VOLTAR
  • Política

Áudio diz que esquema da merenda no governo Atila envolveria Orosco

Ex-secretário de Atila nega e diz que gravações comprovam que não tinha relação relação com criminosos

  • Atila Jacomussi e Orosco durante campanha eleitoral em 2016.
    Foto: Divulgação da campanha de Atila
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 09/05/2018
  • Compartilhar:

Ex-secretário de Atila nega e diz que gravações comprovam que não tinha relação relação com criminosos

 

Atila Jacomussi e Orosco durante campanha eleitoral em 2016. Foto: Divulgação da campanha de Atila

Áudios gravados em 2016 pela Polícia Federal na Operação Prato Feito, deflagrada nesta quarta-feira (09/05) para apurar denúncias de desvios de dinheiro da merenda escolar em várias Prefeituras, citam o ex-secretário de Obras de Mauá José Carlos Orosco. O relatório da PF afirma que em um dos trechos gravados um empresário “externa que seria “possível um esquema em Mauá, viabilizado por Orosco, o qual em negociações representaria o prefeito Atila (Jacomussi), na época candidato a prefeito”. Orosco chegou a ser candidato a vice-prefeito na chapa de Atila, mas foi impugnado pela Justiça Eleitoral, sendo substituído pela ex-sogra Alaíde Damo.

A gravação envolve o empresário investigado Fábio Favaretto, dono de uma das empresas que forneciam merenda para as Prefeituras após fazer lobby junto a prefeitos e secretários de vários municípios do País. Só no Estado de São Paulo são investigadas 19 prefeituras, sendo duas delas no ABCD: São Bernardo e Mauá.

Orosco negou qualquer tipo de envolvimento com os grupos criminosos. “Li a representação e o criminoso diz que eu sou truculento. É óbvio que sou truculento se vier propor algo ilícito pra mim. Se um criminoso fala dessa maneira de mim é porque não tenho nada com ele. Não tem nenhuma prova contra mim. O que existe é uma gravação que cita meu nome”, disse Orosco, que atualmente está rompido com Atila.

Ao se referir a Orosco a Polícia Federal diz em seu relatório que o empresário denunciado no esquema sabia, em 2016, que Orosco teria um cargo no governo de Atila. José Carlos Orosco é presidente do PMDB em Mauá. De fato, o investigado já tinha conhecimento em julho de 2016 que Orosco teria um cargo na Prefeitura de Mauá caso Atila Jacomussi fosse eleito. Orosco foi nomeado Secretário de Obras do Prefeito Atila Jacomussi em 2017. Contudo, foi recentemente exonerado após ser acusado de agressão e tortura pela ex-mulher – a ex-deputada estadual Vanessa Damo, segundo notícias veiculadas na mídia”, diz trecho da representação da PF. Orosco sempre negou a agressão contra a ex-mulher. O caso ainda é investigado pela Justiça.

A prefeitura de Mauá confirmou que a Polícia Federal esteve nesta quarta-feira no Paço em busca de processos administrativos referente a Secretaria de Educação. “A Prefeitura disponibilizou toda a documentação necessária e está colaborando com a investigação da Polícia Federal. O governo municipal atua de forma transparente e está à disposição para quaisquer esclarecimentos”, informou nota.

Leia os trechos da gravação feita em 2016 pela Polícia Federal:

Fábio Favaretto: Aquela merenda lá é show de bola pra fazer. O problema ali sabe qual que é né? O vice dele ali…

C: Quem?

F: O vice, do Átila. Eu conheço muito bem, cara. Fica com os quatro olhos abertos. Ele vai colocar o facão no seu pescoço. Acho que você tem que falar com o Átila já: cara, seu vice vai vim com faca…. eu to falando pra você porque eu conheço.

CR: Já conversa diferente…

F: Conversa de homem, cara… Ribeirão Pires quem manda é ele, 30% pra pagar. É ele que manda em Ribeirão Pires, é 30% pra pagar. O Atila é gente boa, só que o vice, Orosco, não é…como é que vou te falar… manso…ele vai pra cima, ele vira a mesa, ele vai pra porrada, ele não é um vice que vai ficar quietinho na dele, ele vai pra porrada. E ele vai enviar a faca, escuta o que eu to te falando, escreve. To te falando como amigo. Ele vai tomar a frente e vai pra cima. As vezes os vices, o cara fala: tó cinquentinha e fica quieto aí. O cara fica quieto e beleza. Muitos fazem isso. Agora ele não, ele sobe na mesa, bicho, e sobe na mesa e ele sabe jogar. Então, o que que ele vai fazer, ele segura pagamento e diz: ó, é trintinha. Em Ribeirão Pires é assim. Ele chegou na cara dura e falou é 30% pra te pagar, ele que falou! Ele que manda lá em Ribeirão, Ribeirão Pires. Ai o Atila é bonzinho, eu conheço o Atila, bacana, gente boa pra cacete, o outro cara vai subir em cima dele e o Atila vai sair pela… “po, cara, conversa com o cara ai, resolve com ele…”. Entendeu? (…)

F: A minha ideia era trazer todos esses contratinhos pra empresa. Eu ia pagar pra eles. Assim como pra vocês. Se a gente fizer negócio, a gente pode continuar falando… Por exemplo, se o Atila pegar em Mauá, vai fazer, vai, vamos entrar junto na merenda! Vamo fazer junto,Mauá, vai fazer, vai, vamos entrar junto na merenda! Vamo fazer junto, faz um negocinho, só não coloca nada e a gente faz uma parceria lá! Entendeu? Isso é interessante.

F: Você apostou num prefeito e o prefeito perdeu, você tem que saber perder, não é verdade? Você tem que saber perder. Agora você vai querer achar que é o rei do negócio? Jogou na ficha errada, cê perdeu, sai fora