Após escândalo com nome de ex-presidente, Fundação do ABC tem novo comando

Mais visitadas

 Procurador de São Bernardo vai substituir Carlos Maciel, que renunciou ao cargo em maio depois de ser envolvido em denúncia da Polícia Federal

fundação do abc
Procurador de São Bernardo assume presidência da Fuabc. Foto: divulgação

O procurador-geral de São Bernardo Luiz Mario Pereira de Souza Gomes é o novo presidente da Fundação do ABC. Indicado pelo prefeito Orlando Morando (PSDB) para o mandato 2018-2019, o advogado foi empossado nesta quinta-feira (26/07) em reunião do Conselho de Curadores – órgão máximo de deliberação da Fuabc.

O procurador vai substituir Carlos Maciel, ex-secretário de Assuntos Governamentais da Prefeitura de São Bernardo, que renunciou ao cargo, em 9 de maio, dia em que a PF (Polícia Federal) deflagrou a Operação Prato Feito que investiga prefeituras que estariam desviando verbas de contrato da merenda escolar. Das 19 Prefeituras investigadas no Estado, duas são do ABCD: Mauá e São Bernardo.

Ocorre que pela PF, o empresário Fábio Favaretto, genro de Carlos Maciel, atuava como um dos lobistas, que supostamente praticavam o crime de tráfico de influência ou de corrupção ativa, mediando os interesses dos empresários junto aos prefeitos, seus assessores e/ou secretários, garantindo-lhes pagamento de vantagem indevida mediante a promessa de futuros contratos públicos a serem estabelecidos em favor dos empresários corruptor. Fábio é dono da empresa Le Garson Alimentação e Serviços Ltda, que atua na cidade, de acordo com a Polícia Federal.

Posse

A médica Adriana Berringer Stephan estava no comando da Fundação interinamente e retorna à função de vice-presidente, recomendada por São Caetano. Não houve mudança na Secretaria-Geral da instituição, que segue sob comando de Edson Salvo Melo, designado por Santo André.

Eleito por unanimidade, Luiz Mario ressaltou a questão da votação do Conselho. “Não tenho perfil político. Sigo o caminho técnico da representação do município, conforme o contexto empregado na Procuradoria. Conheço a história da Fuabc em razão dos vínculos com a Prefeitura de São Bernardo e chego com uma missão muito parecida com a que desempenho no município”, afirmou.

Desafio em Mauá

Entre os primeiros desafios, Luiz Mario Souza assume a Fundação do ABC em meio a tratativas com a Prefeitura de Mauá para solução do contrato de gestão do Complexo de Saúde de Mauá (COSAM) e negociações para o pagamento da dívida de mais de R$ 120 milhões do município com a FUABC. O contrato atual foi prorrogado por 30 dias e está vigente até o final de julho. Conforme orientado pelo Ministério Público do Estado de São Paulo, espera-se para os próximos dias a assinatura de um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) que regule um novo contrato de gestão para o COSAM.

Mais publicações

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Últimas publicações