VOLTAR
  • Cultura e Lazer

Após quase 2 anos, Diadema retoma oficinas culturais presenciais

Programa de formação da Prefeitura tem mais 3,5 alunos inscritos em 220 diferentes cursos, todos eles mantidos online durante a pandemia

  • Após quase 2 anos, Diadema retoma oficinas culturais presenciais.
    Foto: Divulgação/PDA- Dino Santos.
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 18/10/2021
  • Compartilhar:

Programa de formação da Prefeitura tem mais 3,5 alunos inscritos em 220 diferentes cursos, todos eles mantidos online durante a pandemia

Reabertura dos Equipaemntos Culturais de Diadema.

Após quase 2 anos, Diadema retoma oficinas culturais presenciais. Foto: Divulgação/PDA- Dino Santos.

Antes de falar sobre o retorno das oficinas presenciais, após quase dois anos, é importante ressaltar um fato quase heroico da Secretaria de Cultura de Diadema: conseguir manter, mesmo durante a pandemia e sob grave crise econômica, a formação em 220 opções e cursos de mais de 3500 pessoas –  em sua grande maioria diademenses, mas também gente de outros estados do Brasil e até de fora do país.

Dito isso, o anúncio de que o programa volta agora para o seu modelo tradicional, realizado nesta segunda-feira (18/10), no Centro Cultural do Campanário (Vladimir Herzog), só aumenta a expectativa da pasta para os próximos meses. “O que fizemos durante a pandemia ficará marcado não só na vida de milhares de pessoas, mas também na história da cidade. Hoje temos, sem dúvida, um dos maiores programas de formação cultural do Estado de São Paulo”, exalta o diretor de Formação, Reinaldo Leiva.

Os números, de fato, impressionam. Mas não só. As oficinas virtuais também revelaram história de superação. “Logo no início da gestão, procuramos saber cada detalhe de como estavam todos os setores da Cultura na cidade e um dos nossos desafios estava justamente na Formação. Mas com o empenho da nossa equipe e um time incrível de oficineir(a)s, conseguimos chegar a um número impressionante de pessoas. É um legado que vai ficar marcado na história”, relembra o secretário de Cultura, Deivid Couto.

O titular da pasta completa: “Se está dando certo esta retomada de políticas públicas culturais da cidade é porque as ações não são fechadas na cabeça do secretário. São muitos corações e mentes, pernas, braços e ouvidos trabalhando em conjunto para fazer acontecer”.

O evento desta segunda também serviu para exaltar grandes parceiros da Secretaria de Cultura. Subiram ao palco Josa Queiroz, presidente da Câmara e que tem lutado no Legislativo para a consolidação de projetos em defesa do setor, Dheison Silva, secretário de Governo, Ana Bottosso, diretora da Cia de Danças de Diadema e uma das grandes vitrines da cidade,Thiago Kling,do Instituto Socioambiental Cenários Futuros, Patrícia Vieira, coordenadora do Centro Cultural Vladimir Hezorg e Verônica Tapia, do sempre Circo Escola.

Como funcionam as oficinas

Importante ressaltar que o retorno das oficinas culturais será realizado de maneira híbrida, com parte das aulas ainda realizadas de maneira online

As oficinas culturais atendem crianças a partir de 3 anos de idade, jovens e adultos – preferencialmente que residam em Diadema. Não há data para o término das inscrições, que ficarão disponíveis enquanto houver vagas e turmas abertas.

Vale ressaltar que, para cada oficina, será estabelecida faixa etária específica para a composição das turmas compatíveis com o repertório, a cognição e o desenvolvimento motor dos alunos. “O mais interessante é que estamos abrindo uma grande diversidade de opções em linguagens como música, dança, artes visuais, teatro, hip hop, entre outras”, explica o diretor de Formação da Secult, Reinaldo Leiva.

Diretrizes do curso

Todas as informações sobre locais dos cursos e as oficinas oferecidas em cada um deles estão disponíveis no próprio link da inscrição (confira abaixo). Os interessados também podem procurar o centro cultural mais próximo de casa para tirar dúvidas e saber mais detalhes sobre a iniciativa.

Importante: a participação nos cursos é totalmente gratuita, mas estão sujeitas às diretrizes estabelecidas previamente. O documento também já deixa claro todas as regras para as aulas presenciais.

Período de inscrições:

As inscrições estão abertas e não têm data para acabar. Elas serão realizadas de forma digital por meio do preenchimento completo do presente formulário eletrônico no site:

https://tinyurl.com/OficinasDiadema2021