O Governo do Estado anunciou nesta quinta-feira (10/10) os finalistas da etapa São Bernardo do Festival Gastronômico “Feito em São Paulo”, no qual serão escolhidos duas receitas culinárias e dois produtos mais emblemáticos da Região Metropolitana de São Paulo. As iguarias serão apresentadas em 18 de outubro, das 17h às 22h, no Estúdio e Pavilhão Vera Cruz, quando será realizada a última etapa do Festival Gastronômico. Dos oito finalistas (quatro pratos e quatro produtos), três deles são do Grande ABC: bolinho de carne do japonês, do Bar do Bolinho, e a parmegiana invertida, do Amí Bistrô, de São Bernardo foram classificados na categoria prato; o Ravioli de Cordeiro, feito pela Famiglia Barberini, de Santo André, foi a escolhida na categoria produto.
Os demais participantes são: o Cozinha Show (Osasco), com a paella caipira, e o Comedoria Dona Ana (Capital), com a fogazza de vegetais com queijo, na “categoria prato”; Vida Natural (Mairiporã), com caponata de coração de bananeira, A.chef. Cozinheira (Capital), com cuscuz vegetariano, e Mais Sabor Temperos e Especiarias (Capital), com o prato mais sabor, na “categoria produto”.
No dia do evento, os finalistas disponibilizarão porções pré-preparadas para venda a preços populares (entre R$ 15 e 25) e também para degustação da comissão técnica. Nesta data, serão escolhidos dois produtos e duas receitas, que participarão da etapa final, a ser realizada de 24 a 27 de outubro, no Memorial da América Latina. Essas iguarias se juntarão aos outros 26 pratos e 26 produtos vencedores das demais macrorregiões, que serão expostos e vendidos a preços populares pré-determinadas em acordo com a Organização. Neste mesmo evento será lançado um mapa com as Rotas Gastronômicas.
MASTERCLASS NO VERA CRUZ
Também haverá no dia 18 de outubro uma masterclass com o chef Marcos Livi, especialista em assados e na culinária do Sul do País. Livi é proprietário do Parador Hampel e de três diferentes estabelecimentos o Mercado de Pinheiros: o Box Bioma Pampa, a pizzaria Napoli Centrali e a Hamburgueria C6, ainda é responsável pelos cardápios dos bares Verissimo e Quintana. Às 18h, os DJs Turn X e Mitsuname agitam o evento com suas pick-ups, e a programação cultural continua com cantor Duda Ribeiro, às 20h.
“Estamos muito honrados com a missão dada pelo governador João Doria, de trazer a público as principais receitas e iguarias da Região Metropolitana de São Paulo. Mais do que incentivar o empreendedorismo e a economia, também estamos difundindo a riqueza de nosso patrimônio imaterial”, afirmou o prefeito Orlando Morando.
SP GASTRONOMIA
O Festival Gastronômico “Feito em São Paulo” está inserido no SP Gastronomia, lançado pelo governador João Doria em agosto. O programa já é considerado o maior do Brasil, com mais de 200 atividades nas 15 macrorregiões do Estado de São Paulo, com alto impacto na geração de renda e no estímulo ao turismo e totalmente realizado com recursos da iniciativa privada.
O objetivo do evento é celebrar a identidade, a potência e a diversidade da culinária do Estado, envolvendo produtores, chefs e restaurantes, por meio de receitas e produtos emblemáticos, trazendo-os para conhecimento e consumo público. Além de São Bernardo, as cidades-anfitriãs participantes inseridas nas outras 14 macrorregiões são: São Carlos, Ribeirão Preto, Franca, Barretos, São José do Rio Preto, Araçatuba, Presidente Prudente, Marília, Bauru, Sorocaba, Campinas, Taubaté, Santos e Registro, com etapa final em São Paulo.
Serviços da Ecovias Imigrantes incluem a lavagemde placas e limpeza de canais Acesso às imagens
Violência doméstica em São Bernardo do Campo resulta em prisão em flagrante de homem
Viatura da GCM foi abordada no centro da cidade por dois homens que estavam no…
Motorista foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML), onde a embriaguez foi confirmada por meio…
Sediado no Parque da Juventude, etapa do principal campeonato de skate park do Estado conta…
Em sua 4ª edição na cidade, Taça das Favelas tem partidas que ocorrem na Arena…