Bar do Bolinho, Amí Bistrô e Famiglia Barberini são finalistas em festival

Mais visitadas

Osasco, Mairiporã e Capital também tiveram estabelecimentos entre os finalistas; evento é idealizado pelo Governo do Estado com apoio da Prefeitura

S.Bernardo recebeu etapa regional do Festival Gastronômico “Feito em São Paulo”. Foto: Divulgação/PSBC-Gabriel Inamine

 

O Governo do Estado anunciou nesta quinta-feira (10/10) os finalistas da etapa São Bernardo do Festival Gastronômico “Feito em São Paulo”, no qual serão escolhidos duas receitas culinárias e dois produtos mais emblemáticos da Região Metropolitana de São Paulo. As iguarias serão apresentadas em 18 de outubro, das 17h às 22h, no Estúdio e Pavilhão Vera Cruz, quando será realizada a última etapa do Festival Gastronômico. Dos oito finalistas (quatro pratos e quatro produtos), três deles são do Grande ABC: bolinho de carne do japonês, do Bar do Bolinho, e a parmegiana invertida, do Amí Bistrô, de São Bernardo foram classificados na categoria prato; o Ravioli de Cordeiro, feito pela Famiglia Barberini, de Santo André, foi a escolhida na categoria produto.

Os demais participantes são: o Cozinha Show (Osasco), com a paella caipira, e o Comedoria Dona Ana (Capital), com a fogazza de vegetais com queijo, na “categoria prato”; Vida Natural (Mairiporã), com caponata de coração de bananeira, A.chef. Cozinheira (Capital), com cuscuz vegetariano, e Mais Sabor Temperos e Especiarias (Capital), com o prato mais sabor, na “categoria produto”.

No dia do evento, os finalistas disponibilizarão porções pré-preparadas para venda a preços populares (entre R$ 15 e 25) e também para degustação da comissão técnica. Nesta data, serão escolhidos dois produtos e duas receitas, que participarão da etapa final, a ser realizada de 24 a 27 de outubro, no Memorial da América Latina. Essas iguarias se juntarão aos outros 26 pratos e 26 produtos vencedores das demais macrorregiões, que serão expostos e vendidos a preços populares pré-determinadas em acordo com a Organização. Neste mesmo evento será lançado um mapa com as Rotas Gastronômicas.

MASTERCLASS NO VERA CRUZ

Também haverá no dia 18 de outubro uma masterclass com o chef Marcos Livi, especialista em assados e na culinária do Sul do País. Livi é proprietário do Parador Hampel e de três diferentes estabelecimentos o Mercado de Pinheiros: o Box Bioma Pampa, a pizzaria Napoli Centrali e a Hamburgueria C6, ainda é responsável pelos cardápios dos bares Verissimo e Quintana. Às 18h, os DJs Turn X e Mitsuname agitam o evento com suas pick-ups, e a programação cultural continua com cantor Duda Ribeiro, às 20h.

“Estamos muito honrados com a missão dada pelo governador João Doria, de trazer a público as principais receitas e iguarias da Região Metropolitana de São Paulo. Mais do que incentivar o empreendedorismo e a economia, também estamos difundindo a riqueza de nosso patrimônio imaterial”, afirmou o prefeito Orlando Morando.

SP GASTRONOMIA

O Festival Gastronômico “Feito em São Paulo” está inserido no SP Gastronomia, lançado pelo governador João Doria em agosto. O programa já é considerado o maior do Brasil, com mais de 200 atividades nas 15 macrorregiões do Estado de São Paulo, com alto impacto na geração de renda e no estímulo ao turismo e totalmente realizado com recursos da iniciativa privada.

O objetivo do evento é celebrar a identidade, a potência e a diversidade da culinária do Estado, envolvendo produtores, chefs e restaurantes, por meio de receitas e produtos emblemáticos, trazendo-os para conhecimento e consumo público. Além de São Bernardo, as cidades-anfitriãs participantes inseridas nas outras 14 macrorregiões são: São Carlos, Ribeirão Preto, Franca, Barretos, São José do Rio Preto, Araçatuba, Presidente Prudente, Marília, Bauru, Sorocaba, Campinas, Taubaté, Santos e Registro, com etapa final em São Paulo.

 

Mais publicações

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Últimas publicações