Auricchio toma posse para o 4º mandato como prefeito de São Caetano
Solenidade contou com a presença de grandes lideranças como Rodrigo Garcia, Kassab, Valdemar da Costa Neto, além de prefeitos, deputados e vereadores
Solenidade contou com a presença de grandes lideranças como Rodrigo Garcia, Kassab, Valdemar da Costa Neto, além de prefeitos, deputados e vereadores
José Auricchio Júnior (PSDB) tomou posse nesta quinta-feira (23/12) à noite (23/12) para o quarto mandato de prefeito de São Caetano. A condução ao cargo ocorreu um ano depois de sua reeleição em 15 de novembro do ano passado. O pleito estava sub judice e a definição ocorreu somente no dia 16 de dezembro pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e de forma unânime.
O tucano foi bastante prestigiado na posse, pois lideranças nacionais e regionais marcaram presença em ato realizado na Câmara Municipal.
O governador em exercício, Rodrigo Garcia (PSD), e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Marco Vinholi, foram representando o governador João Doria, que está no exterior. O ex-ministro Gilberto Kasab (PSD), o presidente do PL, Valdemar da Costa Neto, e o deputado estadual Thigo Auricchio também participaram da sessão solene. Prefeitos e vereadores da região também marcaram presença no ato.
“Fiz questão de participar da posse e tenho certeza que esse será o melhor mandato de Auricchio. Esse momento é histórico, pois a Justiça reconheceu a legitimidade para o novo mandato. Venho também reafirmar o compromisso do Estado com São Caetano e dar andamento aos grandes projetos”, afirmou o governador em exercício.
O presidente da Câmara, Tite Campanella, que governou interinamente a Prefeitura durante um ano, também discursou e afirmou que pode compreender a dificuldade que é comandar uma cidade. “Quis o destino que a gente fosse escolhido para tomar conta da cidade. Compreendi o peso da função e a carga que é ser prefeito. Não é fácil. Mas sempre soube que a cadeira era do Auricchio”, afirmou Tite que também recebeu elogios pela condução do município. O reconhecimento partiu do próprio Auricchio, do deputado Thiago e, do vereador Pio Mielo de Rodrigo Garcia, entre outros.
Thiago Auricchio também disse ser uma alegria ver o tucano retornando ao comando do Palácio da Cerâmica e que se espelha no pai nas questões políticas e quer continuar ajudando a cidade enquanto deputado.
Discurso
Auricchio iniciou o discurso agradecendo Tite pela “ parceira, lealdade, sinceridade e reciprocidade”. “Deixo minha gratidão”, afirmou o prefeito empossado.
Auricchio também agradeceu o seu vice-prefeito Carlos Humberto Seraphim pela parceria e paciência durante esse um ano que ambos aguardaram pela decisão da Justiça Eleitoral.
O tucano acrescentou que vencer o quarto mandato foi um “um dos maiores presentes” que a sociedade lhe pode dar. “Em nome da Democracia, quero deixar a todos uma enorme honra, sentimento de gratidão e responsabilidade de subir nessa tribuna que simboliza a harmonia entre os poderes do município. É o maior presente que a sociedade, de forma democrática, de São Caetano, concedeu-nos. Quero enaltecer a importância do Estado Democrático de Direito”
Também ressaltou a fé em Deus, além da paciência e do apoio recebido da família. “O processo eleitoral ficou pra trás. O que tem para nós agora é o futuro”, disse. Ele salientou que a cidade pode aguardar por uma mandato com foco na saúde, segurança, geração de emprego e criação de um programa de transferência de renda.
O chefe do Executivo considerou que o momento “exige enorme compromisso com o cidadão”, e afirmou que cumprirá o plano de governo em apenas três anos. “O tempo mais curto de mandato não será justificativa para o não cumprimento das nossas propostas. A partir de amanhã é um novo tempo, com ampliação de oportunidades, enfrentamento do pós-crise, geração de emprego e renda, e fortalecimento do arco de proteção social. Vamos construir São Caetano para as pessoas. O bem-estar da população é a prioridade.”
As ações prioritárias serão executadas dentro de seis eixos transversais, que constam no plano de governo: geração de emprego e renda e o enfrentamento do pós-pandemia; fortalecimento da rede de proteção social; ampliação dos atendimentos de Saúde, preventivos e psicológicos; fortalecimento de São Caetano como Cidade do Conhecimento, com Educação de qualidade em todos os níveis; reforço na Segurança, com base principalmente na tecnologia; e uma gestão técnica, transparente e responsável.
