VOLTAR
  • Cidades

Após pressão, S.Caetano desiste de tirar ensino médio de 3 escolas

Medida ocorre após manifestação de alunos que se recusaram a entrar em sala de aula nesta segunda-feira para cobrar explicação da Educação

  • Alunos fizeram manifestação nesta manhã para pressionar governo a se manifestar.
    Foto: Divulgação
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 22/10/2018
  • Compartilhar:

Medida ocorre após manifestação de alunos que se recusaram a entrar em sala de aula nesta segunda-feira para cobrar explicação da Educação

 

recua

Alunos fizeram manifestação nesta manhã para pressionar governo a se manifestar. Foto: Divulgação

 

A administração do prefeito José Auricchio Júnior (PSDB) desistiu de acabar com o ensino médio em três escolas da cidade (Oscar Niemeyer, Alcina Dantas Feijão e Vicente Bastos). Havia um estudo em andamento para centralizar o ensino médio em uma escola de aplicação dentro da USCS (Universidade de São Caetano do Sul), conforme o próprio líder do governo Tite Campanella mandou mensagem a pais de alunos e conversou com professores e direção da escola Alcina neste sábado (20/10).

O projeto da escola de aplicação vai continuar, mas agora só particular, sem recursos e bolsas de estudo que poderiam ser arcadas pelo município.

Durante reunião gravada por alunos nesta segunda-feira com a secretária de Educação, Janice Paulino César, a educadora também informou sobre o projeto em estudo pelo governo e que havia a possibilidade de as três escolas só terem ensino fundamental a partir do ano que vem.

Pais de alunos, professores e estudantes acreditam que foi por conta da pressão, manifestação e paralisação das atividades que o governo desistiu de dar andamento ao projeto. Foram formados grupos no Facebook, WhatsApp e ainda os estudantes se recusaram a entrar nas salas de aula nesta manhã, quando todos se vestiram de preto para protestar. Assista vídeo.

 

 

Diante do fato, o prefeito José Auricchio Júnior se reuniu com aliados da Câmara e também com o comando da Secretaria para tratar do assunto antes de emitir uma nota oficial.

Leia a íntegra da nota abaixo:

Diante dos boatos a respeito do futuro do Ensino Médio em São Caetano do Sul, a Prefeitura Municipal tem a esclarecer:

  • É absolutamente inverídico que o Ensino Médio está sendo encerrado nas escolas do município. Em nenhum momento isso esteve na pauta da Secretaria Municipal de Educação.
  • As três escolas municipais de Ensino Médio – EME Profª Alcina Dantas Feijão, EME Prof. Vicente Bastos e EMEFM Arquiteto Oscar Niemeyer – continuarão com suas aulas em 2019.
  • O que há é um projeto da USCS (Universidade Municipal de São Caetano do Sul) para criar em um de seus campi o Colégio Universitário, dirigido a estudantes do Ensino Médio. Tal projeto ainda será enviado à Câmara para apreciação e votação.
  • Diante dessa possibilidade, a Prefeitura Municipal realizou estudos de viabilidade técnica e financeira, para participar de forma conveniada desse projeto, abrindo vagas gratuitas para os atuais e futuros alunos de Ensino Médio de São Caetano do Sul.
  • Deu-se como concluído que a Prefeitura não participará de tal convênio.