Bar em São Bernardo é lacrado após aglomeração com 400 pessoas
GCM fez o flagrante no local e maioria dos frequentadores estava sem máscara
GCM fez o flagrante no local e maioria dos frequentadores estava sem máscara
A GCM (Guarda Civil Municipal) de São Bernardo fechou na madrugada deste sábado (01/08) um bar no bairro da Paulicéia por aglomeração de pessoas. Os agentes flagraram 400 clientes no local, a maioria sem máscara, mesmo diante da pandemia do coronavírus.
Um vídeo que circula nas redes sociais mostra as pessoas deixando o bar no período noturno. Decreto estadual permite abertura de bares, restaurantes e lanchonetes somente até 17h, porque que São Bernardo está na fase amarela do Plano São Paulo.
Além de horário restrito, os estabelecimentos precisam exigir o uso da máscaras e o distanciamento entre as mesas.
A Prefeitura de São Bernardo já aplicou 172 multas em estabelecimentos que desrespeitaram as regras da quarentena e disse que no caso desse bar o funcionamento estava irregular e havia desrespeito às normas da Vigilância Sanitária, em meio a pandemia do coronavírus. A ação desencadeada durante a Operação Noite Tranquila resultou na dispersão de 400 pessoas.
“Durante a ação, guardas municipais flagraram grande parte dos frequentadores sem máscara, cujo uso é obrigatório no município. O estabelecimento desrespeitou ainda itens do decreto municipal 21.197, que regulamenta o funcionamento do setor e prevê, dentre série de medidas, limite máximo de 40% da ocupação declarada no Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros e distanciamento físico entre os clientes.
Conforme a legislação vigente, bares podem funcionar no município apenas 6 horas seguidas até as 17h, horário que não foi respeitado pelo bar fiscalizado. O bar foi lacrado pela Vigilância Sanitária”, afirmou a Prefeitura.
O prefeito Orlando Morando lamentou o fato pelas redes sociais e publicou o vídeo. Veja: