Auricchio entrega UBS do Bairro Mauá ampliada e com consultório odontológico

Mais visitadas

Durante evento, prefeito criticou adversários em virtude da fake news sobre atendimento telefônico para coronavírus; mais 300 pessoas usaram o serviço da telemedicina e congestionaram linhas

 

Auricchio entrega UBS do Bairro Mauá ampliada e com consultório odontológico. Foto: Divulgação/PSCS-Letícia Teixeira

 

O prefeito de São Caetano, José Auricchio Júnior, reinaugurou nesta sexta-feira a UBS Darcy Sarmanho Vargas, que ganhou mais três consultórios, sendo um de Odontologia (com escovódromo), especialidade que até então não era oferecida no espaço.

“O Bairro Mauá, agora, tem um equipamento renovado, ampliado e modernizado, pronto para atender os moradores com mais eficiência e conforto. A UBS está mais bonita e funcional, com melhor aproveitamento dos espaços. Tudo de acordo com as normas técnicas de atendimento e de acessibilidade”, considerou Auricchio.

Além da criação dos novos consultórios, as intervenções incluíram a instalação de ar-condicionado, implantação do prontuário eletrônico, reforma da cobertura, revisão dos sistemas de elétrica, lógica e hidráulica, adaptações de piso e sinalização para acessibilidade, e novo mobiliário. O investimento total foi de R$ 478.664,18.

“As UBSs são a porta de entrada dos moradores ao sistema municipal. Aqui, oferecemos diversos serviços para a promoção da Saúde e a prevenção de doenças, melhorando a qualidade de vida da população. As revitalizações são fundamentais para mantermos o elevado padrão de atendimentos”, observou a responsável pela Secretaria de Saúde, Eliana Rstom.

Inaugurada em 1968, como Posto de Puericultura, a UBS Darcy Vargas oferece atendimentos em Clínica Médica, Pediatria, Ginecologia, Odontologia (novo), Psicologia, Fonoaudiologia, Nutrição, Eletrocardiograma, Coleta de Sangue, Papanicolau e Estratégia Saúde da Família.

O local possui uma farmácia municipal, para a distribuição gratuita de medicamentos. Antes da revitalização, a média mensal era de 1.000 atendimentos, número que deve aumentar com a ampliação – 23 profissionais atuam no equipamento.

“A UBS está linda. A Saúde em São Caetano é maravilhosa”, elogiou a arrumadeira Gislaine Ramalho, 40 anos, que fez questão de prestigiar a reinauguração ao lado do filho Guilherme, de 9. Gislaine voltará à Darcy Vargas já na terça-feira (17/3), para consulta com dentista.

Esta é a sétima UBS entregue revitalizada pela Prefeitura desde 2019. As demais são Ivanhoé Esposito (Bairro Barcelona), Maria Corbeta Segato (Bairro Prosperidade), Dolores Massei (Bairro São José), Moacir Gallina (Bairro Cerâmica), Nair Spina Benedictis (Bairro Oswaldo Cruz) e Amélia R. Locatelli (Bairro Santa Maria).

Em breve, serão entregues as obras do Centro Policlínico Gentil Rstom (Bairro Nova Gerty) e do Centro de Especialidades Médicas (Bairro Fundação). O investimento total no Plano de Revitalização das 9 unidades é de cerca de R$ 3 milhões.

EX-PRIMEIRA-DAMA DO BRASIL

Darcy Sarmanho nasceu em São Borja, no Rio Grande do Sul. Em 1911, aos 15 anos de idade, casou-se com o então advogado Getúlio Vargas. O casal teve cinco filhos. Darcy sempre esteve ao lado de Getúlio Vargas nas cenas políticas, demonstrando seu compromisso com o Brasil por meio de obras sociais. Criou em Porto Alegre a chamada “legião da caridade”. Após a declaração do ingresso do Brasil na Segunda Guerra Mundial, em 1942, a primeira-dama criou a Legião Brasileira de Assistência (LBA). Mesmo após o suicídio de Getúlio Vargas, ela continuou trabalhando na Fundação. Dona Darcy Vargas morreu no dia 25 de junho de 1968, aos 72 anos.

 

Durante evento, prefeito Auricchio criticou adversários em virtude da fake news sobre atendimento telefônico para coronavírus. Foto: Divulgação/PSCS-Letícia Teixeira

COMBATE ÀS FAKE NEWS E CORONAVÍRUS

Durante a reinauguração, Auricchio cobrou responsabilidade às pessoas que têm agido de má-fé nas redes sociais disseminando notícias falsas. Na quinta-feira (12/3), circulou em grupos de Facebook e WhatsApp uma fake news sobre o Programa de Telemedicina, que, segundo o falso texto, enviaria profissionais às casas dos munícipes para coletar materiais para exames em casos suspeitos de coronavírus.

 

“A Telemedicina é orientação médica por telefone para casos de baixa complexidade. Não há atendimento presencial. Um serviço que iniciamos há 11 dias e que tem sido muito bem avaliado pela população. Muda o padrão da Saúde de São Caetano do Sul. E, enquanto o mundo vive a pandemia do coronavírus, políticos, que representam a união do rejeitado com o fracassado, propagam mentiras e levam o pânico aos moradores. Isso combatemos com trabalho e com a verdade”, ressaltou o prefeito, informando que, somente na noite de quinta-feira, foram registrados mais de 300 chamados para o serviço em virtude da fake news, congestionando as linhas e prejudicando o atendimento de quem realmente precisa.

 

Mais publicações

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Últimas publicações