VOLTAR
  • Cidades
  • Diadema

Após esperar horas no Hospital de Diadema, paciente flagra médico dormindo

Após o ocorrido, médico pediu desligamento do Hospital Piraporinha que tem enfrentado denúncias, inclusive recentemente um paciente caiu do 9º andar  

  • Após esperar horas no Hospital de Diadema, paciente flagra médico dormindo.
    Foto: Reprodução/Vídeo
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 22/05/2024
  • Compartilhar:

Após o ocorrido, médico pediu desligamento do Hospital Piraporinha que tem enfrentado denúncias, inclusive recentemente um paciente caiu do 9º andar   

médico dormindo

Após esperar horas no Hospital de Diadema, paciente flagra médico dormindo. Foto: Reprodução/Vídeo

A demora no atendimento no Hospital Municipal de Diadema, mais conhecido como Hospital de Piraporinha, viveu mais um momento de crise entre a noite desta terça-feira (21/05) e a madrugada desta quarta-feira (22/05).  Cansado de esperar pelo atendimento, um paciente começou a percorreu vários setores dessa unidade e filmou pessoas no corredor e até um médico dormindo em uma sala.

“Estou no hospital desde a 6h da tarde de ontem sem atendimento nenhum, agora deve ser 2h da manhã. A moça falou que vão demorar umas 5 horas para atender. Até agora nada. Tudo parado”, reclamou.

Quando ele bateu uma das salas, encontrou um médico dormindo. “Doutor, estamos esperando por atendimento. A gente precisando de um médico e o médico dormindo. O povo sem atendimento  e tem mais gente dormindo. Não posso ficar até 5h e o médico dormindo”, desabafou o paciente.

 

A prefeitura informou que o médico pediu desligamento após o episódio e relatou que haviam três médicos fazendo atendimento nesse plantão. Um profissional escalado para esta data faltou.

A Administração informou que fará a apuração da situação para adotar as medidas cabíveis, seja relacionada aos profissionais ou a chefia de plantão.

Leia a íntegra da nota:

“A Prefeitura de Diadema informa que, na madrugada desta quarta-feira (22/05), a escala médica para atendimento de porta no Pronto Socorro do Hospital Municipal de Diadema (HMD) era composta de três profissionais e houve falta de um médico, devido à questão de saúde, a clínica médica estava com dois médicos na porta.  A escala noturna para outros setores estava completa (sala de emergência, cirurgiões, psiquiatra, ortopedia e ginecologia).

 A gravação foi realizada por volta das 03h15. Os consultórios que aparecem na gravação são da clínica médica, localizada no térreo do HMD. Um dos médicos da clínica médica estava avaliando paciente no setor de observação e a outra estava sendo solicitada pela plantonista técnica administrativo.

A demora no atendimento que o acompanhante relata é relacionada ao tempo em que a paciente passa pela clínica médica, de acordo com os critérios de classificação de risco. A paciente deu entrada no serviço às 01h54, da quarta-feira. Durante a rotina do atendimento de porta, além da avaliação inicial, o médico reavalia os pacientes, quando são solicitados exames e/ou medicação para liberação ou internação da pessoa atendida. 

O médico que aparece no vídeo é do setor de cirurgia e não da clínica médica, onde foram gravados os consultórios. Ele solicitou desligamento e está cumprindo aviso prévio.

A Administração mantém a apuração da situação para adotar as medidas cabíveis, seja relacionada aos profissionais ou a chefia de plantão”.

Queda

Paciente de 27 anos cai do nono andar do Hospital Municipal de Diadema

Paciente de 27 anos caiu do nono andar do Hospital Municipal de Diadema. Foto: Divulgação

Essa não é a primeira crise pela qual passa o Hospital Piraporinha. Frequentemente, os pacientes reclamam da demora no atendimento.

Em 08 e 09/02, por exemplo, os pacientes se depararam com corredores com pacientes em macas. Além disso, um dos elevadores estava quebrado e havia filas para subir até outros andares com o único equipamento em funcionamento.

Em 29 de março, um rapaz de 27 anos, estava internado na ala psiquiátrica do hospital de Piraporinha caiu do 9º  andar. Suspeita-se que o mesmo tentou se evadir pelo vão da janela do banheiro mesmo com grade. Norma do Minis´terio da Saúde recodanda-se que a ala psiquiátrica fique n andar térreo.