VOLTAR
  • Cidades

Auricchio lança FarmaZap: canal 24h é exclusivo para tirar dúvida sobre remédios

Prefeito de São Caetano informou que 4 milhões de medicamentos são distribuídos por mês na cidade

  • Auricchio lança FarmaZap: canal 24h é exclusivo para tirar dúvida sobre remédios.
    Foto: Divulgação
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 05/10/2023
  • Compartilhar:

Prefeito de São Caetano informou que 4 milhões de medicamentos são distribuídos por mês na cidade

O prefeito de São Caetano, José Auricchio, e a secretária de Saúde, Regina Maura Zetone, lançaram na noite desta quarta-feira (04/10), o Programa Farmácia São Caetano, uma série de ações voltadas à assistência farmacêutica municipal. Entre as novidades, está um completo Guia de Medicamentos da rede municipal e também o FarmaZap, um canal 24 horas exclusivo para tirar dúvidas sobre medicamentos, é só enviar mensagem para o número 4233-8135.

“São Caetano conta com uma robusta assistência e atenção farmacêutica, com quase 4 milhões de medicamentos distribuídos por mês e estamos ampliando nossos serviços”, afirmou Auricchio.

A secretária disse que todas as informações estão no guia, mas o canal tira as dúvidas dos pacientes.

Veja as explicações de Regina Maura:

Remédio em Casa

O Programa Remédio em Casa será ampliado e estará agora em todas as unidades da saúde e, para isso, a cidade contará com mais duas motocicletas para entregas de medicamentos na casa dos pacientes.

Essas duas novas motos do Programa Remédio em Casa irão ampliar em 50% a capacidade de entrega de medicamentos e iniciar a distribuição de material médico (curativos, compressas de gaze, atadura, pomada, luvas etc) para quase 500 pacientes acamados do SAD (Serviço de Atendimento Domiciliar) e da ESF (Estratégia Saúde da Família).

Veja vídeo do prefeito comentando a ampliação do Remédio em Casa:

Encontro

O prefeito de São Caetano do Sul, José Auricchio Júnior, reuniu na noite desta quarta-feira, no Cecape, farmacêuticos da rede, médicos, agentes comunitários de saúde e coordenadores de unidades para fazer o lançamento do programa Farmácia São Caetano, um pacote de ações que inclui o novo Guia de Medicamentos, padronização das farmácias com novo layout, FarmaZap e ampliação de programas de assistência farmacêutica.

De acordo com a Prefeitura, garantir o acesso e o uso racional de medicamentos sempre foi um grande desafio dos gestores públicos. “O conhecimento técnico em políticas públicas de Saúde, agregado aos critérios utilizados para escolha de medicamentos, busca de preços e distribuição, elevou a cidade a um padrão de excelência em assistência farmacêutica”, diz nota da Prefeitura.

Auricchio

Auricchio lança FarmaZap: canal 24h é exclusivo para tirar dúvida sobre remédios. Foto: Divulgação

Novo layout

As unidades de Saúde com farmácias receberam recentemente novo layout, com características físicas padronizadas e acolhedoras. Nos espaços, há o telefone do FarmaZap (4233-8135), um canal exclusivo para receber críticas, sugestões, esclarecer dúvidas sobre os programas de entrega de medicamentos, solicitar medicamentos de alto custo e locais de retirada, entre outros. A forma de contato será totalmente on-line, com atendimento 24 horas por dia.

“A assistência farmacêutica é um dos pilares do tripé formado também pelo sistema de consultas e exames. Nossa equipe mostrou ao longo dos anos rigor na forma de trabalhar e conhecimento profundo nas tomadas de decisões. Abrimos um grande leque de assistência farmacêutica com todos os programas que implantamos e, assim, conseguimos atender a demanda de nossos moradores”, afirmou Auricchio.

São Caetano conta com a maior cesta básica de remédios ofertados no ABC. A cidade possui margem de estoque de três meses, abastecendo todas as unidades, rede hospitalar e 60 mil pacientes com a distribuição de mais de 3,8 milhões de medicamentos.

“O Atende Fácil Saúde tem sido a unidade com maior procura. São cerca de 15 mil moradores atendidos por mês, seguido do CAPS, com 7,6 mil, e do Centro de Especialidades Médicas, com 3,5 mil”, informou a secretária de Saúde, Regina Maura Zetone.

A cidade utiliza uma Relação Municipal de Medicamentos, conhecida como Remume, um dos marcos da assistência farmacêutica, pois seleciona medicamentos específicos e desenvolve uma relação diferenciada para atender a demanda municipal.

Além disso, são adquiridos medicamentos de alto custo com investimento de R$ 220 mil por mês em 25 fármacos que não fazem parte dos medicamentos financiados e adquiridos pelos governos estadual e federal, entre eles rivaroxabana e rosuvastatina. Esses medicamentos têm valor elevado e muitas vezes se tornam inacessíveis para a população de baixa renda.