VOLTAR
  • Cultura e Lazer

Atividades da Escola de Dança são destaque da Agenda Cultural de Sto.André

Agenda terá ainda seminário das Escolas Livres, além de música, cinema, literatura entre outras atrações pelas redes sociais

  • Na quinta-feira (19), às 16h, o Emia 30 anos terá como atração Narrativas de um dia na Emia #6, com Felipe Gomes Moreira.
    Foto: Divulgação
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 15/11/2020
  • Compartilhar:

Agenda terá ainda seminário das Escolas Livres, além de música, cinema, literatura entre outras atrações pelas redes sociais

 

Na quinta-feira (19), às 16h, o Emia 30 anos terá como atração Narrativas de um dia na Emia #6, com Felipe Gomes Moreira. Foto: Divulgação

 

Nesta semana, a dança é a grande atração da Agenda Cultural Online de Santo André. A Escola Livre de Dança (ELD) da cidade realiza, a partir do dia 19, uma série de apresentações gratuitas. Outro destaque da semana é o Seminário ‘Escolas Livres: A aplicação do Plano Político-Pedagógico no ano da pandemia’, na terça e quinta-feira, às 18h30. A programação da semana terá ainda música, cinema, teatro e literatura, entre outras atrações gratuitas. Por conta da pandemia da Covid-19, as atividades serão apresentadas pelas redes sociais. Confira a seguir.

A série de apresentações da Escola Livre de Dança terá início na próxima quinta-feira (19) e prosseguirá até o dia 26 de novembro. Nestes dias, no ELD em Casa, será realizada a live Experimento ‘s0LuV31S’, com o grupo de Formação 6. As apresentações refletirão sobre as questões que nascem deste distópico momento de pandemia, de isolamento social e de incertezas. E como a dança e as trocas artísticas e relacionais acontecem e que lugar ocupa o corpo ocupa neste ambiente.

O espetáculo é o encerramento do curso dessa turma, após três anos de estudos, envolvendo prática e teoria. O experimento é criação dos alunos, orientados por Caio Paduan, nesse contexto de produção online, durante a pandemia.

Nos dias 19, 20, 24, 25 e 26 a atração será das 19h às 20h. No sábado (21), das 15h às 16h, no domingo (22), das 17h às 18h, e na segunda-feira (23), das 20h30 às 21h30. Para assistir as apresentações será necessário preencher o formulário disponível em bit.ly/s0LuV31S_ELD.

Seminário Escolas Livres – Na terça e quinta-feira, dias 17 e 19, às 18h30, serão realizadas as lives do seminário ‘Escolas Livres: A aplicação do Plano Político-Pedagógico no ano da pandemia’, que reunirá os participantes da Escolas Livres de Santo André. Para o dia 17 está prevista a exposição do trabalho pelas escolas. E no dia 19 será realizado o debate entre as escolas e com o público. A atividade atende a meta 17 do Plano Municipal de Cultura. As lives acontecerão na plataforma Zoom. No dia 17 a ID da reunião é 833 95031168 e a senha de acesso 089114. E no dia 19, a ID da reunião: 881 8603 6956. Senha de acesso: 451895.

Outras atrações – A programação da Agenda Cultural Online de Santo André nesta segunda-feira (16) terá, às 16h, no Emia em Casa, ‘Fazendo arte, sim!’ e a aula ‘Circo na cozinha e bolinho de chuva e outras aventuras’, com a palhaça Reco-Reco (Denise Bruno). No mesmo horário, o ELT em Casa terá a aula do Núcleo de Formação de Atores e Atrizes com base no texto ‘Alguém vai vir’, de Jon Fosse. E às 19h, o Coro de Santo André apresentará a canção Heal the world, com a participação de 70 cantores e regência de Roberto Ondei.

A terça-feira (17) terá ainda como atrações, às 16h, no ELT em Casa, a aula do Terreiro de Estudo Corpo Morada – Vivência prática a partir das danças de matrizes negras, com Janette Santiago; e no ELCV em Casa, a apresentação do registro da 2ª Festa da Canjica da Emia, realizada com a Turma 9, em 2019.

As atrações da quarta-feira (18) terão início às 16h com o ELT em Casa e a aula do Núcleo de Estudo Crítico de Políticas Públicas em Cultura, com reflexões a partir dos textos Introdução e proposição número 1, do livro ‘Comum – Ensaio’ sobre a revolução no século XX, de Pierre Dardot e Christian Laval. Para as 18h, no Museu em Casa SA, está programada a exibição da história de Elisio Souza Lima, imigrante caboverdeano e integrante da exposição Trajetória imigrante, tempo de lembrar’, com apresentação de Leonice Mantovani, do projeto Ação Educativa do Museu. E às 19h30, no ELCV em Casa, será realizada a live com conversa com Gustavo Brandão e alunos da Turma 9 sobre vídeos produzidos na quarentena.

Na quinta-feira (19), às 16h, o Emia 30 anos terá como atração Narrativas de um dia na Emia #6, com Felipe Gomes Moreira. Também às 16h, o ELCV em Casa exibirá o curta-metragem ‘A dançarina’, produção de 2019 de Bruno Badain, exercício de documentário com orientação de Carla Gallo. E às 19h, o Quintas Lá em Casa terá a apresentação de Márcia Cherubim, que cantará a canção Todo possível, 2º lugar de melhor intérprete no Festival de Ibotirama (BA).

E no sábado (21), às 15h, na live da Oficina Literária, será realizada nova roda de leitura com a escritora e jornalista Daiana Barasa e participação da também jornalista especialista em neurociência, Juliana Rodrigues. E às 17h, o Vitrine Andreense terá mais uma live com bate-papo sobre Sagrado Feminino, com Giovana Flaminio e a terapeuta integrativa Mariana Anunciação.

Produtores culturais – A Agenda Cultural Online de Santo André disponibiliza ainda dezenas de trabalhos de produtores culturais da cidade. São obras aprovadas no edital emergencial lançado no período da pandemia que trabalha com linguagens como música, teatro, dança, literatura, artes visuais, circo, artesanato, audiovisual, entre outras.

Participe – Artistas, agentes e trabalhadores da Cultura de Santo André também podem participar da Agenda Cultural Online. A proposta é dar espaço para divulgação e fortalecer a produção cultural local. Mais informações e formulário de inscrição estão disponíveis em bit.ly/ParticipeAgendaCulturalOnlineSA.

A ‘Agenda Cultural Online’ é uma iniciativa da Secretaria de Cultura da Prefeitura de Santo André que visa levar ao público uma programação cultural diversificada e de qualidade produzida na cidade. O conteúdo está disponível em http://www3.santoandre.sp.gov.br/agendacultural/.