VOLTAR
  • Variedades

Arteterapia nas USFs de Ribeirão Pires promovem geração de renda

USF Jardim Luzo e Valentina são pioneiras na cidade em trazer o artesanato como saúde alternativa e como meio de gerar bem-estar as mulheres

  • Arteterapia nas USFs de Ribeirão Pires promovem geração de renda.
    Foto: Divulgação
  • Por: Redação
  • Publicado em: 08/08/2023
  • Compartilhar:

USF Jardim Luzo e Valentina são pioneiras na cidade em trazer o artesanato como saúde alternativa e como meio de gerar bem-estar às mulheres

Arteterapia

Arteterapia nas USFs de Ribeirão Pires promovem geração de renda. Foto: Divulgação

As unidades de saúde da família (USF) do Jardim Luzo e Valentina promovem, semanalmente, atividades de arteterapia para mulheres, visando gerar bem-estar, socialização e renda. Ao todo, cerca de 40 moradoras da região participam das oficinas gratuitas, que acontecem na própria unidade.

A USF Luzo, que conta com o grupo desde 2017, realiza atividades às quartas-feiras, das 9h30 às 11h30, e no período da tarde, das 13h às 15h30. Já a unidade do Jardim Valentina realiza a arteterapias terças-feiras, das 14h às 16h.

Ildete Monteiro, 71 anos, referenciada pela unidade do Jardim Luzo, é a participante mais longeva, estando no grupo desde sua criação. A moradora utiliza, hoje, os materiais produzidos para complementar a renda familiar. “Aqui a gente passa uma tarde muito agradável, faz amizades e se diverte. Tudo que aprendi foi aqui e hoje tenho uma fonte de renda graças ao artesanato”, explicou.

Qualquer morador de Ribeirão Pires pode participar das atividades de arteterapia. Basta comparecer à USF Luzo, que fica localizada na Rua Júlio Prestes – 22, ao lado do CTT Esquerdinha, ou na USF Jardim Valentina, que fica na Rua Francisco Tometich, 905, e fazer a inscrição na recepção.

Para a diretora da Atenção Primária de Ribeirão Pires, Rosana Mattiazzo, o trabalho ajuda a desenvolver e despertar o bem-estar para as participantes. “A arteterapia é uma oportunidade de oferecer cuidados de saúde de forma alternativa. Ajuda no autoconhecimento, explora o lado criativo das pessoas e também favorece na diminuição do estresse e ansiedade”. Explicou.

Atividades nas USFs

As unidades de saúde de Ribeirão Pires também realizam caminhadas, grupos de apoio e rodas de conversas sobre temas de saúde mensais.