Entre as principais ações projetadas para os próximos anos estão o Pronto Cardio, o primeiro pronto socorro cardiológico do Grande ABC; mais médicos especialistas nas UBSs; o Programa Bairro Seguro, com equipes de patrulhamento e drones da GCM em todos os 15 bairros; o SCS Invest, Programa de Microcrédito Municipal; e a ampliação do Profamília, com a criação do Auxílio Medicamentos, entre outras linhas de benefícios sociais.
Frases de destaque na posse
“Em cerimônias de posse, costumo dar conselhos aos empossados, mas aqui não é o caso. Com a experiência, espirito público e o entusiasmo que tem por São Caetano, Auricchio fará o seu melhor mandato. Reafirmamos os compromissos do Estado com a cidade. Não tenho dúvida de que a sua volta irá acelerar grandes projetos conjuntos”, Rodrigo Garcia, governador em exercício.
“Já o admirava. Agora muito mais, porque compreendi exatamente qual é a carga de ser prefeito de São Caetano do Sul. Não é fácil, mas tenho a certeza de que, com a sua experiência e sabedoria, irá superar as dificuldades. A Câmara estará lado a lado com a Prefeitura nessa caminhada”, Tite Campanella, presidente da Câmara, que conduziu a cidade neste ano.
“Nossa cidade continuará em frente, engrandecendo o nosso ABC. Faremos governo digno, honrado e com muito amor à nossa cidade. Temos orgulho de viver e de servir a São Caetano do Sul”, Carlos Humberto Seraphim, vice-prefeito – também empossado na quinta-feira.
“São Caetano está acumulando conquistas importantes nos últimos anos, como a Delegacia da Mulher e a Farmácia de Alto Custo. Em breve teremos o Atende Fácil Saúde, depois o BRT e o Piscinão Jaboticabal. E o prefeito, com a sabedoria e o conhecimento da cidade, continuará com o meu total apoio nesses grandes projetos. Se o Juscelino Kubitscheck fez 50 anos em 5, não tenho dúvidas de que o prefeito Auricchio fará 4 anos em 3”, Thiago Auricchio, deputado estadual.
Vida pública
No começo dos anos 1990, pouco tempo depois de formado em Medicina, José Auricchio Júnior se destacava pelo seu tratamento humanizado com seus pacientes. Essa característica começou a chamar a atenção dos principais atores políticos de São Caetano do Sul. Recebeu vários convites para ingressar na vida pública, mas declinava em decorrência da atividade profissional.
Em 1993 aceitou o primeiro desafio que abriria portas para o ambiente público: comandar o departamento médico da AD São Caetano. Permaneceu no clube durante dois anos. Estreitou relacionamentos. Sua dedicação e seu comprometimento continuaram a despertar interesse da classe política sulsancaetanense. Foi escolhido para ser diretor do Hospital Infantil Márcia Braido. De lá para cá, teve uma trajetória de sucesso e conquistas para o povo de São Caetano do Sul.
Foi diretor da Saúde (cargo com status de secretário, já que, na época, a cidade era uma das poucas que tinham Diretorias e não Secretarias). Exerceu essa importante função até 2004. O trabalho foi duro e desafiador. A estrutura da Saúde era precária, com 80% da capacidade inativa. Não havia muitos equipamentos de Saúde próprios da Prefeitura. A administração municipal, portanto, era uma compradora de serviços terceirizados e as despesas eram grandes.
Auricchio foi o responsável por implantar o Sistema Único de Saúde (SUS) na cidade, tirar o sistema privado que prestava serviços para implantar uma rede de atendimento pública para um atendimento universalizado, gratuito e com protocolos definidos. A primeira ação foi a reforma do antigo Pronto Socorro, na Avenida Vital Brasil. Foram abertos leitos municipais, acabando com as transferências dos moradores para outras cidades. Alguns inclusive compravam leitos particulares.
Um movimento importante feito pela gestão de Auricchio à frente da Saúde foi a construção do Hospital Maria Braido, com linha de financiamento que havia sido aberta pelo Ministério da Saúde, direcionada a novos hospitais e compra de equipamentos. Em 2004 era inaugurado o hospital, que deu amparo às ações que estariam por vir e que, pelas mãos de Auricchio, transformaram São Caetano em referência no atendimento de Saúde no Brasil.
