Após polêmica sobre rosto inchado, padre Fábio de Melo revela doença

Mais visitadas

Sacerdote diz ter Síndrome de Ménière, uma doença crônica que causa aumento da pressão de líquidos no labirinto, parte do ouvido responsável pelo equilíbrio e pela audição

padre Fábio de Melo
Após polêmica sobre rosto inchado, padre Fábio de Melo revela doença. Foto: Reprodução

O Padre Fábio de Melo revelou que foi diagnosticado com síndrome de Ménière, uma doença cônica gera aumento de pressão dos líquidos do labirinto (parte do aparelho auditivo que controla o equilíbrio e a audição). A informação ocorreu após internautas criticarem sua aparência devido ao inchaço no rosto. O fato ocorreu após sua participação no Programa Altas Horas, da TV Globo, no último sábado (04/06).

O religioso disse que descobriu a enfermidade há 10 anos, e que entre os sintomas da doença, o que mais o afeta é a  perda de audição do ouvido esquerdo. Além do padre, alguns artistas como Mariana Rios, Jessie-J, Kristin Chenoweth, Katie Leclerc e Huey Lewis também são acometidos pela mesma doença.

O sacerdote afirmou ainda que o uso de medicamentos reforça a retenção de líquidos, o que deixa seu rosto inchado. A doença não tem cura e o o tratamento deve ser continuado.

Sintomas Síndrome de Ménière:

Dentre os principais sintomas da síndrome de Ménière são episódios de vertigem (sensação de rotação ou de movimento e perda de equilíbrio) precedidos por surdez flutuante, zumbido e sensação de pressão no ouvido (ouvido tapado).

Inicialmente, esses sintomas aparecem apenas de um lado, mas podem atingir os dois com a progressão do quadro clínico. As crises podem durar de 30 minutos a 8 horas e ainda podem provocar náuseas, vômitos, mal-estar e diarréia.

O que pode causar a doença:

Entre as causas conhecidas dessa síndrome estão os distúrbios autoimunes, os processos inflamatórios do ouvido e o traumatismo craniano.

Tratamento

O tratamento pode ser acompanhado de uma dieta com baixa ingestão de sódio e prescrição de medicamentos diuréticos e antivertiginosos.

Caso tal conduta não resulte em uma melhora no estado de saúde do paciente, pode-se utilizar de meio cirúrgico, e também  a aplicação intratimpânica de antibióticos.

Recomendações

Sem os cuidados necessários a Síndrome de Ménière pode levar a perda audição, logo se faz imperial a consulta com um médico tendo em vista que os sintomas mais comuns da doença como vertigem são comuns em outras doenças.

Mais publicações

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Últimas publicações