VOLTAR
  • Cidades

Assunção ganha nova base da Ronda Ostensiva da GCM

Entrega ocorreu neste sábado; Grupo de trabalho conta com 39 Guardas civis municipais, sendo quatro mulheres

  • Grupo de traalhalho conta com 39 GCMs, sendo quatro mulheres.
    Foto: Divulgação/PSBC-Omar Matsumoto
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 01/09/2018
  • Compartilhar:

Entrega ocorreu neste sábado; Grupo de trabalho conta com 39 Guardas civis municipais, sendo quatro mulheres

assunção

Grupo de trabalho conta com 39 GCMs, sendo quatro mulheres. Foto: Divulgação/PSBC-Omar Matsumoto

A Prefeitura de São Bernardo entregou neste sábado (01/09) as instalações da nova base da ROMU (Ronda Ostensiva Municipal), equipe especial da GCM (Guarda Civil Municipal), no bairro Assunção, próximo ao Alves Dias. Esse é o sexto equipamento público para reforço na segurança inaugurado em São Bernardo desde o início de 2017.

O local recebeu o nome de “José Luís Antônio”, em homenagem ao GCM 2ª classe de São Bernardo morto no final do ano passado, enquanto exercia seu papel de proteção à sociedade.

A base da Romu está instalada em espaço próprio de 1.015 m2, sendo 400 m2 de área construída, ao lado do Ginásio de Esportes Atílio Pessotti. O imóvel estava sob gerenciamento da Secretaria da Educação e foi transferido para a Pasta de Segurança Urbana após a formalização da ordem de serviço.

O local é equipado com academia, vestiário, salas de aula, escritório, além de área de ações estratégicas, pátio para treinamento e refeitório. A intenção da Prefeitura é melhorar a estrutura para formação e desempenho de funções do grupo de trabalho que hoje conta com 39 GCM´s, sendo quatro mulheres. A reforma do espaço foi promovida por meio de mão de obra própria, contando com ajuda dos próprios GCM´s, que trabalharam no local durante período de folga.

Sexto equipamento

Além da nova entrega, São Bernardo já passou a contar com outros cinco equipamentos públicos destinados ao reforço da segurança. São eles: as inspetorias da GCM na Vila Marchi, na Vila do Tanque (dentro da Arena Olímpica São Bernardo) e na Vila São Pedro, além da base comunitária na Praça Lauro Gomes, no Centro, e novo almoxarifado no bairro Nova Petrópolis. Paralelamente à entrega das novas estruturas, a Administração também já investiu na renovação da frota da GCM, por meio de contrato de locação, além da compra de novos armamentos, coletes e uniformes.

O ato deste sábado foi acompanhado pelo prefeito Orlando Morando, secretário de Segurança Urbana, Coronel Carlos Alberto, representantes da GCM e moradores do entorno, além de amigos e familiares do guarda José Luís Antônio, que deixou mulher e três filhos.

“Este é um ponto estratégico da nossa cidade, do ponto de vista de deslocamento. A região já vem recebendo investimentos no sistema viário, o que vai facilitar o trabalho da Romu em toda a região, que engloba os bairros Assunção, Alves Dias, Cooperativa e Vila Ferreira. Esse ponto da cidade tem grande adensamento populacional, mas carecia de um equipamento da GCM”, destacou o chefe do Executivo.