23 de janeiro de 2022

‘Aumento de 21,74% no IPTU de Sto.André penaliza morador’, diz vereador

Mais visitadas

Ricardo Alvarez afirma que momento é inadequado para reajustar tributos por conta da crise e do desemprego; Prefeitura critica postura de parlamentar

vereador ricardo alvarez
Ricardo Alvarez afirma que momento é inadequado para reajustar IPTU por conta da crise e do desemprego. Foto: Divulgação

O vereador Ricardo Alvarez (Psol) criticou o aumento do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) nos carnês que começaram a chegar na casa dos moradores. De acordo com o parlamentar, o índice de reajuste, de 21,74%, está bem acima da inflação. A expectativa de arrecadação de 2022 com esse tributo é de R$ 341 milhões.

“O prefeito Paulo Serra aplicou duas inflações em cima do IPTU de Santo André para 2022. Uma no valor dos imóveis e outra nas alíquotas. O momento é completamente inadequado para isso, com fome, miséria e desemprego”, afirmou Alvarez, ao acrescentar que no momento da votação na Câmara já havia alertado para o aumento seria superior a 20%, o dobro da inflação.

Em 2018, o governo de Paulo Serra também enfrentou críticas e até manifestações. Após pressão popular, houve recuo da administração e o IPTU não foi aumentado.

Outro lado

A Prefeitura rebateu o parlamentar e alega que a cidade tem um IPTU com valores inferiores às demais cidades. “A atuação do vereador lamentavelmente coloca interesses políticos partidários e ideológicos acima da cidade. Além disso, mesmo com a atualização das alíquotas, Santo André possui os menores índices de IPTU por habitante da região metropolitana”, afirmou a nota.

Ainda segundo a Prefeitura, a cidade aprovou no ano passado projeto de lei que revoga a grade de alíquotas e planta genérica de valores da Lei 9968/2017, que gerou uma distorção no cálculo do IPTU de 2018 e que vinha sendo suspensa desde então.

“Essa proposta, aprovada pela Câmara Municipal, trouxe de volta a planta genérica de valores aplicada na cidade desde 2001, bem como a grade de alíquotas revisada e o valor terá alteração apenas da reposição inflacionária no período dos últimos 12 meses, de acordo com o IPCA”, completou a administração.

De acordo com a Prefeitura, a última alteração dos valores de terreno foi feita em 2002, através da Lei 8292/2001, e de alíquotas desde 2003, através da Lei 8645/2002.

“Os valores de IPTU cobrados não tinham atualização nos valores de terrenos e construções desde o ano de 2002, através da Lei 8292/2001, e de alíquotas desde 2003, através da Lei 8645/2002”, justificou o governo. “As alíquotas de IPTU foram corrigidas em 10%, tendo como referência a previsão do acumulado do IPCA nos últimos 12 meses, pelos fatos de que, tanto as plantas genéricas da terra e da construção, como as atuais grades de alíquotas, estarem submetidas à expressiva desatualização, tanto em relação à prática de mercado quanto às grades utilizadas pelas cidades da região”, concluiu a Prefeitura

Carnês

Os carnês já começaram a ser distribuídos. Os munícipes poderão pagar o imposto em até 12 parcelas.

Abaixo, as datas de vencimento do IPTU:

– 17/01/2022 – Uso Industrial e Terrenos

– 20/01/2022 – Demais usos: residencial, comercial, escritórios, misto, apartamentos e garagem.

– 20/01/2022 – Maiores de 65 anos e/ou aposentados com benefício do desconto reconhecido pela Prefeitura de Santo André.

A partir de 2022 o vencimento para aposentados passa a ser em 20 de janeiro (antes era em 15 de fevereiro).

As opções de pagamento são as seguintes:

1ª opção: cota única com 10% de desconto;

2ª opção: em duas parcelas com 5% de desconto;

3ª opção: em até 12 parcelas sem desconto.

 

 

 

 

Mais publicações

1 COMENTÁRIO

  1. Como sempre, a fazenda pública se utiliza do maior índice do mercado, afim de reajustar seus impostos e taxas, como governo sério não usa um peso e duas medidas, com certeza e sem discussões, também usará esse índice, no reajuste salarial dos funcionários públicos de Santo André este anos, os quais também recebem abaixo das demais cidades do grande ABC.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Últimas publicações