VOLTAR
  • Cidades

Auricchio lança Tele Dengue: serviço de telemedicina contra a dengue

Prefeitura de São Caetano diz que trata-se de um serviço de telemedicina para o monitoramento de casos de dengue

  • Auricchio lança Tele Dengue: serviço de telemedicina contra a dengue.
    Foto: Gislayne Jacinto
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 01/03/2024
  • Compartilhar:

Prefeitura de São Caetano diz que trata-se de um serviço de telemedicina para o monitoramento de casos de dengue

O prefeito de São Caetano do Sul, José Auricchio Júnior, lançou nesta quinta-feira (29/2) o Tele Dengue, serviço de telemedicina para o monitoramento de casos de dengue.

Segundo o prefeito, por meio do WhatsApp, o morador com caso suspeito preencherá um formulário, que será analisado por equipe de saúde que conduzirá os casos.

A ideia surgiu por conta do aumento nos índices de pessoas doentes. O chefe do Executivo entende que essa ferramenta digital, idealizada por conta da experiência que as administrações tiveram por conta da pandemia da Covid.

“Nossa intenção é ampliar o acesso à população, além de facilitar  a chegada da população, eventualmente atingida pelo surto da dengue, aos profissionais de saúde de uma forma racional, célere, lógica e naturalmente que tenha eficiência na resposta que o morador ou moradora precisam ter frente às variáveis que a dengue pode apresentar”, disse o prefeito.

Auricchio

Auricchio lança Tele Dengue: serviço de telemedicina contra a dengue. Foto: Gislayne Jacinto

A população de São Caetano poderá entrar em contato por meio do  WhatsApp (tel. 4233-8136). Quem suspeitar que esteja com dengue vai preencher um questionário, que será analisado por profissionais da saúde que darão orientação aos pacientes de como proceder diante da situação. Caberá a essa equipe dar informações sobre a necessidade ou não de ir até uma UBS (Unidade Básica de Saúde.

A diretora da Atenção Básica, Gabriela Tonon de Oliveira Xavier disse que além preenchimento do formulário uma equipe composta por quatro enfermeiras por meio do teleatendimento vai entrar em contato com o paciente para avaliá-lo de forma mais precisa e fazer os encaminhamentos.

A secretária de Saúde, Regina Maura Zetone, também falou da importância da nova ferramenta e alertou que esse surto de dengue poderá ir até maio ou junho por conta das mudanças climáticas. “O surto de dengue não vai durar dois meses, deverá ficar até maio, talvez até junho”, disse em tom de preocupação.

Índices

Questionados pelo ABCD Jornal sobre os índices de dengue na cidade, Auricchio e Regina Maura afirmaram que o crescimento de casos foi cinco vezes se comparado com o exercício de 2023. “Não tivemos nenhum óbito e internação duas e as internações, mas que foram atendidos e conseguiram sair bem da internação”.