Árbol Hospital Veterinário é inaugurado em São Bernardo; Veja vídeos
Centro Hospitalar Veterinário terá atendimento especializado 24 horas, com exames de imagem, laboratório próprio, sala de felinos, internação, centro de fisiatria, centro cirúrgico e emergência
Centro Hospitalar Veterinário terá atendimento especializado 24 horas, com exames de imagem, laboratório próprio, sala de felinos, internação, centro de fisiatria, centro cirúrgico e emergência
São Bernardo ganha a partir desta semana um novo Centro Hospitalar Veterinário: o Árbol Hospital Veterinário, que traz para a cidade atendimento especializado 24 horas em uma estrutura completa, com exames de imagem (Tomografia, Raio X, Ultrassonografia e Eco Doppler), laboratório próprio, sala de felinos, internação com cromoterapia e centro de fisiatria. O hospital ainda conta com centro cirúrgico com equipe disponível 24h e duas salas de emergência, além de um atendimento humanizado pronto para atender às necessidades dos pets e seus tutores.
A inauguração do local vem ao encontro de uma demanda crescente do mercado. De acordo com o censo do Instituto Pet Brasil (IPB) de 2021, o Brasil possui 149,6 milhões de animais de estimação, o que coloca o país em terceiro lugar no ranking mundial de países com mais pets. Isso significa que, considerando a população de 215 milhões de brasileiros, pelo menos 70% têm um animal de estimação em casa ou conhecem alguém que tenha.
“O projeto foi estruturado durante dois anos, e nosso papel nesse período foi entender quais eram as principais necessidades da região, a fim de apresentar uma solução que estivesse de acordo com o que o mercado pet de São Bernardo do Campo e do ABC. Hoje estamos dando início à realização de um sonho, no qual cada sócio atua dentro de sua expertise e, juntos, nos complementamos para fazer a operação funcionar da melhor maneira possível. Nosso principal diferencial é a tomografia, sendo ela a primeira de São Bernardo do Campo e feita exclusivamente para atendimento veterinário, enquanto muitas outras são adaptadas da medicina humana”, explica Débora Ayres, veterinária e sócia do Árbol Hospital Veterinário.
Operação familiar e equipe capacitada
O Árbol Hospital Veterinário nasce a partir de uma família: duas irmãs (uma veterinária e a outra relações públicas) e um pai que apostou no sonho de ter um centro hospitalar na cidade.
“Durante o período da idealização do projeto, avaliamos todos os cenários possíveis, entendendo quais seriam nossas forças, fraquezas, oportunidades e ameaças para construir um negócio familiar pautado em pesquisas e projeções de crescimento de curto, médio e longo prazo, a fim de entender o perfil da região e do segmento”, reforça Denise Ayres, relações públicas e sócia do Árbol Hospital Veterinário.
Para a criação do hospital, reuniram-se consultores, empresas parceiras e, principalmente, médicos veterinários com boas experiências, fazendo do Árbol um centro hospitalar preparado para construir uma história de sucesso no Grande ABC.
O Árbol tem o objetivo de proporcionar aos animais o melhor tratamento e atendimento, assim como amparar tutores em momentos de fragilidade, oferecendo um atendimento humanizado e rico em informações.
“Nós temos uma estrutura muito boa, com equipamentos atualizados, e tudo foi pensado estrategicamente para ser a melhor solução de hospital veterinário para São Bernardo e a região do ABC. Mas o nosso grande diferencial é o atendimento humanizado. Cada família que passar pela porta será acolhida por nossa equipe, a fim de que seja possível passar por aquele momento de dificuldade da maneira mais humanizada possível. O pet hoje é um filho e, por isso, se faz necessário ter esse olhar mais atento e cuidadoso”, explica Débora.
De acordo com a Comissão de Informação de Mercado (Coinf) do Sindan, o Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal, há uma previsão de crescimento do segmento Pet em relação a cães e gatos. Espera-se um aumento de 15,8% em 2023 e 15% para 2024. A união de conhecimento técnico a bons equipamentos e estrutura é essencial para a região, que ainda não conta com um centro hospitalar especializado que ofereça exames de imagem (Tomografia, Raio X, Ultrassonografia e Eco Doppler), laboratório próprio, sala de felinos, internação com cromoterapia e fisioterapia e centro de fisiatria.
“Foram longas pesquisas para criar um espaço que facilitasse a vida do tutor, entendendo a necessidade de cada animal. Por isso, criamos, por exemplo, a sala de felinos, que possui recursos que respeitam a espécie e suas particularidades, permitindo que o tutor tenha mais segurança para trazer o animal para a consulta. Nosso papel é fornecer, atrelado ao atendimento, um conteúdo de qualidade que ajude os pais de pets nas mais variadas dúvidas e informações diárias, tendo cada vez mais acesso a materiais que auxiliem na criação de seus filhos pets”, explica Denise.
Além disso, a vivência dos sócios foi o ponto de partida para entender como criar um espaço que fosse acolhedor para os pets e seus tutores, com as soluções mais inovadoras disponíveis no setor. Tendo como base as projeções de crescimento do setor, foi essencial avaliar as deficiências da região sob uma perspectiva estratégica de relações públicas, combinada com o olhar diário de um veterinário. Essa abordagem permitiu que a estrutura do Árbol fosse criada para atender às demandas do setor de uma forma diferenciada.