VOLTAR
  • Política

Auricchio diz que PSD está na gestão e que definirá líder de governo em janeiro

Principal adversário do prefeito nas eleições de 2020, Fábio Palacio, disputou pela legenda liderada por Gilberto Kassab, que participou de posse de tucano

  • Após posse, Auricchio diz que PSD está na gestão e que definirá líder de governo em janeiro.
    Foto: Divulgação/PSCS
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 27/12/2021
  • Compartilhar:

Principal adversário do prefeito nas eleições de 2020, Fábio Palacio, disputou pela legenda liderada por Gilberto Kassab, que participou de posse de tucano

 

Após a solenidade de transmissão de posse nesta segunda-feira (25/12), o prefeito de São Caetano, José Auricchio Jr. (PSDB), concedeu entrevista coletiva aos jornalistas e disse que o PSD está na sua gestão. Esse foi o partido que Fábio Palacio, seu principal adversário nas eleições de 2020, disputou o pleito em 2020.

Além de Gilberto Kassab, fundador e presidente nacional do PSD, ter participado na última sexta-feira (23/12) da posse de Auricchio na Câmara, Auricchio  ainda escolheu Paulo Rossi para comandar a Secretaria da Fazenda. Ele é filiado ao PSD e foi candidato a prefeito de Amparo em 2020 e ficou em segundo lugar no pleito. Antes de assumir como secretário em São Caetano, Rossi era do primeiro escalão da Prefeitura de Atibaia.

Questionado se o PSD fará parte de sua base, o prefeito de São Caetano respondeu de forma bem direta: “O PSD faz parte da minha gestão e não da base”.

Na Câmara, o PSD tem como vereadores César Oliva e Ubiratan Figueiredo, principais opositores ao governo Auricchio na cidade.

No dia da posse de Auricchio, o presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, discursou e já sinalizou apoio da legenda ao governo do tucano.

Auricchio afirmou ainda na coletiva que as autarquias passarão por remodelação e que a  liderança de governo na Câmara será definida somente no fim de janeiro. Na gestão interina de Tite Campanella (Cidadania) o líder foi Gilberto Costa.

 Transmissão de cargo

auricchio e seraphim

Prefeitura de São Caetano realizou nesta segunda, no Palácio da Cerâmica, a cerimônia de transmissão de posse do prefeito José Auricchio Júnior, do vice-prefeito Carlos Humberto Seraphim. Foto: Divulgação/PSCS

A Prefeitura de São Caetano realizou nesta segunda-feira (27/12), no Palácio da Cerâmica, a cerimônia de transmissão de posse do prefeito José Auricchio Júnior, do vice-prefeito Carlos Humberto Seraphim, e do secretariado que irá compor o primeiro escalão na Gestão 2021/24.

As mudanças ocorreram em praticamente todas as pastas, com nomes que já compunham o governo e outros como Minéa Paschoaleto Fratelli, que foi secretária adjunta de Educação na Prefeitura de São Paulo e assumiu a pasta de Educação.

Ingressam, também, na Administração Municipal Estela Cristina Bonjardim, delegada de polícia da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, que assume a CGM (Controladoria Geral do Município); Paulo José Rossi, que vem da Secretaria de Finanças de Atibaia para a Fazenda, e Lourival dos Santos Silva, investigador na Denarc (Divisão Estadual de Narcóticos) da Polícia Civil de São Paulo, que ficará à frente da Seseg (Secretaria de Segurança). Bruno Vassari permanece como Chefe de Gabinete e Mauro Chekin na SELJ (Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude).

O prefeito Auricchio iniciou sua fala lembrando com emoção deste ano que passou longe da cadeira de prefeito por uma questão da Justiça Eleitoral, resolvida com a vitória unânime no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e sua posse na semana passada.

“A emoção é muito grande, primeiramente de estarmos todos aqui, com saúde, nos revendo presencialmente mesmo tomando ainda todas as precauções necessárias, devidamente vacinados. Depois, é preciso agradecer de forma especial a condução do agora presidente da Câmara Municipal, Tite Campanella, que assumiu a condição de prefeito em exercício de forma íntegra e soube cumprir o que era proposto pelo programa de governo do nosso grupo político, do qual ele faz parte. Por fim, não posso deixar de agradecer à classe política, um Legislativo incansável, que deu o suporte necessário para que todos no Executivo pudessem cumprir com maestria seu papel e à população, que soube ter paciência para esperar a decisão política em Brasília, com a certeza de que a cidade não parou um segundo sequer de seguir em frente”, ressaltou Auricchio.

