VOLTAR
  • Política

Auricchio decide na próxima semana novas ações contra síndromes gripais

Prefeito de São Caetano realizou discussão neste sábado com equipe da saúde, mas nova reunião foi agendada na semana que vem com a Educação

  • refeito de São Caetano, José Auricchio Júnior, e a secretária de Saúde da cidade, Regina Maura Zetone, discutem com Comitês da Saúde ações contra síndromes gripais.
    Foto: Divulgação
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 21/05/2022
  • Compartilhar:

Prefeito de São Caetano realizou discussão neste sábado com equipe da saúde, mas nova reunião foi agendada na semana que vem com a Educação

regina maura e josé auricchio

refeito de São Caetano, José Auricchio Júnior, e a secretária de Saúde da cidade, Regina Maura Zetone, discutem com Comitês da Saúde ações contra síndromes gripais. Foto: Divulgação

O prefeito de São Caetano, José Auricchio Júnior, realizou neste sábado (21/05) uma reunião com uma equipe da Secretaria de Saúde para discutir  novas ações contra os casos de síndromes gripais que têm aumentado na cidade, principalmente na comunidade escolar. Uma escola já teve de ser fechada nesta semana por conta de vários casos de Covid-19 entre os professores.

De acordo com a secretária de Saúde, Regina Maura Zetone, de abril para maio, os casos dobraram na cidade. Ela informou que cresceu número de  síndromes gripais, que não incluem somente a Covid.

O município teve até de reforçar as equipes médicas para cuidar dos infectados. “Esse aumento volumoso de síndromes respiratórias tem trazido um com congestionamento dos serviços do pronto-socorro, em especial da ala pediátrica da UPA Infantil. Então, aí já teve de mexer na alocação de recursos humanos pra melhorar a resposta, o tempo resposta”, disse o prefeito.

Ao ser indagado se entre as ações estarão o uso de máscaras em escolas e locais públicos assim como recomendou o prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, Auricchio disse que nunca deixou de recomendar a continuidade do uso da máscara.

“Eu sempre recomendei o uso de máscara. A recomendação é permanente, até porque acho que isso vai virar algo meio que cultural da população, sobretudo nesse período que nós estamos de crise respiratória, que você não sabe o que é o que. Então, a melhor coisa que tem é usar máscara mesmo. Então a recomendação é permanente em São Caetano”, afirmou.

O prefeito afirmou que as reuniões que fará (isso inclui a deste sábado) é criar estratégias para combater o conjunto de doenças respiratórias. “Nós estamos atentos e a questão de recomendar o uso de máscara aqui, aqui sempre foi recomendado”, informou o prefeito.

Escolas

A secretária de Saúde disse que a intenção é continuar monitorando o número de casos de síndromes gripais nas escolas. “ Eu estou vendo o manual da Secretaria de Educação, pra gente ver qual proporcionalidade de alunos contaminados ou de professores e que se indique o recesso da escola naquele momento. Mas eu acredito que temos de observar a proporcionalidade, assim como aconteceu lá na escola Ângelo Raphael Pellegrino que não iria ter professor pra dar aula e, em decorrência disso, teve de fechar. Mas os surtos realmente vão acontecer, pois a contaminação está bem acelerada, a propagação está bem rápida”, alertou a secretária.

EMEF Ângelo Raphael Pellegrino

EMEF Ângelo Raphael Pellegrino tem vários professores infectados com o coronavírus e interrompeu aulas presenciais. Foto: Reprodução

Boa notícia

A Secretária afirmou que, apesar do aumento dos casos, não refletiu nas internações. “Estamos com zero internação. Nesta quinta-feira (19/05) só havia um paciente na enfermaria e ele já teve alta”, comemorou Regina Maura.

“Isso é o reflexo da população estar vacinada. Só vai ter problemas quem não foi vacinado, provavelmente vai ter problemas respiratórios. Mas 99% da população já está vacinada”, completou Regina Maura.

Auricchio também ressaltou a questão de não ter internações na cidade mesmo com o aumento de síndromes gripais. “Se for uma quarta onda, é uma quarta onda bem mais fraca que a terceira. Assim esperamos. Sem necessidade de internação”, avaliou.

Idosos

Ao ser indagado se haverá alguma recomendação especial envolvendo as  atividades com os idosos, o prefeito afirmou que é preciso aguardar as decisões do Comitê de Saúde. “Vamos aguardar a orientação e observação do comitê, dos infectologistas”, concluiu.

 

 

 

 

 

 

São Caetano também espera deliberação do governo federal a respeito de doses de reforço menores de 18 anos e também sobre a quarta dose para as pessoas entre 18 e 59 anos.