Nosso portal/site utilizada "cookies" para registrar as interações e entregar uma melhor experiência de acesso. Confira nossa Política de Privacidade e Termos de uso.
Aceitar
ABCD JornalABCD Jornal
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
ABCD JornalABCD Jornal
Pesquisar
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
- Publicidade -

Início » Cidades

Atualização da carteira de vacinação mobiliza alunos de 69 escolas estaduais de São Bernardo

Departamento de Vigilância em Saúde, que já visitou 12 espaços, irá percorrer as unidades localizadas na cidade para realizar a vacinação de crianças e adolescentes até 17 anos; medida integra plano nacional

Última atualização: 02/05/2025 10:32
Por Redação ABCD Jornal
Publicado 02/05/2025
Compartilhar
Atualização da carteira de vacinação mobiliza alunos de 69 escolas estaduais de São Bernardo
Atualização da carteira de vacinação mobiliza alunos de 69 escolas estaduais de São Bernardo. Foto: Divulgação

A Prefeitura de São Bernardo, por meio da Secretaria de Saúde, avança no plano de vacinação dos alunos de 69 escolas estaduais do município. A ação envolve a atualização da carteira de vacinação e faz parte de uma mobilização nacional que começou neste mês, tendo como foco crianças e adolescentes de até 17 anos. No município, já foram visitadas 12 unidades escolares, com aplicação de 693 doses de imunizantes.

A medida integra o Programa Saúde na Escola, dos ministérios da Saúde e da Educação. Na EE Doutor Francisco Emygdio Pereira Neto, no Demarchi, foram aplicadas 122 doses nesta terça-feira (29). A estudante Rebeca Mont Serrate, de 15 anos, tomou a vacina contra o tétano e contou que os pais consideraram ótima a oportunidade de ela ser vacinada na escola. “Nossa vida é muito corrida, então ter esse atendimento na escola foi muito bom”, afirmou.

Rebeca disse que quando os alunos receberam as autorizações que deveriam ser assinadas pelos pais, houve a possibilidade de conversar sobre as doenças e sobre a importância das vacinas. “Quem tinha dúvidas sobre a segurança, sobre a proteção, pôde ao menos refletir”, pontuou. A mobilização prevê a aplicação das vacinas contra difteria e tétano, HPV, meningite, sarampo, caxumba e rubéola e febre amarela. Para os professores está disponível a vacina contra a gripe.

O diretor da escola, Henrique Branco, destacou que a ação é de grande relevância para proteger as crianças e adolescentes e auxiliar as famílias. “Hoje em dia os dois pais trabalham, acaba faltando tempo de levar os filhos para se vacinarem. Essa é uma ação coletiva, que também incentiva a discussão. A abordagem pedagógica sobre saúde é muito positiva”, completou.

O diretor da Seção de Vigilância de Doenças Transmissíveis e Imunopreveníveis da Secretaria de Saúde, Renan Mota, fez um apelo aos pais dos estudantes das 57 escolas que ainda serão visitadas para que autorizem a vacinação de seus filhos. “A vacina protege contra o agravamento das doenças e salva vidas. A Secretaria de Saúde de São Bernardo está empenhada em proteger toda a população e essa é a forma das pessoas colaborarem, autorizando a vacinação dos seus filhos”, concluiu.

ESTRATÉGIA

De acordo com o Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria de Saúde de São Bernardo, a estratégia de vacinação nas escolas é também uma oportunidade para verificar a completude do esquema vacinal da dengue e de outras vacinas na caderneta de vacinação dos estudantes, encaminhando aos serviços de saúde para a aplicação da dose, quando necessário.

AVALIAÇÃO

Na rede municipal de ensino, o programa Saúde na Escola realiza, anualmente, a avaliação de saúde bucal, conferência da caderneta de vacinação para todos os estudantes e teste de visão nas turmas de 1º ano. Em 2025, a expectativa é a de avaliar 70 mil estudantes em duas ocasiões, no primeiro e no segundo semestre.

Tags:alunosatualizaçãocarteiraescolas estaduaismobilizaçãosão bernardovacinação

Whatsapp

Participe do grupo e receba as principais notícias do Grande ABC na palma da sua mão.

ENTRE NO GRUPO

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.
Compartilhar este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp
Artigo anterior Com inscrições abertas, programação de maio de cursos do Sebrae estimula empreendedorismo em São Bernardo Com inscrição aberta, programação de maio de curso do Sebrae estimula empreendedorismo em SBC
Próximo artigo Shows, confusão, falhas na organização e spray de pimenta marcam o 1º de Maio em SBC Shows, confusão, falhas na organização e spray de pimenta marcam o 1º de Maio em SBC

Últimas notícias

Prefeitura disponibiliza atendimento presencial e por WhatsApp para esclarecer dúvidas sobre o Drenar São Caetano
Prefeitura disponibiliza atendimento presencial e por WhatsApp para esclarecer dúvidas sobre o Drenar São Caetano
13/08/2025
Santo André promove 2ª edição do Mês do Hip Hop
Santo André promove 2ª edição do Mês do Hip Hop
13/08/2025
Canal de Ouvidoria PCD é criado em São Bernardo para agilizar atendimento e identificar necessidades
Canal de Ouvidoria PCD é criado em SBC para agilizar atendimento e identificar necessidades
13/08/2025
Medieval Experience – A Taberna leva a Idade Média à Santo André
Medieval Experience – A Taberna leva a Idade Média à Santo André
13/08/2025
Grupo de Dança 50+ de Ribeirão Pires vai representar a Estância no Chile
Grupo de Dança 50+ de Ribeirão Pires vai representar a Estância no Chile
13/08/2025

Recomendadas

São Bernardo vai eleger prefeito mirim da Cidade da Criança. Foto: Divulgação
São BernardoCidadesDestaque 2

São Bernardo vai eleger prefeito mirim da Cidade da Criança

13/08/2025
Ladrão desarmado por vítima morre horas depois da tentativa de roubo  em São Paulo
São PauloCidadesManchete

Ladrão desarmado por vítima morre horas depois da tentativa de roubo  em São Paulo

13/08/2025
São Bernardo recebe carreta do Sebrae, escritório itinerante para apoiar pequenos negócios
São BernardoEconomia

São Bernardo recebe carreta do Sebrae, escritório itinerante para apoiar pequenos negócios

13/08/2025
Homem de 72 anos morre após mal súbito ao volante em São Bernardo
São BernardoCidadesManchete

Homem de 72 anos morre após mal súbito ao volante em São Bernardo

13/08/2025
ABCD JornalABCD Jornal
Siga-nos
ABCD Jornal © 2025 - Todos os direitos reservados
  • Quem somos
  • Expediente
  • Contato
Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?