Auricchio aposta na evolução da tecnologia em S.Caetano e apresenta plano

Mais visitadas

Prefeito divulgou propostas que vão desde ações na área econômica, passam pela Segurança, Saúde, Social e Educação e gestão administrativa

 

Auricchio aposta na evolução da tecnologia em São Caetano e apresenta plano. Foto: Divulgação

 

O prefeito de São Caetano, José Auricchio Júnior (PSDB), que busca a reeleição neste ano, apresentou um plano que visa a ampliação do uso da tecnologia para fazer São Caetano evoluir.   As propostas tecnológicas vão desde ações na área econômica, passam pela Segurança, Saúde, Social e Educação, até a gestão administrativa.

“Preparamos o município para o hoje e para o amanhã, com soluções tecnológicas de governança pública que permitam a plena digitalização da relação entre o governo e o cidadão e facilite a vida das pessoas. É essa a visão de futuro que temos para São Caetano do Sul”, afirma Auricchio.

O prefeito citou algumas implementações feitas em seus três mandatos, como a implantação de prontuários eletrônicos da Saúde, seja na Educação, com a parceria com a Google For Education, a empresa norte-americana sediada em Mountain View, na Califórnia. “Esses processos serão ampliados e aperfeiçoados”, disse.

Na área de Desenvolvimento Econômico, o destaque tecnológico, segundo o prefeito, é a Implantação do Sistema Municipal e do Centro Municipal de Inovação. O ecossistema de inovação foi criado ano passado pela lei 5.822. Envolve a Prefeitura, a sociedade civil organizada, o segmento educacional e a iniciativa privada, com o objetivo de transformar São Caetano na “Capital da Inovação Brasileira”.

De acordo com o Plano do prefeito, serão incentivadas a vinda de startups e empresas de inovação com foco em healthtechs (de Saúde) e govtechs (de gestão). Localizado junto ao futuro Parque Tamoyo, o Centro Municipal de Inovação contará com infraestrutura de um ambiente corporativo compartilhado (coworking) e instalações de apoio às ações de inovação e implantação de startups.

 

Caso se reeleja, o tucano criará a plataforma digital de comércio e serviços, associada ao Cartão São Caetano. Funcionará como uma fintech municipal, concentrando os recebíveis de beneficiários de programas de transferência de renda e realizando transações digitais de compra de produtos e serviços. A iniciativa auxiliará na ativação da economia local para superação da crise pandêmica.

Auricchio ainda prevê elaborar o ‘Plano Estratégico São Caetano Cidade Inteligente’ junto com a população e operacionalizar a Lei das Antenas 5G. A Lei Municipal 5.889/2020 atualiza a regulamentação das estações de rádio-base no município e coloca São Caetano em posição privilegiada para a chegada de quinta geração de internet.

No mandato 2021-2024 será elaborado manual de licenciamento das antenas e realizado trabalho de sensibilização junto ao setor para facilitar a entrada da tecnologia no município. Ainda na questão de desenvolvimento econômico, as propostas de Auricchio visam criar a feira do artesanato digital e o portal de imóveis e informações imobiliárias.

No setor de Segurança, o destaque será o  uso de destacamento aéreo por meio de drones, integrados ao Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), inaugurado em agosto por Auricchio. Essa medida faz parte do projeto Meu Bairro Mais Seguro, que consta no plano de governo. Além disso, será criado um aplicativo para monitoramento de ocorrências policiais, que permitirá ao cidadão acompanhar em tempo real os acontecimentos e servirá como linha direta para o acionamento do SOS Cidadão 156. Em uma segunda fase, o app terá interface com a ‘internet das coisas’ (IoT), em especial por meio de chips em veículos, bens e estabelecimentos comerciais que permitam a geolocalização.

No campo da gestão pública será implantado o Atende Fácil Digital – Papel Zero. Com a consolidação do Cartão São Caetano, o Atende Fácil Digital será um aplicativo que reunirá gradualmente todos os serviços prestados pela Prefeitura e proporcionará a digitalização da relação entre cidadão e governo, propiciando economia de recursos na máquina administrativa, maior sustentabilidade com a gradual eliminação do papel e maior agilidade na marcação de consultas e exames, na realização de matrículas escolares, no recolhimento de tributos e no recebimento de benefícios sociais.

Devido à implantações já em andamento,  São Caetano ganhou o prêmio de Melhor Cidade em Inclusão Digital, pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

 

Mais publicações

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Últimas publicações