Banho de Luz vai instalar 8 mil luminárias de LED em Sto.André

Programa de modernização da iluminação pública de Santo André contará com investimentos de quase R$ 24 milhões nos próximos 12 meses

 

banho de luz
Prefeito de Santo André anuncia instalação de mais 8 mil luminárias em 16 bairros. Foto: Divulgação/PSA-Alex Cavanha

 

A Prefeitura de Santo André potencializou o Programa Banho de Luz e vai instalar, até o mês de abril do ano que vem, 8.145 novas luminárias em LED, que tem eficiência energética 30% superior e garantem uma economia de 47%. As novas luminárias serão instaladas em 16 bairros, beneficiando moradores do centro expandido, Vila Pires, Campestre, Jardim Santo Antônio, Vila Matarazzo, Jardim das Maravilhas, Vila Lucinda, Parque Novo Oratório, Cidade São Jorge, Parque Gerassi, Jardim Marek, Centreville, Vila Luzita, Jardim Santo André, Jardim Irene e Cata Preta. O investimento para a modernização será de R$ 23,8 milhões nos próximos 12 meses, valor oriundo da Contribuição de Iluminação Pública (CIP).

O prefeito Paulo Serra avalia que o programa Banho de Luz já é uma das políticas públicas de iluminação mais eficientes e bem sucedidas do país. “Estamos um passo à frente no quesito de cidades inteligentes. Temos um sistema georreferenciado por telegestão dos pontos de iluminação para controle de luminosidade e de avarias, o nosso atendimento é um dos mais ágeis na resposta ao cidadão e, a partir de agora, todas as trocas de luminárias da cidade serão potencializadas com a tecnologia de LED, por conta do barateamento de aproximadamente 30% no custo de aquisição destas lâmpadas. Até abril de 2020, com a instalação das 8.145 novas lâmpadas, chegaremos a 17 mil em LED e até dezembro de 2020, a 30 mil pontos com essa tecnologia, atingindo a 60% do parque de iluminação da cidade”, destacou.

Desde o lançamento do programa, dos 53 mil pontos de iluminação instalados em toda a cidade, 26 mil já foram modernizados. Deste número, 8,5 mil pontos foram substituídos por LED. O Banho de Luz vai além de intervenções de modernização e contempla ainda um importante sistema integrado de georreferenciamento da iluminação pública.

Por meio de computadores interligados em uma central é possível comandar os pontos em LED identificados nos postes e saber com precisão quais apresentam qualquer tipo de falha para que as equipes de manutenção possam agir com menor tempo no reparo. No sistema de georreferenciamento da iluminação existem 4,5 mil pontos controlados remotamente.

A Prefeitura mantém à disposição da população, 24 horas por dia, sete dias da semana, o call center da iluminação, um importante instrumento de comunicação com as equipes de manutenção pelo telefone 0800-7742100. Neste número, ao registrar um protocolo de manutenção, o munícipe é avisado por SMS quando o chamado entrar no sistema e o serviço for executado. Para uma lâmpada queimada, o prazo de reparo é de até 24 horas. Para locais com mais de quatro lâmpadas com problemas, o prazo é de até 72 horas.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.


*