VOLTAR
  • Cidades
  • Santo André

Após críticas, GCM de Sto. André terá psicóloga a partir de segunda-feira

Corporação estava sem atendimento desde 2022, quando antiga profissional aposentou-se

  • Após críticas, GCM de Sto. André terá psicóloga a partir de segunda-feira.
    Foto: Divulgação/PSA-Julio Bastos
  • Por: Juliana Finardi
  • Publicado em: 20/01/2024
  • Compartilhar:

Corporação estava sem atendimento desde 2022, quando antiga profissional aposentou-se

GCMs de Santo André

Após críticas, GCM de Sto. André terá psicóloga a partir de segunda-feira. Foto: Divulgação/PSA-Julio Bastos

A partir da próxima segunda-feira (22/01), a GCM (Guarda Civil Municipal) de Santo André contará com uma psicóloga que vai atender no prédio da corporação. Desde setembro de 2022, os guardas não contavam com o serviço já que a antiga profissional aposentou-se e o cargo permaneceu vago. O fato gerou críticas dos agentes, principalmente após dois falecimentos de agentes.

A Prefeitura informou que já estava em tratativa há alguns meses para realocar para a GCM uma psicóloga que já é servidora pública. “Essas tratativas tiveram início assim que foi confirmada a aposentadoria da psicóloga que exercia esta função na corporação”, informou a nota da Prefeitura ao ABCD Jornal.

A decisão da realocação da funcionária foi comunicada durante reunião realizada nesta semana entre representantes da Secretaria de Segurança Cidadã e do Sindserv (Sindicato dos Servidores Públicos).

“Essa é uma vitória do Sindicato e Comissão em prol de todos os GCMs andreenses e é fruto de uma série de ações de luta: realizações de reuniões com a Secretaria de Segurança Cidadã, PMSA, denúncias à imprensa e divulgação do ‘Boca no Trombone’, canal de denúncias dos servidores, que elencou todos os problemas vividos pelos irmãos e irmãs de farda de Santo André, desde as condições precárias de trabalho até o adoecimento devido à ausência de atendimento psicológico”, informa um comunicado do Sindserv enviado aos servidores e imprensa.

Um GCM que preferiu não se identificar, porém, disse que há muitos anos o sindicato se reúne com a administração e não há avanço algum. “Muito pelo contrário, nos últimos anos só acumulamos perdas. Hoje vemos um sindicato omisso, que não organiza a luta e que vendeu o caminhão de som para não se indispor com a administração. Nos eventos nem sabemos mais o que é administração ou o que é Sindicato, temos visto membros da administração participando das atividades sindicais.”

O servidor continua a crítica: “As matérias no ABCD Jornal foram muito mais decisivas no deslocamento da profissional para a Guarda do que a falta de iniciativa do Sindicato.”

Uma série de reportagens do ABCD Jornal denunciou os problemas enfrentados por GCMs. Na primeira semana de janeiro, alguns agentes procuraram a reportagem reivindicando um psicólogo por estarem expostos a situações de estresse e terem a saúde mental afetada.

Dentro da própria corporação, há relatos de que pelos menos dois GCMs  já tiraram a própria vida. Na primeira semana de janeiro, a guarda Vera Lúcia dos Santos Ramos caiu de um trem e as circunstâncias do acidente ainda são apuradas, apesar de a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) ter informado que as câmeras de monitoramento demonstraram que a vítima pulou do trem. A profissional estava afastada de suas funções de rua desde 2007.

Em maio do ano passado, o ABCD Jornal já havia publicado uma reportagem através da qual os guardas reclamavam da falta de uma psicóloga. No primeiro semestre de 2023, um dos guardas tirou a própria vida e chocou a Corporação.

Concurso

A nota da Prefeitura ao ABCD Jornal também afirmou que há um concurso em andamento para que sejam repostos novos quadros de psicólogos. “Assim que as nomeações tiverem início, a servidora que foi realocada voltará para sua função de origem.”

Mato e condições de trabalho

Além de dificuldades na comunicação em virtude da implementação de um novo sistema de rádio, os GCMs também denunciaram à reportagem que a sede da corporação necessitava de manutenção. Após a publicação, o mato foi cortado e o prédio passou por reparos.

mato cortado

Mato foi cortado e o prédio passou por reparos.

Mato não é podado há alguns dias na GCM

Sede do gabinete de comando e onde fica a central de comunicações, na Vila Palmares, estava sem cuidados como poda de mato.