ABCD JornalABCD Jornal
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
ABCD JornalABCD Jornal
Pesquisar
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet

Início » Variedades

Auricchio inaugura CER IV, Centro Especializado de Reabilitação

Prefeitura de São Caetano amplia o atendimento contando agora com quatro modalidades de reabilitação: intelectual, física, auditiva e visual

Gislayne Jacinto
Última atualização: 16/08/2022 19:50
Por Gislayne Jacinto
Publicado 11/08/2022
Compartilhar

Prefeitura de São Caetano amplia o atendimento contando agora com quatro modalidades de reabilitação: intelectual, física, auditiva e visual

prefeito Auricchio
Auricchio inaugura CER IV, Centro Especializado de Reabilitação. Foto: Divulgação/PSCS-Letícia Teixeira

O prefeito de São Caetano, José Auricchio Júnior, inaugurou nesta quarta-feira (10/08), o CER IV (Centro Especializado de Reabilitação). O evento, realizado no Cecape (Centro de Capacitação de Profissionais da Educação) Drª Zilda Arns, reuniu mais de 250 pessoas. O município, habilitado pelo Ministério da Saúde para reabilitação visual e auditiva, amplia o atendimento contando agora com quatro modalidades de reabilitação: intelectual, física, auditiva e visual.

O número de pacientes atendidos passará de 200 para, no mínimo, 700 ao mês e, os procedimentos também serão ampliados passando de 3 mil, para, no mínimo, 6.195 ao mês.

“Ao passar pela prefeitura pela quarta vez eu tenho o sentimento de que estamos em uma caminhada propositiva e produtiva no tema da pessoa com deficiência. Ao longo dos anos o debate se intensificou, o avanço da ciência se tornou um diferencial e tive a oportunidade de conviver com grandes gestores que tinham em seu norte esse tema e pudemos desenvolver muita coisa em nosso município. Fomos a primeira cidade da Região Metropolitana a ter uma secretaria para cuidar do tema, fundada em 2009, a Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência ou Mobilidade Reduzida. Dr. Cristiano foi uma das pessoas que mais se dedicaram a essa causa, de forma técnica e comprometida. Junto com a Regina, reproduziram um centro (CTNEN – Centro de Triagem Neonatal e Estimulação Neurossensorial) que só tinha em Campinas. Fomos a segunda cidade da Região Metropolitana a ter um espaço para diagnosticar de forma precoce diversas doenças raras e transtornos de aprendizagem”, explicou Auricchio.

“A secretaria de Saúde não mede esforços desde há muito tempo para fazer esse tipo de atendimento. Começamos pequenos, por volta de 2010, na USCA (Unidade de Saúde da Criança e do Adolescente) com avaliação neurossensorial e intervenção com algumas crianças. Em 2011, inauguramos o CTNEN e, desde então, nossas ações só cresceram. Agregamos diversos profissionais especializados trazendo qualidade ao atendimento. Hoje, com a perspectiva da criação do Complexo da Pessoa com Deficiência, vamos avançar ainda mais. Temos uma grande equipe que nos auxilia na governança de toda essa engrenagem que tem que funcionar: a Apae com a gestão do CER IV, o CTNEN e a Sedef”, completou a secretária de Saúde, Regina Maura Zetone.

O coordenador do CTNEN, Cristiano Gomes, realizou uma palestra aos presentes informando todo o fluxo de atendimento e protocolos de encaminhamento para cada especialidade atendida. Além disso, falou sobre Início do Aprendiz 2022 (Grupo de Apoio aos Pais de Crianças e Adolescentes com Deficiência e Transtornos), programa lançado em 2012 que foi reorganizado e será relançado atendendo uma solicitação de um grupo de pais e mães através da entidade IASM (Instituto Amor Sem Medidas), que também prestigiou o evento.

