VOLTAR
  • Variedades

Auricchio dá início ao Programa Mães Acolhedoras na rede de Educação

Prefeitura selecionou 420 mães que atuarão nas escolas municipais apoiando o ProNutri (Programa de Educação Nutricional)

  • Auricchio de início em setembro ao Programa Mães Acolhedoras na rede de Educação.
    Foto: Divulgação/PSCS
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 04/09/2023
  • Compartilhar:

Prefeitura selecionou 420 mães que atuarão nas escolas municipais apoiando o ProNutri (Programa de Educação Nutricional)

Auricchio no lançamento do mães acolhedoras

Auricchio dá início ao Programa Mães Acolhedoras na rede de Educação. Foto: Divulgação/PSCS

Começa nesta segunda-feira (4/9), o Programa Mães Acolhedoras nas 66 escolas da rede municipal de São Caetano do Sul. As 420 mães selecionadas para atuarem nas escolas municipais, apoiando o ProNutri (Programa de Educação Nutricional), já estão em seus postos. Elas vão contribuir com a implantação e cuidado das hortas escolares, uma das peças-chaves do ProNutri, além de ajudarem no momento de alimentação das crianças.

Na última sexta-feira (1/9), a Prefeitura de São Caetano promoveu um encontro das Mães Acolhedoras no Cecape (Centro de Capacitação dos Profissionais da Educação) Drª Zilda Arns, para a entrega dos uniformes e assinaturas dos documentos que oficializam essa colaboração. Presente ao evento, o prefeito José Auricchio Júnior fez a entrega simbólica do uniforme a uma das mães e agradeceu a todas pela carinhosa salva de palmas com que foi recebido.

Ele também fez um agradecimento especial às secretarias que tornaram possível esse projeto pioneiro no país: a Seeduc (Secretaria Municipal de Educação) e a Seais (Secretaria Municipal de Assistência e Inclusão Social), parceiras na coordenação; e a Secretaria de Fazenda, que conseguiu incluir esse novo projeto no orçamento municipal.

“A partir de hoje, vocês também se tornam educadoras de São Caetano do Sul”, disse o prefeito às mães presentes ao evento. “Vocês irão contribuir para aprimorar ainda mais a qualidade da Educação do município, que já foi reconhecida como a melhor do Estado de São Paulo (pelo Ranking Cidades Sustentáveis)”.

Auricchio também fez um convite às participantes do programa: “As inscrições de concurso à Prefeitura de São Caetano estão abertas e espero que muitas de vocês possam participar”, disse o prefeito. As inscrições para 578 empregos públicos de nível Fundamental, Médio, Técnico e Superior devem ser realizadas até 5 de outubro, somente via internet, no site da Prefeitura ou diretamente no endereço eletrônico do organizador do concurso: www.idecan.org.br.

Paula Regina dos Santos Barros, que começou a trabalhar hoje na EMEI (Escola Municipal de Educação Infantil) Fernando Piva (Bairro Olímpico) onde estuda o seu filho Lorenzo, de 5 anos de idade, tem exatamente esse propósito: “Sou professora de Educação Infantil e trabalhei na rede particular até que veio a pandemia e perdi o emprego. Achei o programa Mães Acolhedoras uma grande oportunidade. Vou trabalhar meio período numa escola ao lado da minha casa, enquanto estudo para prestar concurso para professora da rede municipal de São Caetano.”

PROGRAMA MÃES ACOLHEDORAS
Resultado de uma parceria entre Seais e Seeduc, o novo programa tem o objetivo de conceder atenção social especial a mulheres em situações de vulnerabilidade no município, especialmente aquelas sem emprego e renda, integrantes de famílias economicamente desamparadas, promovendo reinserção profissional.

O Programa promoverá o exercício de atividades orientadas pela Seais e Seeduc na Rede Municipal de Educação, e o desenvolvimento de atividades de capacitação social e de cidadania. As 420 mães selecionadas receberão o auxílio de um salário-mínimo mensal por cinco horas diárias de trabalho, de segunda a sexta. O contrato tem vigência de um ano, podendo ser prorrogado por mais um.