Após falta de insumo, Diadema normaliza realização de papanicolau
Até quinta-feira não era possível fazer esse tipo de exame preventivo nas UBSs da cidade por falta de material
Até quinta-feira não era possível fazer esse tipo de exame preventivo nas UBSs da cidade por falta de material
Até a última semana as mulheres que procuravam as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) para a realização de papanicolau não conseguiam fazê-lo porque houve falta de material. A reportagem recebeu reclamação de mulheres atendidas na UBS Paineiras.
“A assessoria de imprensa informa que as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) receberam, nesta quinta-feira (18/04), os insumos para coleta de exame preventivo, conhecido como papanicolau, e as coletas estão normalizadas”, informou nota da Prefeitura que não respondeu quantos dias as UBSs do município enfrentaram esse problema.
Para que serve o papanicolau?
O teste de papanicolau é um exame ginecológico de citologia cervical realizado como prevenção ao câncer do colo do útero. Seu nome traz a identidade de seu idealizador, o médico grego Geórgios Papanicolau, considerado o pai da citopatologia.
O exame de papanicolau serve para identificar alterações no útero, que podem incluir: infecções vaginais, como tricomoníase ou candidíase; doenças sexualmente transmissíveis, como clamídia, gonorreia, sífilis ou HPV. É avaliada a saúde do colo do útero e a presença de cistos.