VOLTAR
  • Cultura e Lazer

Biblioteca com acervos digitais e 30 mil livros físicos é inaugurada em S.Caetano

Prefeito Auricchio entrega Biblioteca Municipal Paul Harris modernizada e em novo espaço na avenida Goiás

  • Biblioteca com acervos digitais e 30 mil livros físicos é inaugurada em São Caetano.
    Foto: Divulgação/PSCS-Eric Romero
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 12/05/2022
  • Compartilhar:

Prefeito Auricchio entrega Biblioteca Municipal Paul Harris modernizada e em novo espaço na avenida Goiás

biblioteca de São Caetano

Biblioteca com acervos digitais e 30 mil livros físicos é inaugurada em São Caetano. Foto: Divulgação/PSCS-Eric Romero

Nesta quinta-feira (12/5), o prefeito de São Caetano do Sul, José Auricchio Júnior, inaugurou a Biblioteca Municipal Paul Harris em novo espaço localizado na Seeduc (Secretaria Municipal de Educação). “A cidade tem o permanente desafio de adaptar e transformar espaços. É um corpo vivo, que precisa de renovação e mudanças pontuais para a melhoria da qualidade de vida da população”, declarou o prefeito.

Auricchio destacou que a biblioteca estava localizada em um prédio deteriorado, que passará por reformas. Agora, ocupa um espaço novo, integrado à praça e dividido em dois setores: um mais voltado ao lazer, oferecendo livros de ficção, literatura infanto-juvenil e best-sellers, e outro mais direcionado à pesquisa, com diversas áreas do conhecimento, como Filosofia, História, Geografia, Sociologia e Religião.

Modernizada, a Biblioteca conta com notebooks para o acesso de livros digitais e, também, prateleiras de livros físicos, com cerca de 30 mil títulos. A aquisição de equipamentos para a modernização foi feita com recursos federais do Programa Biblioteca Digital (R$ 138 mil). A localização na Avenida Goiás, em local de grande fluxo de pessoas, garante facilidade de acesso e maior visibilidade ao acervo.

“É fundamental resgatar o prazer pela leitura literária. Esperamos que a população utilize não apenas o espaço da Biblioteca, mas, também, da praça. Tragam seus filhos, netos, pais e aproveitem esse espaço”, convidou a secretária de Educação Minéa Fratelli.

“Estamos felizes com a reabertura da Biblioteca Paul Harris, acrescida agora da área digital”, disse a bibliotecária Ana Maria Guimarães Rocha, diretora do sistema de bibliotecas públicas do município, em seu discurso. “É um espaço importante para crianças, jovens, professores, pesquisadores e para todos aqueles que não ficam sem ler. Agradeço, especialmente, à Academia Popular de Letras, que muito nos apoia. Vamos nos reunir para trocar ideias e estamos abertos a sugestões para tornar a biblioteca cada vez melhor.”

prefeito José Auricchio Júnior descerra placa de inauguração

Prefeito Auricchio entrega Biblioteca Municipal Paul Harris modernizada e em novo espaço na avenida Goiás. Foto: Divulgação

ÁRVORE DE LIVROS

Pioneira na inclusão digital gratuita no município, por meio do acesso à internet para pesquisadores e estudantes, desde 2002, a Biblioteca Paul Harris ganhou um significativo acervo digital, por meio da plataforma de leitura Árvore de Livros. É um aplicativo que possibilita leitura digital com cerca de 3 mil títulos de 600 editoras, oferecidos a instituições de ensino e secretarias de Educação.

Para utilizar a plataforma, é preciso ser sócio da Biblioteca (basta levar documento pessoal e comprovante de residência em São Caetano). O usuário cadastrado recebe um login e senha para fazer o acesso e, assim, pode ler os livros diretamente em seu celular ou computador. Além dos livros digitais, a Árvore de Livros também oferece atividades pedagógicas interativas, que podem ser utilizadas por professores das escolas do município.

SERVIÇO
Horário de atendimento:
De segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
Endereço: Avenida Goiás, 950, Bairro Santo Antônio
Telefone: 4224-0674
E-mails: biblioteca.paulharris@saocaetanodosul.sp.gov.br; bibliotecaph@gmail.com