VOLTAR
  • Cidades
  • São Caetano

Auricchio inaugura Núcleo de Apoio à Educação Inclusiva

Núcleo de Apoio à Educação Inclusiva é responsável pela implementação, acompanhamento e monitoramento da Política Municipal de Educação Especial a Serviço da Educação Inclusiva

  • Auricchio inaugura Núcleo de Apoio à Educação Inclusiva.
    Foto: Divulgação
  • Por: Redação
  • Publicado em: 21/03/2024
  • Compartilhar:

Núcleo de Apoio à Educação Inclusiva é responsável pela implementação, acompanhamento e monitoramento da Política Municipal de Educação Especial a Serviço da Educação Inclusiva

Auricchio

Auricchio inaugura Núcleo de Apoio à Educação Inclusiva. Foto: Divulgação

Nesta quinta-feira, 21 de março, Dia Mundial da Síndrome de Down, o prefeito de São Caetano do Sul, José Auricchio Júnior, inaugurou mais um equipamento público voltado à inclusão:  o NAEI, Núcleo de Apoio à Educação Inclusiva, localizado na Rua São Carlos, 217, Bairro Santa Paula.

“Temos trabalhado a educação inclusiva com muita seriedade. E ainda há muito a fazer: ainda este ano vamos inaugurar o Complexo Municipal de Atenção Integral à Pessoa com Deficiência”, anunciou o prefeito. “São Caetano tem condições de dar um futuro acolhedor a todos e todas”, complementou o chefe do Executivo, ao descerrar a placa de inauguração.

“Esse espaço é mais um marco da gestão do prefeito Auricchio para a Educação de São Caetano. Os profissionais agora têm um espaço adequado para atendimento”, declarou a secretária de Educação, Minéa Fratelli.

No novo espaço, o andar térreo será voltado ao atendimento dos alunos do GAEM, o Grupo de Apoio Educacional Multidisciplinar, que dá suporte aos estudantes com deficiências, seus familiares e equipes escolares no processo de aprendizagem. “Os atendimentos do GAEM ocorrem por meio de encaminhamento das equipes escolares”, explica o coordenador do Núcleo, Rodrigo Cadete.

Auricchio

Auricchio discursa na entrega do Centro de Apoio à Educação Inclusiva. Foto: Divulgação

NAEI

O Núcleo de Apoio à Educação Inclusiva é responsável pela implementação, acompanhamento e monitoramento da Política Municipal de Educação Especial a Serviço da Educação Inclusiva, implementada em agosto de 2023.

São três os eixos de atuação do NAEI: a articulação intersetorial, realizada em programas como Territórios Conectados e Mover, que mobiliza várias secretarias; a formação continuada de profissionais, e a organização dos serviços da Educação Especial, como o GAEM e as salas de Recursos Multifuncionais.

Para realizar todas essas atividades, o NAEI conta 64 professores de AEE (Atendimento Educacional Especializado), 260 cuidadores, e uma equipe multidisciplinar de 20 profissionais, que envolvem10 psicopedagogos e 10 profissionais da saúde (psicólogos, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional, fisioterapeuta e assistente social).

O prefeito também afirmou que neste ano de eleição alguns políticos usam o tema de inclusão de forma eleitoreira

Veja vídeo:

A rede municipal de ensino atende, atualmente, quase 1100 estudantes elegíveis aos serviços da Educação Especial, que envolvem as diferentes deficiências, Transtornos Globais do Desenvolvimento, Transtornos do Espectro Autista, Superdotação e Altas Habilidades.