O prefeito agradeceu a colaboração dos secretários, tanto os que deixam as pastas quanto os que devem assumir novos desafios. “Sempre me esmerei em criar e cumprir planos de governo nas três vezes anteriores que eu estive como prefeito e, agora, só tenho duas coisas a dizer para estes colaboradores que estão aqui. A primeira é para os colaboradores que continuam, para os que estão em pastas diferentes, mas sabem a forma como trabalhamos, e, principalmente, para os que iniciam hoje essa jornada conosco: é que não tenho outra expectativa senão a de entregarmos em 31 de dezembro de 2024 uma São Caetano muito melhor que a que temos hoje e recuperarmos o tempo perdido, que essa pandemia nos roubou. A segunda declaração é expressar minha gratidão a todos os que permanecem e aos que aceitaram o convite de receber esse desafio”, complementou Auricchio.

NOVOS SECRETÁRIOS

secretário de são caetano

Auricchio dá posse a novos secretários pra a gestão 2021 a 2024. Foto: Divulgação/PSCS

Bruno Vassari (Chefe de Gabinete) Graduado em Direito pela Faculdade de Direito de São Bernardo e pós-graduado em Direito Tributário pela PUC São Paulo. Desde 2019, é o chefe de gabinete da Prefeitura de São Caetano.

José Luiz Toloza Oliveira Costa (Procuradoria Geral do Município) Graduado em Direito pela PUC São Paulo, também foi Juiz de Direito do Tribunal de Justiça de São Paulo até 1995. Possui extensão acadêmica pela Escola de Direito da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Foi vice-presidente da Cohab São Paulo e atual secretário de Assuntos Jurídicos da Prefeitura de São Caetano.

Estela Cristina Bonjardim (Controladoria Geral do Município) Graduada em Direito pela Faculdade de Direito da USP, jornalista pela Universidade Metodista de São Paulo e mestre em Direito das Relações Sociais pela PUC São Paulo, além de possuir doutorado em Administração pela USCS. Foi delegada de polícia da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo.

Minéa Paschoaleto Fratelli (Secretaria de Educação) Graduada em Pedagogia pela PUC-SP e especialista em alfabetização pela ISE Vera Cruz. É mestre em Educação na linha de Avaliação Educacional pela PUC-SP e doutoranda em Educação na área de Políticas Públicas Educacionais pela Uninove. Foi secretária-adjunta de Educação na Prefeitura de São Paulo, onde atua há 20 anos na rede pública.

Marco Antonio Cezario de Melo Junior (Secretaria de Saúde) Graduado pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade de Pernambuco com Residência Médica na área de Otorrinolaringologia. É especialista em Administração em Saúde pela AMB, mestre em gestão em saúde pela FGV. É professor da disciplina de Emergências Médicas da Faculdade de Medicina do ABC. Foi diretor-técnico do Hospital Municipal de Emergências Albert Sabin.

Paulo José Rossi (Secretaria da Fazenda) Graduado em Ciências Contábeis, possui MBA em Finanças Empresariais pela FGV, e mestrando em Economia em Finanças pela FGV. Foi secretário municipal de Finanças de Amparo e secretário municipal de Finanças de Atibaia.

Rodrigo Toscano (Secretaria de Mobilidade Urbana) Bacharel em direito, e o atual superintendente do Saesa (Sistema de Água, Esgoto e Saneamento Ambiental). Foi assessor de gabinete do prefeito de 2005 a 2012 e secretário de Governo em 2017.

Thiago Mata (Secretaria de Assistência e Inclusão Social) Graduado em Publicidade e Propaganda pela Universidade Anhanguera de São Paulo e pós-graduando em Gestão em Serviços de Saúde pela Uninove. Anteriormente, foi assessor na Secretaria de Assistência e Inclusão Social e na Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de São Caetano do Sul.

Andrea Alencar de Oliveira (Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência ou Mobilidade Reduzida) Médica graduada pela Universidade Federal de Alagoas, com residência médica em pediatria pelo Hospital do Servidor Estadual de São Paulo (IAMSP). Possui especialização em oncologia pediátrica pelo Instituto de Oncologia Pediátrica/GRAAC/EPM/Unifesp e MBA em Gestão Hospitalar pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul e mestrado em Sistemas de Saúde pela Uninove. É professora no curso de medicina da Uninove e foi coordenadora técnica do Centro de Triagem Neonatal e Estimulação Neurossensorial (CTNEN) de São Caetano do Sul.

