VOLTAR
  • Cidades

Após invasão, escola de Diadema fica sem energia e aulas são suspensas

Furto de fiação ocorreu no fim de semana e somente nesta segunda-feira foi detectado o problema 

  • Criminosos furtaram cabos de energia da EMEB Elza Freire (Parque Real) no fim de semana e as aulas tiveram de ser suspensas.
    Foto: reprodução/Google
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 18/10/2021
  • Compartilhar:

Furto de fiação ocorreu no fim de semana e somente nesta segunda-feira foi detectado o problema

fachada da escola elza freira - diadema

Criminosos furtaram cabos de energia da EMEB Elza Freire (Parque Real) no fim de semana e as aulas tiveram de ser suspensas. Foto: reprodução/Google

Criminosos furtaram cabos de energia da EMEB Elza Freire (Parque Real) no fim de semana e as aulas tiveram de ser suspensas nesta segunda-feira (18/10) por falta de energia elétrica no prédio. A escola possui 414 estudantes matriculados.

O crime foi constatado na manhã desta segunda durante a abertura da Escola. De acordo com a Prefeitura, foram furtados disjuntores da caixa de entrada de energia.

Ao ser questionada se pretende reforçar a segurança no local, a Prefeitura respondeu que sim. “Este ano a GCM está priorizando e intensificando rondas em Escolas Municipais e UBSs”, afirmou a administração.

Segundo o governo de José de Filippi Júnior, foi elaborado o Boletim de Ocorrência ( nº AS7638-1/2021) no 1º Distrito Policial de Diadema.

Nesta terça-feira (19/10), por prevenção, o período da manhã entrou às 8h30 para dar tempo de alguns ajustes.

A Prefeitura informou que pretende comprar equipamentos de monitoramento. “Estamos no processo de compra de câmeras de segurança para os equipamentos escolares”, afirmou a administração.

Sem seguranças

No fim de agosto,  o ABCD Jornal publicou reportagem em que revelou que a maioria das 61 escolas de Diadema está sem segurança. O contrato com a empresa Centurion foi rompido em 31 de março e, desde então, poucas unidades contam com vigilância. A reportagem apurou na época que  menos de 20 contam com a presença de GCPs (Guardas Civis Patrimoniais).

Por conta disso, muitas escolas têm sofrido com vandalismo e furtos de fiação, torneiras, pias, computadores e até portão, como é o caso da escola Perceu Abramo. A escola Herbert de Souza, no Jardim das Maravilhas, também teve os fios levados por criminosos. Entraram no local pelo menos cinco vezes neste ano.

Outras  escolas também foram alvo de vândalos. A recordista de invasões é a Emeb José da Silva Filho (dez furtos). Na sequencia, aparece a Emeb Tarcila do Amaral ( antiga EMEI União), que foi furtada 8 vezes neste ano. Na lista também estão a Emeb Trivinho (3 furtos), Emeb Henrique de Souza Filho(4 furtos), Emeb Fabíola de Lima Goyano, Emeb Carlos Drumond de Andrade, Emeb Vinícius de Moraes, Emeb Cândido Portinari,   Creuza L. Pinho, Raquel de Queiroz, Jorge Ferreira, Aurélio Buarque de Holanda, Hercília Ribeiro e Sagrado Coração de Jesus.