VOLTAR
  • Cultura e Lazer

Bafta anuncia ganhadores do prêmio de 2022

Premiação britânica é considerada a segunda maior honraria do cinema, também é conhecida como o “Oscar Britânico”

  • Longa 'Ataque dos Cães', protagonizado por Benedict Cumberbatch, foi considerado o melhor filme.
    Foto: Netflix
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 14/03/2022
  • Compartilhar:

Premiação britânica é considerada a segunda maior honraria do cinema, também é conhecida como o “Oscar Britânico”

Prêmios BAFTA

Prêmios BAFTA, entregues pela Academia Britânica de Artes Cinematográficas e Televisivas
Foto: Divulgação/BAFTA

Os vencedores do prêmio BAFTA, escolhidos pela Academia Britânica de Artes Cinematográficas e Televisivas, foram divulgados neste fim de semana. O campeão da categoria de melhor filme e melhor direção no Bafta foi o “Ataque dos cães “.

O longa da Netflix conta a história de um fazendeiro durão que trava uma guerra de ameaças contra a nova esposa do irmão e seu filho adolescente, até que antigos segredos vêm à tona. A premiação ocorreu neste domingo (14/03), e contou com outros títulos como Belfast, Não Olhe para Cima, Duna , Licorice Pizza, , Noite Passada em Soho e 007: Sem Tempo para Morrer.

A premiação é conhecida pela sua rigidez nas suas avaliações, o que a torna muito prestigiada no meio cinematográfico, o peso que o Bafta tem é tão grande que chega a ser considerada a segunda maior prêmio do cinema mundial, tanto que ganha o apelido de “Oscar Britânico”.

Acompanhe abaixo os vencedores

Melhor filme

  • “Belfast”
  • “Não Olhe Para Cima”
  • “Duna”
  • “Licorice Pizza”
  • “Ataque dos Cães”
Benedict Cumberbatch

Longa ‘Ataque dos Cães’, protagonizado por Benedict Cumberbatch, foi considerado o melhor filme. Foto: Netflix

Melhor filme britânico

  • “After Love”
  • “Ali & Ava”
  • “Belfast”
  • “Boiling Point”
  • “Cyrano”
  • “Everybody’s Talking About Jamie”
  • “Casa Gucci”
  • “Noite Passada em Soho”
  • “007 – Sem Tempo Para Morrer”
  • “Identidade”

Melhor filme de língua não inglesa

  • “Drive My Car”
  • “A Mão de Deus”
  • “Mães Paralelas”
  • “Petite Maman”
  • “The Worst Person in the World”

Melhor direção

  • Aleem Khan, por “After Love”
  • Ryûsuke Hamaguchi, por “Drive My Car”
  • Audrey Diwan, por “Happening”
  • Paul Thomas Anderson, por “Licorice Pizza”
  • Jane Campion, por “Ataque dos Cães”
  • Julia Ducournau, por “Titane”

Melhor roteiro original

  • “Apresentando os Ricardos” (Aaron Sorkin)
  • “Belfast” (Kenneth Branagh)
  • “Não Olhe Para Cima” (Adam McKay)
  • “King Richard: Criando Campeãs” (Zach Baylin)
  • “Licorice Pizza” (Paul Thomas Anderson)

Melhor roteiro adaptado

  • “No Ritmo do Coração” (Siân Heder)
  • “Drive My Car” (Ryûsuke Hamaguchi)
  • “Duna” (Denis Villeneuve)
  • “A Filha Perdida” (Maggie Gyllenhaal)
  • “Ataque dos Cães” (Jane Campion)

Melhor atriz

  • Lady Gaga, por “Casa Gucci”
  • Alana Haim, por “Licorice Pizza”
  • Emilia Jones, por “No Ritmo do Coração”
  • Renate Reinsve, por “The Worst Person in the World”
  • Joanna Scanlan, por “After Love”
  • Tessa Thompson, por “Identidade”
  • Melhor ator

    • Benedict Cumberbatch, por “Ataque dos Cães”
    • Leonardo DiCaprio, por “Não Olhe Para Cima”
    • Stephen Gragam, por “Boiling Point”
    • Will Smith, por “King Richard: Criando Campeãs”

    Melhor atriz coadjuvante

    • Citriona Balfe, por “Belfast”
    • Jessie Buckley, por “A Filha Perdida”
    • Ariana DeBose, por “Amor, Sublime Amor”
    • Ann Dowd, por “Mass’
    • Aunjanue Ellis, por “King Richard: Criando Campeãs”
    • Ruth Negga, por “Identidade”