Erike Laerte Busoni (Secretaria de Cultura) Formado pela Fundação das Artes de São Caetano do Sul e pelo Teatro Escola Célia Helena. Foi presidente por duas gestões do Conselho Municipal de Política Pública Cultural de São Caetano, é fundador da Companhia Matilde de Teatro e coordenador da Estação Cultura.

Fernando Trincado Simon (Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo, Tecnologia e Inovação) Graduado em engenharia mecânica pela Universidade Mackenzie. É diretor regional da FIESP e foi secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo, Tecnologia e Inovação, entre os anos de 2020 e 2021.

Jefferson Cirne da Costa (Secretaria de Governo) Graduado em Ciências Contábeis pela Faculdade Cenecista de Varginha e mestre em Cidades Inteligentes e Sustentáveis pela Uninove. Foi secretário de Finanças e Governo em Itatiba e secretário da Fazenda de São Caetano do Sul.

Lourival dos Santos Silva (Secretaria de Segurança) Graduado em Gestão de Segurança Pública pela Universidade Bandeirante de São Paulo e pós-graduado em Gestão Pública pela mesma universidade. Ocupou por duas vezes o cargo de Comandante-Geral da Guarda Civil Municipal de São Caetano. Foi investigador na Divisão Estadual de Narcóticos (Denarc) da Polícia Civil de São Paulo.

Iliomar Darronqui (Secretaria de Obras e Habitação) Graduado em Engenharia Civil, bacharel em Direito e professor de Matemática e Física. Foi vereador por dois mandatos (1976 a 1982 e 1983 a 1988) e vice-prefeito de São Caetano de 1993 a 1996. Foi diretor do Departamento de Obras, Urbanismo e Habitação. Diretor do antigo DAE (Departamento de Águas e Energia), secretário municipal de Mobilidade Urbana de São Caetano do Sul, secretário de Desenvolvimento Econômico de Diadema, diretor de Transportes de Santo André e atualmente é secretário de Serviços Urbanos de São Caetano, anteriormente havia sido diretor da pasta na época em que era Departamento de Serviços Municipais.

Mauro Checkin (Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude) Graduado em Educação Física pela Faculdade de Educação Física de São Caetano do Sul, com pós-graduação em Administração e Gerenciamento Esportivo pelo Instituto Olímpico Brasileiro. Possui especialização em Basquetebol pela USP. Foi secretário municipal de Esportes de São Caetano de 2004 a 2011. É o atual Secretário Municipal de Esporte, Lazer e Juventude do município.

Luís Alberto Garcia Vigilio de Galarraga (Secretaria de Serviços Urbanos) Graduado em Arquitetura pela Universidade de Mogi das Cruzes, pós-graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho pelo Centro Universitário Fundação Santo André e pós-graduado em Engenharia de Avaliações e Perícias pela FMU (Faculdade Metropolitanas Unidas). Foi Diretor da Secretaria de Serviços Urbanos, da Prefeitura de São Caetano do Sul. É servidor público desde 2002.

Fabiane Verones Vigilio Galarraga (Secretaria de Assuntos Jurídicos) Graduada em Direito pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul, pós-graduada em Direito Constitucional e Administrativo pela Escola Paulista de Direito, pós-graduada em Direito Tributário Constitucional pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul, pós-graduada em Direito Penal e Direito Processual Penal pela PUC-SP. Além disso, é especialista em Direito Penal Empresarial pela PUC-SP e em Direito Eleitoral e Processual Eleitoral pela Escola Paulista de Magistratura. É Assessora Técnica Jurídica do gabinete do prefeito desde 2017.

Stefânia Wludarski (Secretaria de Planejamento e Gestão) Graduada em Administração Pública pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e pós-graduada em Gerência de Cidades pela Universidade Armando Álvares Penteado (FAAP). Foi Diretora de Economia e Finanças de 2017 a 2019 na Prefeitura de São Caetano do Sul e Diretora-Geral do Complexo Hospitalar Municipal de São Caetano do Sul.

josé auricchio júnior

Após posse, Auricchio diz que PSD está na gestão e que definirá líder de governo em janeiro. Foto: Divulgação/PSCS