VOLTAR
  • Cidades

Bebê que foi deixado em região de mata de Ribeirão Pires tem alta hospitalar

Conselho Tutelar informa que recém-nascido está em local seguro e sob a tutela do órgão; ação judicial tramita envolvendo caso de abandono de incapaz

  • Bebê recém-nascido foi encontrado abandonado em terreno de Ribeirão Pires.
    Foto: Divulgação/PRP
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 28/04/2023
  • Compartilhar:

Conselho Tutelar informa que recém-nascido está em local seguro e sob a tutela do órgão; ação judicial tramita envolvendo caso de abandono de incapaz

Bebê recém-nascido

Bebê recém-nascido foi encontrado abandonado em terreno de Ribeirão Pires. Foto: Divulgação/PRP

O bebê recém-nascido que foi abandonado nesta terça-feira (25/04) em região de mata de Ribeirão Pires teve alta hospitalar nesta sexta-feira (28/04).

O Conselho Tutelar informou ao ABCD Jornal que a criança está “em local seguro”  está sob a tutela do órgão que faz os trâmites legais. Uma ação judicial também tramita no Poder Judiciário envolvendo o abandono de incapaz.  Além do Conselho Hospitalar, Conselho Tutelar, a criança está sob responsabilidade da Vara da Infância e Juventude e do Ministério Público. está

Na tarde desta quarta-feira (26/04) uma suspeita de abandonar o bebê prestou esclarecimentos sobre o fato. A mulher tem 26 anos e  se apresentou espontaneamente à Delegacia de Polícia para prestar depoimento. Logo em seguida foi liberada. A motivação do abandono não foi divulgada.

O caso é investigado como abandono de incapaz. A Polícia solicitou exames periciais e  a autoridade policial aguarda o resultado dos laudos para análises e segue realizando diligências para o esclarecimento dos fatos.

Entenda o caso

Um  bebê do sexo masculino que ainda estava envolto na bolsa amniótica quando foi localizado por dois trabalhadores que estavam em uma obra próxima e ouviram os choros. Os dois enrolaram o bebê em roupas e seguiram imediatamente em busca de ajuda médica.

Na UPA, a criança foi levada para ala pediátrica para realização de clampeamento (corte do cordão umbilical) e higienização. Ainda no local, foi constatado que a criança não corria risco de morte. Logo em seguida, o bebê foi transferido para o Hospital Maternidade São Lucas em uma incubadora. A criança nasceu com 2,800 kg e saudável. No hospital, foram realizados os procedimentos de neonatal e vacinação contra a Hepatite B.

A equipe da Secretaria de Saúde realizou o Boletim de Ocorrência e o caso será investigado pela Polícia Civil.  e acionaram prontamente a saúde de Ribeirão Pires”, finalizou.