Aposentada de 106 anos é a primeira idosa não asilada vacinada em Mauá

Mais visitadas

Cidade iniciou nesta segunda-feira imunização a maiores de 90 anos com imunização na casa dos munícipes

 

Aposentada de 106 anos é a primeira idosa não asilada vacinada em Mauá. Foto: Divulgação/Edu Guimarães

Eram quase 8h30 desta segunda-feira (08/02) quando agentes comunitários de saúde saíram da UBS Parque das Américas em direção à casa onde no mesmo bairro vive Ana Maria de Jesus Oliveira, a primeira idosa com 90 anos ou mais, que não mora em alguma das seis ILPIs (Instituições de Longa Permanência de Idosos) a ser vacinada na cidade. No caso dela, o que tornou o ato ainda mais especial foi que recentemente, em 20 de janeiro, ela completou 106 anos.

Nascida em Candido Sales, na Bahia, Ana Maria se mudou definitivamente para Mauá em 1972. Ela teve 13 filhos, dos quais 5 estão vivos, 25 netos, 53 bisnetos e 10 tataranetos. “Foi uma emoção saber que o dia da vacinação para a minha mãe havia chegado. Toda a família ficou muito feliz”, declarou Deilda Alves Donzel, filha da aposentada que trabalhava na roça, no interior baiano, e teve todos os filhos de parto natural e em casa.

A estimativa é que vivam na cidade 1.200 pessoas na faixa etária acima dos 90 anos. E todas elas não vão precisar sair de casa para se vacinarem, pois o procedimento será realizado na residência. Para reforçar a proteção dos imunizados e familiares, a Secretaria Municipal de Saúde está testando todos os profissionais que vão aplicar a vacina. Mauá é a primeira cidade da região a garantir esse duplo cuidado com os agentes já vacinados e novamente testados.

“Queremos garantir a segurança de quem aplica a vacina e de quem recebe os agentes em casa. Em um momento como o que vivemos, não podemos correr riscos. É muito bom trazer esperança em tempos tão difíceis. A vacinação começará a dar um pouco mais de tranquilidade para nossas famílias”, afirmou o prefeito Marcelo Oliveira, que acompanhou a primeira aplicação a este grupo prioritário.

Na última sexta-feira (05/02), 13 agentes escalados para aplicar as doses nas casas dos idosos a partir desta segunda-feira foram testados – apenas um deles positivou. Apesar de estar assintomático, o profissional foi afastado e substituído.

Durante toda a semana, a Prefeitura de Mauá irá aplicar o imunizante a idosos nesta faixa etária. Moradores de bairros cujas regiões são cobertas pelo Programa Saúde da Família serão contatados para agendar a vacina. No caso de regiões sem cobertura, a orientação é que o responsável pelo idoso com 90 anos ou mais procure a unidade de saúde mais próxima para informar nome, endereço, CPF e cartão do SUS do idoso para agendamento.

As pessoas na melhor idade seguem como prioridade do município. Os próximos grupos a serem imunizados são idosos entre 85 e 89 anos e, em um segundo momento, idosos com idade entre 80 e 84 anos.

Confira abaixo as regiões cobertas pelo Programa Saúde da Família:
Jardim Primavera
Vila Carlina
Jardim Oratório
Jardim Paranavai
Capuava
Jardim Zaira 1
Jardim Zaíra 2
Jardim Zaira 3
Macuco Zaíra
Parque das Américas
Vila Feital
Jardim Santista
Jardim Kennedy
Jardim Mauá
Parque São Vicente
Vila Magini
Vila São João
Jardim Flórida

Regiões sem cobertura do programa, cujos moradores precisam procurar unidade mais próxima
Vila Assis
Jardim Guapituba
Jardim Sônia Maria
Jardim Santa Lídia
Jardim Itapark

Mais publicações

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Últimas publicações