VOLTAR
  • Política

Após disputa acirrada, Lula vence Bolsonaro e se elege presidente

Petista venceu com uma pequena diferença  de pouco mais de 1%  

  • Após disputa acirrada, Lula vence Bolsonaro e se elege presidente.
    Foto: Divulgação
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 30/10/2022
  • Compartilhar:

Petista venceu com uma pequena diferença  de pouco mais de 1%

Lula

Após disputa acirrada, Lula vence Bolsonaro e se elege presidente. Foto: Divulgação

Luiz Inácio Lula da Silva (PT) venceu as eleições para presidente ao derrotar o atual presidente Jair Bolsonaro (PL). A disputa foi acirrada do começo ao fim, O petista foi eleito para terceiro mandato de presidente da República, em votação apertada. Com 99,38% das urnas apuradas, ele tinha 50.87% dos votos válidos, enquanto Jair Bolsonaro obteve 49,13%.

“Não é uma vitória minha ou do PT, mas de um imenso movimento democrático, que se formou acima dos partidos políticos, dos interesses pessoais, das ideologias, para que a democracia saísse vencedora”, disse Lula em seu discurso. “Chegamos ao final de uma das mais importantes eleições da nossa história, que colocou frente a frente dois projetos opostos de país”, completou.

O presidente eleito também falou em restabelecer a País no País que está dividido. “Estou aqui para governar esse país numa situação muito difícil. Mas tenho fé que com a ajuda do povo, nós vamos encontrar uma saída para que esse país volte a viver democraticamente, harmonicamente. E a gente possa, inclusive, restabelecer a paz entre as famílias, os divergentes, para que a gente possa construir o mundo que nós precisamos e o Brasil”, discursou o petista.

Nascido em Garanhuns (PE), Luiz Inácio Lula da Silva se mudou ainda criança para o estado de São Paulo. Durante a adolescência, completou um curso de torneiro mecânico em uma unidade do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e, posteriormente, passou a trabalhar como metalúrgico na cidade de São Bernardo do Campo, quando também começou a se envolver com a atividade sindical.

No final dos anos 1970 e 1980, Lula liderou grandes greves de metalúrgicos da região do ABC paulista. Junto a outros sindicalistas, intelectuais e militantes de movimentos sociais, fundou o Partido dos Trabalhadores (PT).

Pela legenda, se tornou deputado da Assembleia Constituinte que aprovou a Constituição de 1988 e foi derrotado nas eleições presidenciais de 1989, de 1994 e de 1998. Foi eleito para o posto mais alto do país em 2002, tendo sido reeleito em 2006. Deixou a Presidência em 2010, sendo sucedido por sua então ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, que venceu as eleições com o seu apoio.

Em 2017, Lula foi condenado a nove anos e seis meses de prisão por corrupção e lavagem de dinheiro. Em 2018, teve a prisão decretada pelo então juiz Sergio Moro. As condenações foram anuladas em 2021 pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que considerou que a 13ª Vara Federal em Curitiba não tinha competência legal para julgar as acusações. O STF também considerou posteriormente que Moro agiu sem a devida imparcialidade no processo.

Aos 76 anos, Luiz Inácio Lula da Silva busca exercerá seu terceiro mandato como presidente. O candidato a vice em sua chapa é Geraldo Alckmin (PSB) que foi seu adversário na disputa de 2006. Nascido em Pindamonhangaba (SP), ele tem 68 anos, é médico e professor. Alckmin foi um dos fundadores do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) e ocupou os quadros do partido entre 1988 e 2021. Ele também foi constituinte e governou São Paulo em duas ocasiões: de 2001 a 2006 e de 2011 a 2018.