VOLTAR
  • Política

Ato e passeata em São Bernardo pedem liberdade a Lula

Ex-presidente está na prisão há 30 dias; petistas o consideram preso político

  • Ato em São Bernardo pede liberdade para Lula.
    Foto: Divulgação?Sindicato dos Metalúrgicos-Adonis Guerra
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 08/05/2018
  • Compartilhar:

 Ex-presidente está na prisão há 30 dias; petistas o consideram preso político

Ato em São Bernardo pede liberdade para Lula. Foto: Divulgação?Sindicato dos Metalúrgicos-Adonis Guerra

Sindicatos e movimentos Sindicais fizeram nesta segunda-feira (07/05) à noite um ato em frente ao Sindicato dos Metalúrgicos em defesa da liberdade do ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que encontra-se preso há um mês. Após o ato, manifestantes seguiram em passeata pela rua Marechal Deodoro até a Praça da Matriz. A Polícia Militar estimou cerca de 500 pessoas, mas os organizadores não falaram em números.

O Sindicato dos Metalúrgicos foi onde Lula passou seus últimos instantes de liberdade até seguir para a Superintendência da Polícia Federal, em Curitiba. A presidenta nacional do PT, senadora Gleisi Hoffmann (PR), e o presidente do partido em São Paulo, Luiz Marinho, participaram, do ato ao lado de representantes de centrais sindicais e movimentos como os sem-teto.

A maioria das lideranças que usou o microfone foi para dizer que “trata-se de uma prisão política”. Em Curitiba, onde Lula está preso também houve manifestações.

Condenação

O ex-presidente Lula foi preso por ter sido condenado em segunda instância no caso do triplex em Guarujá (SP) no dia 24 de janeiro deste ano. A 8ª Turma do TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região) aumentou a pena para 12 anos e 1 mês de prisão – pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro – com início em regime fechado. Em julho de 2017, Lula tinha sido condenado pelo juiz da Lava Jato na primeira instância, Sérgio Moro.