VOLTAR
  • Cidades

Após falta de insumo, Diadema normaliza realização de papanicolau

Até quinta-feira não era possível fazer esse tipo de exame preventivo nas UBSs da cidade por falta de material

  • UBS do Paineiras foi uma das unidades que tiveram fura fila da vacina.
    Foto: Divulgação
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 21/04/2019
  • Compartilhar:

Até quinta-feira não era possível fazer esse tipo de exame preventivo nas UBSs da cidade por falta de material

 

papanicolau

UBS do Paineiras foi uma das unidades que enfrentaram falta de insumos para a realização do papanicolau. Foto: Divulgação

 

Até a última semana as mulheres que procuravam as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) para a realização de papanicolau não conseguiam fazê-lo porque houve falta de material. A reportagem recebeu reclamação de mulheres atendidas na UBS Paineiras.

A assessoria de imprensa informa que as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) receberam, nesta quinta-feira (18/04), os insumos para coleta de exame preventivo, conhecido como papanicolau, e as coletas estão normalizadas”, informou nota da Prefeitura que não respondeu quantos dias as UBSs do município enfrentaram esse problema.

Para que serve o papanicolau?

O teste de papanicolau é um exame ginecológico de citologia cervical realizado como prevenção ao câncer do colo do útero. Seu nome traz a identidade de seu idealizador, o médico grego Geórgios Papanicolau, considerado o pai da citopatologia.

O exame de papanicolau serve para identificar alterações no útero, que podem incluir: infecções vaginais, como tricomoníase ou candidíase; doenças sexualmente transmissíveis, como clamídia, gonorreia, sífilis ou HPV. É avaliada a saúde do colo do útero e a presença de cistos.