VOLTAR
  • Política

Após ida de Joilson a evento de Orlando Morando, PT deve expulsar vereador

Parlamentar será notificado para em 10 dias fazer sua manifestação; partido quer que suplente Ferrarezi assuma cadeira

  • Após ida de Joilson a eventos de Orlando Morando, PT expulsa vereador.
    Foto: Divulgação
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 07/02/2022
  • Compartilhar:

Parlamentar será notificado para em 10 dias fazer sua manifestação; partido quer que suplente Ferrarezi assuma cadeira

Após ida de Joilson a evento de Orlando Morando, PT deve expulsar vereador. Foto: Divulgação

O vereador de São Bernardo Joilson Santos (PT) deve ser expulso pelo Partido dos Trabalhadores. A situação do parlamentar na legenda petista se agravou após ele participar na última sexta-feira (4/2) de um evento do prefeito Orlando Morando (PSDB) com o Grupo Bandeirantes, nos estúdios Vera Cruz.

Após o evento, o vereador disse à imprensa que continuará indo a eventos que “forem de interesse da população” e afirmou que não é de hoje que sofre retaliações dentro do partido. Ele afirmou que está no PT desde 2012 e que já pertenceu ao grupo do ex-vereador Tião Matheus. Ele era assessor na Câmara.

Após a ida ao evento a Direção Executiva do Partido dos Trabalhadores de São Bernardo se reunião e emitiu uma nota.

Leia a íntegra:

“A Direção Executiva do Partido dos Trabalhadores de São Bernardo do Campo em reunião extraordinária na data de 05/02/2022, em vista da repercussão na imprensa regional acerca da postura adotada pelo Vereador Joilson Santos, manifesta como segue:

1 – O Vereador desde o início do mandato já na primeira sessão legislativa, mesmo tendo chapa própria do PT a direção da casa de leis formada pelos Vereadores/a Petistas: Ana Nice, Ana do Carmo e Getúlio do Amarelinho, votou na chapa governista liderada pelo PSDB, portanto, contra a chapa do partido e recém-reeleito pelo PT, fato que foi apurado e aplicado a sanção devida, onde o Vereador recorreu judicialmente e antes do PT ser citado na ação, o parlamentar desistiu da mesma, sendo mantida a referida sanção disciplinar;

2 – Após o ocorrido na votação que elegeu a direção da casa de leis de São Bernardo, o Parlamentar votou em várias ocasiões em contrariedade com os demais colegas de bancada do Partido dos Trabalhadores e alinhado ao governo tucano, em pautas tidas como prejudiciais a população e servidores públicos da cidade, sendo a última votação, na quarta feira passada (02/02/2022), quando novamente votou em projeto, que a exemplo do método aplicado pelo atual Governo chegou a Câmara de forma intempestiva e teve pedido de prorrogação para análise por parte da bancada de oposição que não conhecia a matéria, mas, ainda assim, após rejeitado o apelo de prorrogação dos Vereadores do Partido dos Trabalhadores e com fechamento de questão dos demais pares, mesmo com auxílio da bancada governista em sentido contrário aos demais colegas na casa, o Vereador Joilson Santos votou novamente contra o entendimento majoritário da bancada e junto com a ala governista, sob protestos dos Trabalhadores/as servidores/as públicos que acompanhavam a sessão.

3 – Na esteira das atitudes isoladas e pro governista do parlamentar Joilson Santos, o mesmo apareceu no último dia 03/02/2022, em inauguração ao lado do Prefeito Tucano na cidade e, após ser questionado pela imprensa acerca da relação com o Partido, respondeu: “… começou lá, naquela votação do Camolesi (candidato do governo a presidência da Câmara), quando votei na presidência, né, e aí começou as perseguições, jornais, alguns militantes do Partido…”. O repórter segue: “… Joilson, por participar das agendas do governo e votar com o governo, você não se considera governista? Em ato contínuo o Vereador responde: ‘… As coisas que considerava que não era boa eu votava contra, então não era oposição e nem governista…”.

4 – Soma-se ao histórico de não convergência com estatuto do Partido dos Trabalhadores e aos seus objetivos junto a população, a condição de inadimplência do parlamentar junto ao partido, que mesmo em mandato parlamentar e com reiteradas tentativas de composição e diálogo com o mesmo acerca do referido tema e do contexto geral de desalinhamento do deste com o Partido e nossa Militância, o parlamentar seguiu de forma sistemática, unilateral e aleatória agindo em evidente descompasso.

5 – Assim, na data de 05/02/2022 (sábado), em reunião extraordinária, por unanimidade dos presentes, a Direção Executiva do PT de São Bernardo deliberou pelo encaminhamento do pedido da aplicação da  sanção de expulsão do Vereador Joilson Santos dos quadros do Partido dos Trabalhadores, por graves violações ao estatuto do Partido e diante das diversas tentativas de composição com o mesmo e até mesmo da já aplicada sanção disciplinar, que não se mostrou suficiente e pedagógica para que este não reiterasse a conduta, não restando outra medida a esta direção, ao que o parlamentar será notificado para em 10 dias, querendo se manifestar nos termos estatutário e, após será submetida a decisão dessa direção executiva ao Diretório Municipal para decisão final.

6 – Assim, o Partido dos Trabalhadores irá requer a cadeira ocupada pelo parlamentar em favor do suplente imediato José Luiz Ferrarezi.

7 – Por fim, a direção executiva do PT de São Bernardo reafirma o seu compromisso de luta e suas bandeiras históricas junto a população da cidade e ao seu maior patrimônio que é a militância do PT e estará sempre enganado quem achar que pode a ela se sobrepor.

São Bernardo do Campo, 06 de fevereiro de 2022.

Cleiton Leite Coutinho

Presidente do PT/SBC

José Cloves da Silva

Secretário Geral/Organização”