Todo esse trabalho e os resultados alcançados credenciaram Auricchio para ser o escolhido do então prefeito Luiz Tortorello para sucedê-lo na eleição de 2004. Deu certo! Vitória nas urnas e mais avanços para São Caetano. O reconhecimento do trabalho pela população ocorreu mais duas vezes, nas eleições de 2008, quando foi reeleito, e em 2016, quando reassumiu a principal cadeira do Palácio da Cerâmica para dar continuidade ao desenvolvimento que o morador conhece e já está acostumado.
Além de prefeito por três mandatos (2005 a 2008, 2009 a 2012 e 2017 a 2020), José Auricchio Júnior foi secretário estadual de Esporte, Lazer e Juventude no período de 2013 a 2015. Um dos principais trabalhos foi preparar as ações administrativas para o Estado de São Paulo receber delegações como uma das 12 sedes a Copa do Mundo da Fifa em 2014. Auricchio também exerceu, em 2015, cargo no conselho administrativo da CPOS (Companhia Paulista de Obras e Serviços), empresa pública de capital misto responsável pelo gerenciamento de intervenções na área de engenharia das administrações direta e indireta, que executa estudos de impacto, avaliação patrimonial e fiscalização de convênios.
Confira abaixo, por áreas, algumas as principais ações de Auricchio como gestor público:
SAÚDE
Na área da Saúde, o município ganhou mais uma grande unidade hospitalar, o Hospital de Urgência e Emergência Albert Sabin. As quatro Unidades Básicas de Saúde (UBSs) existentes foram todas revitalizadas e ampliadas. Ganharam equipamentos. Outras seis novas UBSs foram inauguradas. A cidade agora tem uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas. O complexo de Saúde em suas esferas de baixa, média e alta complexidades está organizado, digitalizado e preparado para atender os moradores de São Caetano do Sul da melhor e mais acolhedora maneira.
EDUCAÇÃO
Na área da Educação, uma das principais ações de Auricchio foi a municipalização de 10 escolas da primeira fase do Ensino Fundamental (1º ao 5º anos) e, posteriormente, duas (EdaMantoanelli e Anacleto Campanella) do segundo ciclo (6º ao 9º anos). As unidades escolares que eram de responsabilidade do Estado estavam em péssimas condições de conservação, defasadas em equipamentos e com professores competentes, mas desestimulados. Tudo isso mudou quando o prefeito Auricchio assumiu a responsabilidade das escolas. Um processo que começou em 2006 e terminou em 2010. Hoje, São Caetano tem a melhor Educação Pública do País, segundo a consultoria Urban Systems “Se não fizéssemos a municipalização do ensino, não estaríamos nesse patamar educacional”, afirma Auricchio.
INFRAESTRUTURA
Auricchio também é o responsável por obras estruturantes que preparam a cidade para enfrentar os desafios do futuro. São constantes, desde o primeiro mandato, as modernizações das galerias de água e esgoto. Atualmente, a tubulação de esgoto que passa por baixo da Avenida Presidente Kennedy, instalada na década de 1960, está sendo substituída por redes mais amplas em seu diâmetro e com material mais moderno, beneficiando 82 mil moradores diretamente.
Outra iniciativa permanente é o combate às enchentes. A primeira grande obra foi entregue ainda no primeiro ano do primeiro mandato de Auricchio, em 2005. O piscinão longitudinal, com 15 células instaladas ao longo de 1,9 quilômetros do Ribeirão dos Meninos, paralelo à Avenida Guido Aliberti, tem capacidade de armazenar 235 mil metros cúbicos de água e tem minimizado inundações causadas pelo transbordamento do córrego. Atualmente, Auricchio é um dos principais articuladores da construção do Piscinão Jaboticabal, planejado pelo governo estadual e que deve ser entregue em 2021 e terá capacidade de armazenamento de 910 mil metros cúbicos de água, sendo interligado com outros piscinões do Grande ABC. Além disso, projeta a construção de outros dois piscinões, dentro do Programa ReFundação 2020-2025.
SOCIAL
São Caetano do Sul sempre foi vista como uma cidade que não tem problemas sociais. Auricchio, diferentemente, sabe dos problemas e trabalha para solucionar. Lançou em 2007 o principal programa de amparo social com transferência de renda da história da cidade, o Profamília. De lá para cá, suas gestões aperfeiçoaram e ampliaram o projeto. Atualmente, o pacote social abrange três áreas (Educação, Saúde e Assistência e Inclusão Social), com 19 vertentes em segurança alimentar, medicamentos, inserção no mercado de trabalho, auxílios financeiros, entre outras. São cerca de 40 mil munícipes que contam com benefícios da Prefeitura, que proporcionam mais dignidade, respeito, oportunidade e qualidade de vida.