Abrigo ABASC (Diadema) e as creches ABAS e ABEFOU, em São Bernardo.
Apesar de afirmar não fazer nenhuma dessas ações visando premiações, ela diz que receber o título só a fez ter a certeza de que segue pelo caminho certo.
“Sempre quis ser reconhecida, mas nunca fiz nada visando o prêmio. Trabalho por meus valores e ética. Mas significa um reconhecimento de anos de trabalho, assim como também gera mais vigor e disposição para que eu seja uma biomédica cada dia melhor.”
Nascida em São Bernardo, no hospital de mesmo nome da cidade e um dia antes do aniversário do município (20/08), ela brinca com as coincidências que a ligam à região e diz que quer sempre servir a população, em especial as pessoas que moram no lugar onde estão suas origens. “Imagine o meu amor por esta cidade!”
Caçula de uma família com sete irmãos, Ivani formou-se pela Universidade Metodista de São Paulo e atualmente é professora do curso de Biomedicina da Faculdade Anhanguera. Ela também é mestre em ciências, em Medicina tropical e saúde internacional e especialista em estética.
A homenagem foi recebida por Ivani durante o XVII Congresso Brasileiro de Biomedicina, o V Congresso Internacional de Medicina e o I Congresso Internacional de Biomedicina Estética, que aconteceram em Goiânia.
Serviços da Ecovias Imigrantes incluem a lavagemde placas e limpeza de canais Acesso às imagens
Violência doméstica em São Bernardo do Campo resulta em prisão em flagrante de homem
Viatura da GCM foi abordada no centro da cidade por dois homens que estavam no…
Motorista foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML), onde a embriaguez foi confirmada por meio…
Sediado no Parque da Juventude, etapa do principal campeonato de skate park do Estado conta…
Em sua 4ª edição na cidade, Taça das Favelas tem partidas que ocorrem na Arena…