    Melhor ator coadjuvante

    • Mike Faist, por “Amor, Sublime Amor”
    • Ciarán Hinds, por “Belfast”
    • Troy Kotsur, por “No Ritmo do Coração”
    • Woody Norman, por “Sempre em Frente”
    • Jesse Plemons, por “Ataque dos Cães”
    • Kodi Smit-McPhee, por “Ataque dos Cães”

     

    Melhor elenco

    • “Boiling Point”
    • “Duna”
    • “A Mão de Deus”
    • “King Richard: Criando Campeãs”
    • “Amor, Sublime Amor”

     

    Melhor documentário

    • “Becoming Cousteau”
    • “Cow”
    • “Flee”
    • “The Rescue”
    • “Summer of Soul (… ou, Quando a Revolução Não Pode Ser Televisionada)”

     

    Melhor animação

    • “Encanto”
    • “Flee”
    • ‘Luca”
    • “A Família Mitchell e a Revolta das Máquinas”

     

    Melhor trilha sonora

    • “Apresentando os Ricardos” (Daniel Pemberton)
    • “Não Olhe Para Cima” (Nicholas Britell)
    • “Duna” (Hans Zimmer)
    • “A Crônica Francesa” (Alexandre Desplat)
    • “Ataque dos Cães” (Jonny Greenwood)

    Melhor fotografia

    • Greig Fraser, por “Duna”
    • Dan Laustsen, por “O Beco do Pesadelo”
    • Linus Sandgren, por “007 – Sem Tempo Para Morrer”
    • Ari Wegner, por “Ataque dos Cães”
    • Bruno Delbonnel, por “A Tragédia de Macbeth”

     

    Melhor edição

    • “Belfast” (Úna Ní Dhonghaíle)
    • “Duna” (Joe Walker)
    • “Licorice Pizza” (Andy Jurgensen)
    • “007 – Sem Tempo Para Morrer” (Tom Cross & Elliot Graham)
    • “Summer of Soul (… ou, Quando a Revolução Não Pode Ser Televisionada)” (Joshua L. Pearson)

     

    Melhor design de produção

    • “Cyrano” (Sarah Greenwood & Katie Spencer)
    • “Duna” (Patrice Vermette & Zsuzsanna Sipos)
    • “A Crônica Francesa” (Adam Stockhausen & Rena DeAngelo)
    • “O Beco do Pesadelo” (Tamara Deverell & Shane Vieau)
    • “Amor, Sublime Amor” (Adam Stockhausen & Rena DeAngelo)

     

    Melhor figurino

    • Jenny Beavan, por “Cruella”
    • Massimo Cantini Parrini, por “Cyrano”
    • Robert Morgan & Jacqueline West, por “Duna”
    • Milena Canonero, por “A Crônica Francesa”
    • Luis Sequeira, por “O Beco do Pesadelo”

     

    Melhor cabelo e maquiagem

    • “Cruella”
    • “Cyrano”
    • “Duna”
    • “Os Olhos de Tammy Faye”
    • “Casa Gucci”

     

    Melhor som

    • “Duna”
    • “Noite Passada em Soho”
    • “007 – Sem Tempo Para Morrer”
    • “Um Lugar Silencioso: Parte II”
    • “Amor, Sublime Amor”

     

    Melhores efeitos especiais

    • “Duna”
    • “Free Guy: Assumindo o Controle”
    • “Ghostbusters: Mais Além”
    • “Matrix Resurrections”
    • “007 – Sem Tempo Para Morrer”

     

    Melhor curta britânico em animação

    • “Affairs of the Art”
    • “Do Not Feed the Pigeons”
    • “Night of the Living Dead”

     

    Melhor curta britânico

    • “The Black Cop”
    • “Femme”
    • “The Palace”
    • “Stuffed”
    • “Three Meetings of the Extraordinary Committee”

     

    Melhor estreia de um roteirista, diretor ou produtor britânico

    • Aleem Khan, por “After Love”
    • James Cummings & Hester Ruoff, por “Boiling Point”
    • Jeymes Samuel, por “Vingança & Castigo”
    • Posy Dixon & Liv Procter, por “Keyboard Fantasies”
    • Rebecca Hall, por “Identidade”