VOLTAR
  • Esporte

Atleta de São Bernardo ganha vaga nos Jogos Paralímpicos Paris 2024

Samuel Conceição, de 23 anos, se sagrou campeão em torneio na França e obteve posto assegurado para disputar Jogos Paralímpicos

  • Atleta de S. Bernardo ganaha vaga nos Jogos Paralímpicos Paris 2024.
    Foto: Divulgação
  • Por: Redação
  • Publicado em: 07/08/2023
  • Compartilhar:

Samuel Conceição, de 23 anos, se sagrou campeão em torneio na França e obteve posto assegurado para disputar Jogos Paralímpicos

Atleta Samuel Conceição

Atleta de S. Bernardo ganaha vaga nos Jogos Paralímpicos Paris 2024. Foto: Divulgação

Medalha de ouro no peito e passaporte carimbado na bagagem. Grande promessa da modalidade em âmbito nacional, o atleta Samuel Conceição, da ADC São Bernardo, se sagrou campeão nos 400 metros rasos no Mundial de Atletismo Paralímpico 2023, em Paris, na França. Mesmo estreante na competição, Samuel, de 23 anos, surpreendeu concorrentes na categoria T20 e faturou o posto mais alto do pódio, resultado que já credita a ele vaga para disputar os Jogos Paralímpicos de Paris 2024, entre 28 de agosto e 8 de setembro.

Na prova final realizada no Estádio de Chaterty, o número 1 do ranking mundial fez o tempo de 47s20, batendo o recorde do torneio. Com a performance, Samuel desbancou o brasileiro Daniel Martins, medalha de prata, e o francês Charles Kouakou, que finalizou o pódio na terceira posição. O desempenho do atleta de São Bernardo ajudou, inclusive, o Brasil a superar a sua melhor campanha na história do campeonato, registrada em Dubai 2019. No quadro geral, o País conquistou 47 medalhas, sendo 14 ouros, 13 pratas e 20 bronzes.

“É um sonho realizado. No início da trajetória, em 2014, não me imaginava disputando um Mundial e que estaria no patamar de hoje. Me dediquei muito. É tudo treino, dedicação. Todo esse esforço foi importante, influenciou 100% no resultado. E, agora, estou em busca de evolução. O objetivo deste ano foi alcançado, mas quero ir muito mais além, com Parapamericano, Paralímpico e outros Mundiais. Espero por medalhas”, disse Samuel. “Minha maior meta, agora, é conquistar um ouro Paralímpico”, emendou.

O atleta já recebeu aproximadamente 40 medalhas ao longo da carreira, entre campeonatos brasileiros e internacionais, destacando que o título alcançado no Mundial ocupa lugar especial em sua prateleira. A primeira medalha foi no Brasileiro de 2017. De lá para cá, sua marca tem sido de superação, culminando no índice que o classificou como número 1 no ranking mundial, em maio, e o Mundial em Paris, ocorrido em julho.

Em seu retorno ao Brasil após o ouro na França, Samuel foi recepcionado com pompas por autoridades e colegas em São Bernardo – na ocasião, ganhou uma placa em homenagem pelo resultado. “Um orgulho para São Bernardo. Seu talento e determinação brilharam em Paris, representando a cidade e o País com garra nos 400 metros. Uma vitória merecida e uma inspiração para todos nós”, pontuou o secretário de Esportes e Lazer de São Bernardo, Alex Mognon.

PREPARATIVOS

O atleta treina, diariamente, na Arena Olímpica de São Bernardo e, desde o ano passado, inclusive, mora no alojamento do local para aprimorar os treinos. Na modalidade, ele se inspira em Alison dos Santos, atleta especialista nos 400 metros com barreiras, medalhista olímpico, campeão mundial e pan-americano. Antes de participar dos Jogos Paralímpicos, Samuel terá pela frente os Jogos Parapanamericanos, marcados para ocorrer em Santiago, no Chile, de 17 a 26 de novembro de 2023, e o Campeonato Mundial de Atletismo, em Kobe, no Japão, em maio de 2024, como testes.