VOLTAR
  • Espaço Pet

Auricchio diz que Hospital Veterinário será inaugurado em março

Informação foi dada durante distribuição de medalhas para localização de animais perdidos; cidade já realizou mais de 3 mil cadastros com pedido de RGA

  • Auricchio entrega medalhas com QR Code para animais e diz que Hospital Veterinário será inaugurado em março.
    Foto: Divulgação
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 16/02/2023
  • Compartilhar:

Informação foi dada durante distribuição de medalhas para localização de animais perdidos; cidade já realizou mais de 3 mil cadastros com pedido de RGA

O prefeito de São Caetano do Sul, José Auricchio Júnior, disse nesta quinta-feira (16/02) que o Hospital Veterinário será inaugurado em março. “Estamos na iminência. Será inaugurado no transcorrer de março, estamos ajustando as datas”, disse o prefeito.

Esse será primeiro hospital veterinário público do ABCD. São Bernardo e Santo André também estão construindo, mas o primeiro a ser entregue será o de São Caetano. Quando foi anunciado, a Prefeitura informou que oHospital Veterinário será composto por clínicas de pequenos e grandes animais, incluindo cães, gatos, pets não convencionais, equinos e demais espécies. Contará com salas de atendimento, para pequenos animais e pets não convencionais, baias para animais de grande porte, centros cirúrgicos e consultórios para atender animais de pequeno e grande porte. O espaço terá, ainda equipamentos para exames de imagem, radiologia e de diagnóstico clínico-laboratorial.

Auricchio informou sobre a entrega do Hospital Veterinário durante a entrega de medalhas com QR Code para localizar animais perdidos, uma novidade no País já que são distribuídas gratuitamente. Para receber a medalha é necessário solicitar o RGA (Registro Geral Animal) pelo site da prefeitura, no link de Saúde e Bem-estar Animal.

Auricchio estava acompanhado da secretária de Saúde, Regina Maura Zetone, e da subsecretária de Proteção e Bem-Estar Animal, Alexandra Gimenez da Costa. A entrega foi   no Parque Catarina Scarparo D’Agostini, o Chiquinho.

Entrega de medalhas de localização de animas

Auricchio entrega medalhas com QR Code para animais e diz que Hospital Veterinário será inaugurado em março. Foto: Divulgação

Medalhas

Mais de 3 mil pessoas já solicitaram o documento para receber as medalhas.  Para receber a medalha é necessário solicitar o RGA (Registro Geral Animal) pelo site da prefeitura, no link de Saúde e Bem-estar Animal.

A medalhinha tem o número do RG Animal e, caso o pet se perca, basta acessar o QRCode com a câmera do celular para fazer contato com o tutor. São Caetano é a primeira cidade do estado a adquirir essa tecnologia.

Em menos de um mês de programa, mais de 3.081 pessoas já solicitaram o documento. “A quantidade de documentos emitidos já mostra claramente que a população aderiu ao programa, um sucesso. Já entregamos 1,2 mil medalhas que ficam presas na coleira do pet. Com a subsecretaria de Proteção e Bem-Estar Animal, essa foi uma das pautas em que mais avançamos neste ano. Tivemos ganhos excepcionais para a causa animal de São Caetano”, destacou Auricchio.

Felipe Antonio Biazotto é tutor da Lila, de 4 anos.   “Eu já tinha procurado medalhinhas na internet porque acho importante manter o animal identificado. Embora São Caetano não tenha muitos animais errantes pela rua, nos parques soltamos nossos pets e eles podem se perder.  Essa iniciativa é muito importante, a medalha com a localização por QR Code é um grande diferencial. Realmente a cidade está montando uma estrutura de atendimento aos pets muito inovadora”, afirmou.

cão com medalha com QR Code

São Caetano já realizou mais de 3 mil registros com pedidos de RGA e medalhas e já entregou 1.200. Foto: Divulgação/PSCS-Letícia Teixeira

Thamires Amorim de Carvalho, que recentemente passou pela experiência de perder seu gatinho Baruck, foi uma das primeiras a receber a medalhinha. “Baruck recebeu a medalha logo que o programa foi lançado e não tiramos mais do pescoço dele. Hoje recebi dos meus dois cachorros e do gatinho da minha mãe. Agora todos os nossos pets estão identificados”.

Quando o tutor solicitar o RGA, será confeccionada uma tag para ser colocada junto à coleira com o número do RGA e um QR Code. Caso o animal se perca, qualquer pessoa com uma câmera de celular faz a leitura do código e poderá enviar um whatsapp ou email informando ao proprietário do animal sua localização.

O RGA é um documento digital que será emitido e enviado ao tutor por e-mail. A medalha com QR Code é confeccionada com o número do RGA e, em até 30 dias, o tutor receberá um e-mail informando a data e horário de retirada. A entrega será realizada toda segunda e sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 16h, no Parque Catarina Scarparo D’Agostini, o Chiquinho.

O documento é emitido para todos os moradores que possuem cães e gatos e a solicitação deve ser feita no site da prefeitura (https://www.saocaetanodosul.sp.gov.br/page/saude-e-bem-estar-animal), no link Saúde e Bem-Estar Animal.

 Veja vídeo sobre colocação de medalhas