Auricchio e Regina Maura admitem lotação na UPA e reforçarão equipe médica

 Prefeito e secretária da saúde de São Caetano afirmam quem excesso de pessoas é porque moradores de fora buscam atendimento na cidade

 

upa
Prefeito e secretária da Saúde dizem que UPA apresenta superlotação de pacientes devido aos pacientes de foram que procuram a cidade. Foto: Divulgação/PSCS

 

A superlotação da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) que fica no mesmo prédio do PS (Pronto Socorro) do Hospital Albert Sabin de São Caetano foi alvo de postagens e comentários nas redes sociais nesta semana. O prefeito José Auricchio Júnior (PSDB) e a secretária de Saúde, Regina Maura Zetone, admitem o fato e atribuem ao excesso de pessoas que vem de outros municípios da Grande São Paulo para buscar atendimento na cidade.

Quando o serviço é bom, atrai paciente de fora. Vem gente de São Paulo, São Bernardo, Santo André, Diadema, Franco da Rocha, Guarulhos, Mauá, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra, entre outros municípios da Grande São Paulo. Não temos uma série história, mas os números são enormes. A superlotação ocorre por conta de moradores de outras cidades. Mas todos têm o mesmo atendimento de gratuidade e acesso, que são os princípios do SUS (Sistema Único de Saúde)”, afirmou o prefeito.

A secretária de Saúde, Regina Maura, afirmou que “sempre” houve superlotação quando se trata de emergência e urgência. “Não é de agora. Quanto melhor atende, mas lota. A questão da UPA sempre vai estar lotada porque atende outros municípios”, disse.

A secretária de Saúde acrescentou que devido ao volume de pacientes na urgência reforçará a equipe médica. “Temos oito clínicos, sem contar que ainda exitem ortopedistas, cirurgiões e dentistas. Já coloquei um reforço, mas vou colocar mais”, concluiu Regina Maura ao salientar que 1,2 mil pessoas passam diariamente pelo PS, que atende só moradores de São Caetano, e pela UPA , cujo atendimento se estende a pacientes de outros municípios.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.


*