O prefeito de São Caetano do Sul, José Auricchio Júnior, anunciou a criação do Programa Tarifa Zero, que versa sobre a gratuidade no transporte público municipal. Com a medida, todos os passageiros poderão pegar os ônibus das oito linhas da cidade de graça, independentemente da idade. O anúncio foi feito na noite desta segunda-feira (16/10), no Palácio da Cerâmica, em ato para a entrega do projeto de lei à Câmara de Vereadores.
A iniciativa é inédita no ABC. Entre os 39 municípios da Região Metropolitana de São Paulo, somente Vargem Grande Paulista adota a tarifa zero. A expectativa é a de que a norma passe a vigorar em São Caetano já em 1º de novembro – a depender da tramitação no Legislativo.
“Este é o momento mais importante da história da mobilidade urbana da nossa cidade. Fruto de um grande esforço que temos feito desde 2017, e que conseguimos realizar com um forte ajuste de caixa”, ressaltou Auricchio. “Um marco que atingimos com muitos estudos, incluindo um rigoroso planejamento fiscal e tributário”, concluiu o prefeito.
A Prefeitura pagará a totalidade da tarifa (R$ 5,00 por passageiro) diretamente à VIPE (Viação Padre Eustáquio), concessionária do sistema. O investimento previsto é de cerca de R$ 2,9 milhões por mês.
Este impacto já considera o aumento do número de passageiros em 50% – atualmente são 15 mil usuários por dia. Para suportar a futura demanda, serão adicionados mais cinco ônibus à frota atual, que passará a contar com 54 veículos.
“Como deputado, vejo as dificuldades financeiras que as prefeituras enfrentam, e São Caetano consegue superar as barreiras e transformar os desafios em conquistas para a população. A Tarifa Zero é mais um exemplo disso, que vem para transformar a mobilidade urbana da cidade”, observou o deputado estadual Thiago Auricchio.
A Tarifa Zero traz diversas vantagens na mobilidade urbana e também nos setores econômico, social e ambiental. Estimula o uso do transporte público em detrimento do privado; gera economia de dinheiro aos passageiros e de vale-transporte às empresas; e reduz a quantidade de carros nas ruas e, consequentemente, a poluição.
De acordo com levantamento da ANTP (Associação Nacional de Transportes Públicos), as motos poluem 32 vezes mais e gastam 5 vezes mais energia por passageiro do que os ônibus (considerando 1 ocupante por moto e 50 por ônibus).
Já os automóveis poluem 17 vezes mais e gastam 13 vezes mais energia do que os ônibus (considerando 1,3 ocupante por automóvel e 50 por ônibus).
Ao perceberem a aproximação da viatura, os ocupantes tentaram fugir, dando início a uma perseguição
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