VOLTAR
  • Política

Arthur do Val renuncia ao cargo de deputado após falas polêmicas

Parlamentar deixa o cargo sob alegação de perseguição; ele sofria Conselho de Ética que pedia cassação de seu mandato

  • Após escândalo, Arthur do Val renuncia ao cargo de deputado estadual.
    Foto: Divulgação
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 20/04/2022
  • Compartilhar:

Parlamentar deixa o cargo sob alegação de perseguição; ele sofria Conselho de Ética que pedia cassação de seu mandato

arthur do val na ucrânia

Após escândalo, Arthur do Val renuncia ao cargo de deputado estadual. Foto: Divulgação

O deputado Arthur do Val (União Brasil) renunciou nesta quarta-feira (20/04) ao cargo de deputado estadual. Ele sofria apuração do Conselho de Ética da Ales (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo) que já tinha aprovado, por unanimidade, na semana passada, o processo que poderia casar seu mandato.

Arthur do Val sofria também 21 representações no colegiado. Todas solicitam a  perda do cargo por quebra de decoro parlamentar, após dizer frases sexistas contra mulheres refugiadas ucranianas.

“Sem o mandato, os deputados agora serão obrigados a discutir apenas os meus direitos políticos e vai ficar claro que eles querem na verdade é me tirar das próximas eleições”, disse do Val em nota divulgada no início da tarde.

“Estou sendo vítima de um processo injusto e arbitrário dentro da Alesp. O amplo direito a defesa foi ignorado pelos deputados, que promovem uma perseguição política. Vou renunciar ao meu mandato em respeito aos 500 mil paulistas que votaram em mim, para que não vejam seus votos sendo subjugados pela Assembleia. Mas não pensem que desisti, continuarei lutando pelos meus direitos.”

Apesar de renunciar, se o processo de cassação for aprovado por 48 deputados, o ex-deputado perderá os direitos políticos e ficará inelegível por oito anos, conforme prevê a Lei da Ficha Limpa.