VOLTAR
  • Cultura e Lazer

Bar do Bolinho e Famiglia Barberin, do ABCD, estão na final festival estadual

Etapa de São Bernardo definiu nesta sexta-feira à noite finalistas do Festival Gastronômico “Feito em São Paulo”

  • Bolinho de carne do japonês, do Bar do Bolinho, de São Bernardo, está entre as receitas e produtos na final de festival.
    Foto: Divulgação/PSBC
  • Por: Redação
  • Publicado em: 19/10/2019
  • Compartilhar:

Etapa de São Bernardo definiu nesta sexta-feira à noite finalistas do Festival Gastronômico “Feito em São Paulo”

 

 

Bolinho de carne do japonês, do Bar do Bolinho, de São Bernardo, está entre as receitas e produtos na final de festival. Foto: Divulgação/PSBC

 

Bolinho de carne do japonês, do Bar do Bolinho, de São Bernardo,  e fogazza de vegetais com queijo, da Comedoria Dona Ana, da Capital,  (categoria prato) e raviolli de cordeiro com hortelã, da Famiglia Barberini (Santo André), e caponata de coração de bananeira, do Vida Natural (Mairiporã), (categoria produto) são as iguarias que representarão a Região Metropolitana de São Paulo na etapa final a ser realizada de 24 a 27 de outubro no Memorial da América Latina.

A seleção ocorreu nesta sexta-feira (18/10), no Estúdio e Pavilhão Vera Cruz, e contou com a participação de oito estabelecimentos de São Bernardo, Santo André, Osasco, Mairiporã e Capital. Esta etapa foi prestigiada por cerca de mil pessoas e ainda teve a presença do secretário de Cultura e Economia Criativa do Estado, Sérgio Sá Leitão, e da deputada estadual e primeira-dama de São Bernardo, Carla Morando.

Ricardo Hidaka, sócio e herdeiro da tradicional receita do Bolinho de carne do japonês, criada em 1968, ficou emocionado com o resultado. “Trata-se de um prato muito apreciado pelos moradores de São Bernardo. Fico muito feliz por representar não só a minha cidade, mas toda a região do ABC nesta etapa final”, disse.

As demais iguarias participantes foram: parmegiana invertida, do Amí Bistrô (São Bernardo), paella caipira, do Cozinha Show (Osasco), na “categoria prato”; e A.chef. Cozinheira (Capital), com cuscuz vegetariano, e Mais Sabor Temperos e Especiarias (Capital), com o prato mais sabor, na “categoria produto”.

A comissão julgadora foi formada por Ricardo Castilho (Revista Prazeres da Mesa), Frederico Mascarenhas (Secretaria de Cultura e Economia Criativa), Chef Marcos Livi, Hemerson Fernandes (Secretaria de Agricultura e Abastecimento) e Christiane Grecco (Secretaria de Cultura).

O prefeito Orlando Morando destacou a importância do evento. “Estamos muito felizes de São Bernardo ter sido anfitrião deste importante evento. Mais do que incentivar o empreendedorismo e a economia, também mostramos a riqueza de nosso patrimônio imaterial representada por receitas e produtos regionais”, disse.

MASTERCLASS – O chef Marcos Livi, padrinho da etapa da macrorregião de São Bernardo, comandou uma masterclass que teve um público muito especial: 60 merendeiras da rede municipal de ensino. Na ocasião, ele apresentou técnicas de cocção na grelha, sua especialidade.

O chef ficou especialmente feliz com a presença destas profissionais. “Um evento como este é inclusivo. A gastronomia é assim, tem de abranger o maior número de pessoas. E contar com as merendeiras nesta masterclass foi muito especial. Como aluno de escola pública, sei que elas preparam mais que refeições. Levam muito amor, cuidado a todos os alunos”, disse.

Para Vera Lúcia da Silva, 46 anos, merendeira da EMEB Gofredo Teixeira Silva Telles, do Baeta Neves, a aula foi muito proveitosa. “Foi muito interessante aprender novas técnicas. Grelha é sinônimo de churrasco e é bom saber que dá para fazer legumes e até ovos”, afirmou. O evento ainda teve programação cultural com os DJs Turn X e Mitsuname, que agitaram o evento com suas pick-ups, e show com a cantora Duda Ribeiro.

FINAL NO MEMORIAL DA AMÉRICA LATINA – Os quatro selecionados em São Bernardo participarão de uma etapa final, a ser realizada de 24 a 27 de outubro, no Memorial da América Latina. Essas iguarias se juntarão aos outros pratos e produtos vencedores das demais macrorregiões, que serão expostos e vendidos a preços populares pré-determinadas em acordo com a Organização. Neste mesmo evento será lançado um mapa com as Rotas Gastronômicas.
 
SP GASTRONOMIA – O Festival Gastronômico “Feito em São Paulo” está inserido no SP Gastronomia, lançado pelo governador João Doria em agosto. O programa já é considerado o maior do Brasil, com mais de 200 atividades nas 15 macrorregiões do Estado de São Paulo, com alto impacto na geração de renda e no estímulo ao turismo e totalmente realizado com recursos da iniciativa privada.

Além de São Bernardo, as cidades-anfitriãs participantes inseridas nas outras 14 macrorregiões são: São Carlos, Ribeirão Preto, Franca, Barretos, São José do Rio Preto, Araçatuba, Presidente Prudente, Marília, Bauru, Sorocaba, Campinas, Taubaté, Santos e Registro, com etapa final em São Paulo.