VOLTAR
  • Cidades

Após novo tremor, bombeiros brasileiros em missão na Turquia dizem que estão bem

Nesta segunda-feira um terremoto atingiu a região da fronteira entre a Turquia e a Síria, até o momento o desastre deixou três mortos e mais de 200 feridos

  • Após novo tremor, bombeiros brasileiros em missão na Turquia dizem que estão bem.
    Foto: Divulgação
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 20/02/2023
  • Compartilhar:

Nesta segunda-feira um terremoto atingiu a região da fronteira entre a Turquia e a Síria, até o momento o desastre deixou três mortos e mais de 200 feridos

bombeiros brasileiros na Turquia

Após novo tremor, bombeiros brasileiros em missão na Turquia dizem que estão bem. Foto: Divulgação

Nesta segunda-feira (20/02) um terremoto atingiu a região fronteiriça entre a Turquia e a Síria. Até o momento cerca de 200 pessoas ficaram feridas e três morreram. O desastre natural atingiu uma magnitude de 6,3. As informações sobre esse abalo sísmico foram realizadas pelo Centro Sismológico dos Estados Unidos (USGS).

Apesar dos fortes estragos causados pelo terremoto dessa segunda-feira (20/02), a equipe brasileira que foi enviada a Turquia em missão humanitária disse estar bem. A informação do foi veiculada por meio de um post no Twitter da Polícia Militar do Estado de são Paulo.

“Missão Turquia Hoje um novo tremor de terra atingiu a missão brasileira, em Hatay. As equipes foram imediatamente a campo para verificar se o terremoto agravou a situação da cidade. Nenhum dos nossos integrantes ficou ferido. “

Ao todo, 42 pessoas, sendo 26 militares do Estado de São Paulo, foram enviadas para auxiliar nas operações de resgate das vítimas do terremoto que ocorreu na Turquia no dia (06/02). Embarcaram 22 militares do Corpo de Bombeiros, 2 médicos militares e dois oficiais da Defesa Civil Estadual. Os policiais são especializados em resgate de estruturas colapsadas e experts em operações especiais. Eles contam com o apoio de quatro cães nas ações de salvamento.

Tremor

Segundo o USGS, o epicentro do terremoto foi na cidade Uzubang, no Estado de Hatay. Além dele, a rede Al Jazeera também noticiou um outro tremor, sendo esse de menor magnitude e com o epicentro em Samandag.

Além desses abalos sísmicos, mais nove tremores de menor magnitude atingiram a região fronteiriça nessa segunda-feira (20/02).Esses tremores variaram entre (3 e 4) segundo a escala utilizada para aferir a força desses terremotos.

Segundo o prefeito de Hatay, Luftu Savas, ainda há muitas pessoas presas em prédios que desabaram total ou parcialmente durante os abalos sísmicos. Ele ainda relatou que essas pessoas estariam retornando as residências pra retirarem os seus pertences após o primeiro terremoto que ocorreu no início deste mês.

Os tremores foram sentidos em diversos países como a Turquia , Síria , Jordânia , Israel e Egito .

O terremoto que aconteceu no início desse mês vitimou mais de 46 mil pessoas e deixou cerca de 385 mil apartamentos inabitáveis e, com isso, mais de 1 milhão de pessoas ficaram desabrigadas.