VOLTAR
  • Cidades

Auricchio entrega 2º Pet Móvel e anuncia entrega de UBS Animal para maio

Obras do Hospital Universitário Veterinário de São Caetano começarão até junho

  • Auricchio entrega 2º Pet Móvel e afirma que número de castrações dobrará.
    Foto: Gislayne Jacinto
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 08/03/2020
  • Compartilhar:

Obras do Hospital Universitário Veterinário de São Caetano começarão até junho

 

Auricchio entrega 2º Pet Móvel e afirma que número de castrações dobrará. Foto: Gislayne Jacinto

 

O prefeito de São Caetano, José Auricchio Júnior (PSDB), entregou neste domingo (08/03) o segundo Pet Móvel, mais conhecido como castramóvel. Com a entrega, a cidade dobrará a capacidade de castração gratuitas nos bairros, que hoje chega em torno de 30 por mês. Desde que o primeiro trailer iniciou os atendimentos, já foram realizadas 130 cirurgias.

O segundo castramóvel foi possível devido a uma emenda parlamentar do deputado federal Ricardo Izar, no valor de R$ 150 mil. “O importante é que aumentaremos a capacidade de atendimentos gratuitos nos bairro. Esse serviço tem tido bastante aceitação da população”, afirmou o prefeito.

O programa municipal de castração é destinado a animais resgatados, errantes, comunitários, de protetores independentes, adquiridos em feiras de adoções e de famílias de baixa renda cadastradas nos programas sociais do município.

Quem se enquadra nos critérios e tem interesse na castração, deve efetuar o pré-cadastro enviando e-mail para bemestaranimal@saocaetanodosul.sp.gov.br, com as seguintes informações: nome, endereço e telefone para contato, além de nome, idade, peso aproximado, sexo e raça do animal (e outras observações, se necessárias).

 

Prefeito afirma que UBS Animal será inaugurada em maio deste ano. Foto: Gislayne Jacinto

 

UBS Aninal

O prefeito Auricchio também anunciou neste domingo que UBS (Unidade Básica de Saúde) voltada para atendimento aos animais será inaugurada em maio.

De acordo com Auricchio, a UBS Animal terá atendimentos agendados e  haverá consultas e vacinas. Urgências e Emergências só serão feitas no Hospital Veterinário, cujas obras começarão até junho.

Protocolo de intenção

Em novembro do ano passado, Auricchio e o reitor da USCS, Marcos Sidnei Bassi, assinaram o protocolo de intenções para a construção desse Hospital Veterinário Universitário, o primeiro do tipo no ABCD. A iniciativa se dá a partir da criação do curso de Medicina Veterinária da USCS, cujas aulas iniciaram em 2020, com os alunos necessitando de um campo de estágio.

O Hospital Veterinário Universitário funcionará dentro do Civisa (Centro Integrado de Vigilância à Saúde), na Rua Justino Paixão, 141, Bairro Mauá, após reforma para adaptação do espaço. A unidade realizará consultas e procedimentos cirúrgicos de baixa e média complexidades. Tudo gratuito.

Programa Animal

São Caetano tem tido várias ações voltadas aos animais. Em 10 de novembro, foi lançado o Programa Municipal de Saúde e Bem-Estar Animal, que concentra série de ações que visam a proteção e a vida saudável dos pets.

O pacote inclui a regulamentação da condução de animais no transporte coletivo, além de duas unidades móveis Saúde Animal em Movimento, para consultas e castração de pets comunitários e de população de baixa renda.