ABCD JornalABCD Jornal
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
ABCD JornalABCD Jornal
Pesquisar
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet

Início » Cultura e Lazer

Associação Caminhos do Cambuci de Paranapiacaba é certificada pelo Ministério da Cultura

Com o título, a associação está habilitada a participar de licitações para obter aporte financeiro e viabilizar a realização de iniciativas, bem como a divulgação do projeto a nível nacional

Redação ABCD Jornal
Última atualização: 06/02/2025 22:10
Por Redação ABCD Jornal
Publicado 06/02/2025
Compartilhar
Associação Caminhos do Cambuci de Paranapiacaba é certificada pelo Ministério da Cultura
Associação Caminhos do Cambuci de Paranapiacaba é certificada pelo Ministério da Cultura. Foto: Divulgação

A Associação Caminhos do Cambuci de Santo André, com sede em Paranapiacaba, recebeu certificação do Ministério da Cultura, por meio da Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural, como Ponto de Cultura, de acordo com os critérios e normativas da Política Nacional Cultura Viva (Lei nº 13.018/2014). O reconhecimento valoriza expressões, comunidade, articulação e acesso da rede Cultura Viva para direitos culturais no Brasil.

Com o título, a entidade está habilitada a participar de licitações para obter aporte financeiro e viabilizar a realização de iniciativas, bem como a divulgação do projeto a nível nacional.

Segundo o coordenador Ivanio Carvalho, o ponto de partida para solicitar a certificação foi o cambuci, fruta exótica típica da Mata Atlântica e Serra do Mar com grande importância ecológica e cultural. Hoje é também uma fonte valiosa para a comunidade local tanto para o meio ambiente como para a população economicamente ativa que descobriu as potências naturais para impulsionar o desenvolvimento.

Integrantes da Associação tiveram o conhecimento do projeto do Governo Federal em meados de julho. Após buscar assessorias indicadas pelo Ministério da Cultura perceberam que possuíam requisitos para a certificação. Fizeram a inscrição e no final do ano passado receberam parecer favorável.

“O trabalho da Associação do Caminhos do Cambuci representa muito para a Vila e com esse reconhecimento irá crescer ainda mais. Os visitantes que vão a Paranapiacaba têm à disposição uma variedade de produtos à base de cambuci como a famosa geleia e as bebidas, que são comercializadas na dependência do Antigo Mercado”, afirma o secretário da Subprefeitura de Paranapiacaba e Parque Andreense, Fabio Picarelli.

A Associação Caminhos do Cambuci atua há 10 anos. Há pouco mais de quatro anos foi registrada formalmente como entidade. A presidente atual é Vanessa Sales, tendo como o vice-presidente, Carlos Eduardo de Faria. A diretoria é composta por outros cinco membros: Ivanio Carvalho, Alzira Pelegrini, Diurley Medeiros, Joacir Maginni e Romario Magalhães.

Tags:associaçãoCaminhos do CambucicertificaçãoMinistério da Culturaparanapiacaba

Whatsapp

Participe do grupo e receba as principais notícias do Grande ABC na palma da sua mão.

ENTRE NO GRUPO

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.
Compartilhar este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp
Artigo anterior ROMU da GCM de São Caetano prende homem por furto em comércio no Bairro Nova Gerty ROMU da GCM de São Caetano prende homem por furto em comércio no Bairro Nova Gerty
Próximo artigo Neymar Saiba tudo como foi a reestreia de Neymar no Santos contra Botafogo-SP

Últimas notícias ABC Paulista

copa do mundo gols
Chuva de gols: Disputa de 3º lugar da Copa 2026 bate recorde
18/07/2026
Copa do Mundo
Chuteira de Ouro da Copa do Mundo: Veja como ficou após os gols de Mbappé
18/07/2026
INGLATERRA
Inglaterra vence França em jogo de 10 gols e fica com o 3º lugar da Copa
18/07/2026
santos
Santos lida com vencimentos atrasados e pode ser processado por dupla de jogadores
18/07/2026
'Mizuno do PCC' morre em confronto com a Rota na Zona Leste de SP
‘Mizuno do PCC’ morre em confronto com a Rota na Zona Leste de SP
18/07/2026

Recomendadas

Cantor Milton Nascimento é internado com pneumonia
BrasilCultura e Lazer

Cantor Milton Nascimento é internado com pneumonia

18/07/2026
Homem é morto em confronto com o Baep após perseguição em Santo André
Santo AndréCidades

Homem é morto em confronto com o Baep após perseguição em Santo André

18/07/2026
Vídeo de influenciadora de Santo André viraliza e aumenta vendas de confeitaria de rua em 250%
Santo AndréVariedades

Vídeo de influenciadora de Santo André viraliza e aumenta vendas de confeitaria de rua em 250%

18/07/2026
Show de Péricles atrai milhares de pessoas na abertura da 38ª Quermesse de Mauá
MauáCultura e Lazer

Show de Péricles atrai milhares de pessoas na abertura da 38ª Quermesse de Mauá

18/07/2026
ABCD JornalABCD Jornal
Siga-nos
ABCD Jornal © 2026 - Todos os direitos reservados
  • Quem somos
  • Expediente
  • Contato
Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?