VOLTAR
  • Política

Auricchio propõe Novo Centro, ReFundação e avanços na Guido Aliberti

Plano de Governo do prefeito, candidato à reeleição, prevê ações nos 15 bairros de São Caetano

  • Auricchio propõe Novo Centro, ReFundação e avanços na Guido Aliberti.
    Foto: Divulgação
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 31/10/2020
  • Compartilhar:

Plano de Governo do prefeito, candidato à reeleição, prevê ações nos 15 bairros de São Caetano

 

Auricchio propõe Novo Centro, ReFundação e avanços na Guido Aliberti. Foto: Divulgação

 

O Plano de Governo do prefeito José Auricchio Júnior (PSDB), candidato à reeleição, prevê ações nos 15 bairros de São Caetano do Sul, em todas as áreas, para o período de 2021 a 2024. O tucano disse quer três projetos de impacto vão mudar a cara dos bairros Centro e Fundação, além do Eixo Guido Aliberti. Serão colocados em prática obras, serviços públicos e incentivos para a revitalização urbanística dessas localidades, que terão capacidade de trazer outras melhorias e transformarão o município como um todo, com desenvolvimento social e econômico.

“Uma São Caetano ainda mais moderna e preparada para o presente e para o futuro. Temos iniciativas planejadas que vão desenvolver a cidade economicamente de forma sustentável, apoiada nos processos de inovação da Indústria e do terciário avançado, preparando a transição para uma mobilidade de baixo carbono e para a implementação de soluções tecnológicas de governança pública que permitam a plena digitalização da relação entre o governo e o cidadão”, afirmou Auricchio.

FUNDAÇÃO

No atual mandato, Auricchio lançou o programa ReFundação, programa de intervenção urbana. O Plano de Governo contempla a continuidade desse projeto, que na prática é um plano diretor estratégico do Bairro Fundação e inclui intervenções estruturantes em quatro eixos.

No Combate às Enchentes, haverá elevação da Avenida do Estado para diminuir o desnível que há entre São Caetano e São Paulo (que em alguns pontos chega a 2 metros de altura), construção de dois piscinões e muro de contenção de 4 quilômetros na Avenida dos Estados.

No eixo Sustentabilidade e Meio Ambiente, todo o bairro será arborizado, com plantio de até 3 mil árvores, e a construção do novo Parque Ecológico Fundação, na área de 18 mil m² do Espaço Matarazzo que pertence à Prefeitura. O terceiro eixo é a Operação Urbana no Espaço Matarazzo, em um modelo de bairro planejado, em padrão semelhante ao feito no Espaço Cerâmica. O quarto eixo é a construção de escola de Ensino Fundamental de período integral na esquina das ruas Heloísa Pamplona e Conde Francisco Matarazzo.

CENTRO

Região central de São Caetano vai ganhar novos contornos com o Plano Estratégico de Desenvolvimento Novo Centro. Foto: Divulgação

 

A região central de São Caetano vai ganhar novos contornos com o Plano Estratégico de Desenvolvimento Novo Centro, com destaque para a requalificação da Praça Cardeal Arcoverde e da Rua Santa Catarina, além da reforma do Viaduto Independência.

Serão criados, ainda, incentivos fiscais e urbanísticos para a recuperação da vida urbana, atraindo empresas para a região central. Também haverá incentivos fiscais para as unidades residenciais que revitalizarem as fachadas dos prédios, de modo a promover um melhor aspecto urbanístico.

GUIDO ALIBERTI

Já o Plano Estratégico de Desenvolvimento Eixo Guido Aliberti pretende renovar o marco legislativo urbano, com incentivos fiscais e urbanísticos para a transformação, a médio e longo prazos, dos padrões de urbanização da localidade. Segundo o prefeito, serão privilegiados o uso intensivo dos lotes para a instalação de empresas ligadas à área do terciário avançado, com especial atenção para a área da Saúde. “Serão envidados esforços de gestão regional para viabilização de projetos de duplicação da Avenida Guido Aliberti (com a Prefeitura de São Paulo) e de implantação de sistemas de transporte de alta capacidade, preferencialmente do tipo VLT”.