“A qualidade de nossos serviços é reflexo do trabalho que nossa equipe desenvolve há 11 anos. Vamos aprofundar, cada vez mais, o debate e o tema da inclusão. São Caetano é uma cidade reconhecida por todo trabalho que faz nessa área. Mais uma vez, estamos inovando com novos fluxos de atendimentos e o sistema de referência que deixará de utilizar as Guias de Autorização de Procedimentos Especiais e passará a ser eletrônico, otimizando tempo”, destacou Cristiano.

Durante o evento, o prefeito também anunciou que até o final de 2023 será entregue o Complexo da Pessoa com Deficiência, obra que deve ser iniciada ainda este ano. “São Caetano teve uma evolução galopante nesse segmento. Nosso compromisso começou desde o momento que decidimos municipalizar a educação trazendo a inclusão para rede. Temos comprometimento e a prática para fortalecer ainda mais a causa na cidade”, finalizou Auricchio.

prefeito Auricchio em inauguração
Com inauguração, Prefeitura de São Caetano amplia o atendimento contando agora com quatro modalidades de reabilitação: intelectual, física, auditiva e visual. Foto: Divulgação/PSCS-Letícia Teixeira
Tags:centro de realibiltaçãoinauguraçãoJosé Auricchio Júniorprefeitoprefeiturasão caetano

Whatsapp

Participe do grupo e receba as principais notícias do Grande ABC na palma da sua mão.

ENTRE NO GRUPO

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.
Compartilhar este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp
Artigo anterior viatura da GCM de Ribeirão Pires Em Ribeirão Pires, corpo é localizado sem vida na Estrada da Cooperativa
Próximo artigo ponte no Rio Pequeno Prefeitura de São Bernardo e Estado inauguram ponte no Riacho Grande

Últimas notícias ABC Paulista

Palmeiras
No Nubank Parque, Palmeiras nunca perdeu da vantagem necessária para o Fluminense avançar
21/10/2026
Por nova mobilização, São Bernardo abre inscrições para troca gratuita de geladeiras e vai beneficiar mais 700 famílias
São Bernardo abre inscrições para troca gratuita de geladeiras e vai beneficiar mais 700 famílias
21/10/2026
Em São Bernardo, GCM Ambiental intensifica fiscalização contra pesca predatória na Represa Billings
Em São Bernardo, GCM Ambiental intensifica fiscalização contra pesca predatória na Represa Billings
21/10/2026
Halloween Novem’Beer 2026 transforma Paranapiacaba em palco de rock, terror e diversão com entrada gratuita
Halloween Novem’Beer 2026 transforma Paranapiacaba em palco de rock, terror e diversão com entrada gratuita
21/10/2026
Após alerta do Smart Sanca, GCM de São Caetano prende quadrilha do Paraná por furtos a supermercados
Após alerta do Smart Sanca, GCM de São Caetano prende quadrilha do Paraná por furtos a supermercados
21/10/2026

Recomendadas

São Caetano chega a 660 dias sem homicídios dolosos, melhor marca entre cidades paulistas
São CaetanoCidades

São Caetano chega a 660 dias sem homicídios dolosos, melhor marca entre cidades paulistas

21/10/2026
São Caetano inicia Mutirão de Mamografia com atendimentos por livre demanda no Complexo Hospitalar
CidadesSão Caetano

São Caetano inicia Mutirão de Mamografia com atendimentos por livre demanda no Complexo Hospitalar

20/10/2026
Braskem pede recuperação extrajudicial para reestruturar dívida de R$ 56 bilhões
Variedades

Braskem expande presença de portfólio renovável na indústria de bens duráveis

20/10/2026
Dívida do Grupo SADA em São Bernardo é de R$ 132 miilhões e valor daria para construir dez novas escolas
São BernardoEconomia

Justiça revoga liminar e mantém cassação de licença da Transzero, do Grupo SADA, em São Bernardo

20/10/2026
ABCD JornalABCD Jornal
Siga-nos
ABCD Jornal © 2026 - Todos os direitos reservados
  • Quem somos
  • Expediente
  • Contato
Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?