VOLTAR
  • Política

Atila inaugura Hospital de Campanha contra o coronavírus

Estrutura conta com 30 leitos, podendo dobrar a capacidade se necessário

  • Atila inaugurou Hospital de Campanha contra o coronavírus nesta terça .
    Foto: Divulgação/PMA
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 27/04/2020
  • Compartilhar:

Estrutura conta com 30 leitos, podendo dobrar a capacidade se necessário

 

Atila inaugura Hospital de Campanha contra o coronavírus nesta terça . Foto: Divulgação/PMA

O governo do prefeito de Mauá, Atila Jacomussi, abriu nesta terça-feira (28/04), às 7h, as portas do Hospital Municipal de Campanha contra o novo coronavírus (Sars-Cov-2), responsável pela pandemia da Covid-19, denominado Cecco (Centro Especializado de Combate ao Coronavírus), situado no estacionamento do Paço Municipal. Durante transmissão ao vivo pelas redes sociais, o chefe do Executivo apresentou a equipe médica e a estrutura com 30 leitos, podendo dobrar a capacidade se necessário.

Atila destacou que o Cecco será o primeiro hospital de campanha aberto ao público, das 7h às 19h, para atendimento referenciado, com triagem; já o período das 19h às 7h será atendimento referenciado, somente para pacientes de UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) e UBSs (Unidades Básicas de Saúde). O espaço, localizado na Rua Gabriel Marques, Vila Noêmia, contará com 24 leitos de observação, quatro de UTIs (Unidades de Terapia Intensiva), e mais duas alas pediátricas, de observação e emergência.

“É o único hospital com laboratório próprio aqui na região do ABC, onde vamos realizar exames para que os nossos profissionais tenham diagnósticos mais rápidos e precisos. O ambiente conta com 40 aparelhos de ar-condicionado e também temos aqui farmácia, que terão entre os medicamentos, a cloroquina sob orientação médica e toda uma estrutura para atender a população e os 40 profissionais que estarão aqui para salvar vidas, lutando pela nossa cidade”, disse o prefeito.

O espaço terá médicos nfectologistas, especialista em entubação, clínicos gerais, pediatras e anestesista, fisioterapeuta, enfermeiros, técnicos de enfermagem, especialista em controle de infecção, biomédicos no laboratório; coordenador de enfermagem; farmacêutico, técnicos em farmácia, recepcionistas e coordenador administrativo. Os profissionais são referenciados, do Hospital São Luiz e do Instituto de Infectologia Emilio Ribas, ambos da Capital.

O Cecco é o único hospital de campanha do ABC com laboratório próprio, onde será possível a realização de testes de Covid-19, com resultados disponíveis no próprio local. Somado a isso, Mauá conta com 40 leitos exclusivo para Covid-19 no Hospital de Clínicas Doutor Radamés Nardini, 29 em parceria com o Hospital Vital e mais 200 leitos de retaguardas para UPAs e UBSs. Atila também confirmou as tratativas de uma nova parceria com a Santa Casa de Mauá.

De acordo com o prefeito, cada leito do Cecco custa R$ 1.450,00, enquanto que a média de valores registrado pelo SUS (Sistema Único de Saúde) é de R$ 1.500. “Isso comprova o nosso respeito com o dinheiro público, e principalmente, o nosso empenho em um momento que o foco é salvar vidas perante essa pandemia”, afirmou.